Buscar

IMUNIDADE ADQUIRIDA

Prévia do material em texto

IMUNIDADE ADQUIRIDA
Sempre que pensamos em imunidade adquirida temos 	que pensar em duas células: linfócitos B e linfócitos T.
Temos como característica dessa imunidade a memória imunológica e a especificidade de resposta. 
A resposta imune adquirida é muito mais evoluída do que a resposta imune inata, por exemplo, a imunidade inata tem função tem barragem para impedir a infecção e já na adquirida tem-se um processo mais prolongado pois passa por processos de apresentação, secreção de citosinas, ativação, entre outras.
A resposta imune adquirida é altamente especifica por que quando produzimos anticorpos pelo linfócito B vou produzir anticorpos específicos para aquele patógeno que invadiu.
↗Linfócitos B: 
-Provenientes da medula 
-Reconhecem antígenos extracelulares 
-Quando ativados, diferenciam-se em plasmócitos - células secretoras de imunoglobulinas 
(anticorpos). São as únicas células capazes de produzir Anticorpos 
-Mediadores da imunidade humoral 
 
Linfócitos T: 
-Amadurecem no timo 
-Reconhecem antígenos intracelulares 
-Células da Imunidade Celular 
-Possuem receptores de células T (TCR) 
-Apresentam uma especificidade restrita para antígenos
Os linfócitos B são linfócitos produtores de anticorpos (imunoglobinas).Essa célula (linfócito B) quando se torna ativada ela recebe o nome de PLASMÓCITO (é um linfócito B ativo). Um linfócito B ativado é uma célula que está produzindo anticorpo. Possuímos esses anticorpos circulantes no nosso sangue, justamente por esses anticorpos estarem no sangue de acordo com os gregos eles diziam que uma pessoa estava de bom ou mal humor, por que eles acreditavam que existia alguma substancia no nosso corpo que dava característica do nosso humor. Por isso, eles estão associados a imunidade humoral.
Os linfócitos T é imunidade celular, pois contém contato de célula a célula.
Linfócitos T e B eles tem uma origem, ambos na medula óssea. O linfócito T sofre uma mutação no timo, o linfócito que não for maduro vai ser eliminado na circulação sanguínea. O linfócito B tem origem na medula óssea e sua maturação é na própria medula óssea. Eles são considerados órgãos linfoides primários. Todos os outros órgãos são órgãos linfoides secundários, como exemplo: tonsilas, axilares, urina, baço. A medula óssea pode ser considerado um órgãos linfoide tanto primário como secundário e o timo a mesma coisa. Linfócitos T quando são produzidos na medula óssea e maturam no timo, 75% morrem, ou seja, o linfócito T tem uma função que apresenta antígenos estranhos ao nosso organismo.
APC: célula apresentadora de antígenos.
 O linfócito T sozinho ele não é capaz de reconhecer o que é estranho a ele, ele precisa de uma célula que apresente o antígeno para ele, essa célula é a APC. Essa APC normalmente é o nosso fagócito (macrófago ou uma célula dentritica),elas são as APC’S. Os macrófagos fazem a fagocitose para combater e ao mesmo tempo q ele faz fagocitose ele participa da imunidade adquirida apresentado os antígenos para o linfócito T. 
O macrófago ele processa o antígeno e apresenta ao linfócito T. 
COMO SE DÁ ESSE RECONHECIMENTO? 
Vou ter o MHC (conjunto proteico que é expresso nas superfícies das células nucleadas), através da interação MHC (do macrófago) antígeno TCR (proteína expressa na superfície do linfócito T), esse é o sinal que reconhece que isso não é nosso. Esse é o sinal a que tenho apresentação do antígeno ao linfócito. 
“O linfócito T nasce na medula óssea e se matura no timo. Foi apresentado pela célula APC (macrófago) processou, apresentou o epítopo ao antígeno através do estrutura MHC ANTIGENO TCR , ele deixa se der virgem por que foi apresentado e sofre o processo de SELEÇÃO E EXPANSÃO CLONAL , ele vai dar origem a vários linfócitos semelhantes, por isso o nome de clonal. São 4 subtipos clonais: T citotóxico, T de memória, T de supressor, e T auxiliar. A partir de um linfócito apresentado tenho quatro subtipos. 
EpÍtopo: é o menor fragmento do antígeno com atividade antigênica.
No inicio dessa apresentação é dado mais ênfase pra dois subtipos: T auxiliar e o T citotóxico. 
CARACTERISTICAS DA IMUNIDADE ADQUIRIDA OU ADAPTATIVA
Especificidade; essa resposta é altamente específica e especializada, por exemplo, se eu tomar uma vacina contra rubéola vou ter anticorpos contra rubéola. 
Expansão clonal; são subdividas e são todas semelhantes;
Memória; gerar anticorpos
Especialização; 
Tolerâncias ao próprio; 
LINFOCITO B > ele faz o reconhecimento sozinho, não precisa de epitopo. N tem MHC e macrófago. Ele vai ter o BCR que é uma proteína expressa na superfície do linfócito B. Então tenho uma interação antígeno BCR.
FASES
FASE DE RECONHECIMENTO > FASE DE ATIVAÇÃO > FASE EFETORA> HOMEOSTASIA > CELULAS T DE MEMÓRIA
FASE DE RECONHECIMENTO
Reconhecimento do antígeno ao linfócito T através do complexo MCH ANTIGENO TCR.
Quando esse linfócito se expande em linfócito T auxiliar ele recebe uma sigla de CD4 e o linfócito T citotóxico recebe a sigla de CD8. São proteínas nas superfícies deles e é por isso que consigo diferencia os dois linfócitos. 
Linfócito T auxiliar ele auxilia o linfócito B a produzir anticorpos. 
Linfócito T citotóxico combate as células que estão com vírus. 
‘’Por exemplo, tenho uma analogia, tenho um linfócito CD4 como um vigia, e o CD8 está vindo invadir e preciso combater eles. Então o CD8 combate as células infectadas diretamente, e o CD4 vai avisar o linfócito B a produzir anticorpos.’’
No meu anticorpo tenho uma região FC (são as pernas do Y) é uma região com sequencia de aminoácidos. Todo anti corpo igG igM igA igE tem uma sequencia fixa de aminoácidos. 
Os anticorpos são solúveis, podem estar soltos nos sangue ou aquele linfócito que produziu ele pode der um anticorpo pendurado nele. 
5 TIPOS DE ANTICORPOS QUE TODOS NÓS POSSUIMOS
IgG, igE, igD, igM igA. 
Ele podem ser só uma unidade que é chamado de monômero, que são os igG, igE, igD, igA. A junção de duas subunidades de anticorpo só temos a IgA, e de três IgA, de quatro não tem e de cinco só tem a igM. 
Células Efetoras 
ONDE TEMOS ESSES ANTICORPOS?
IgE: temos na resposta alergia, asma, dermatite. Para termos uma resposta alergia temos que ter uma sensibilização. Por exemplo, fui abrir o guarda roupa e aspirei veio o pó e não sofri nada, mas estimulei o meu sistema imune a reconhecer aquilo como algo tóxico, alérgico. Depois, alguma semana fui abrir de novo e aí todo o processo de apresentação começa a se produzir o igE. Então, na primeira vez o anticorpo igE se depositou nos basófilos na minha mucosa pulmonar, ele ficou pendurado no IgE e não aconteceu nada, nenhuma reação. Depois de um mês fui abrir de novo e aquele polém que tirou a formação do meu anticorpo igE, teve ligação antígeno anticorpo essa célula furou (degranulou)e formou ai histamina e isso faz com que a minha traqueia tranque e não consiga passa o ar.
IgD: não tem definição.
igA: presente nas nossas secreções, lágrimas, saliva. Tem função de neutralização do antígeno. Não atravessa a placenta, não ativa sistema complemento. 
igG: estrutura monômero. Infecção crônica. Anticorpo de memoria, por que ele diz que tive uma infecção. Cicatriz imunológica.
igM: Infecção aguda. 
Falando de igG e igM esses anticorpos tem característica em relação a fase da infecção. Por exemplo, anti hbs de hepatite, me infectei essa semana com hepatite B e meu medico solicita dosagem de sintomas de hepatite, e vou lá e dou positivo pra hds e não sou vacinado, ai ele vai pedir pra dentro desses anticorpos positivos quem é igG e quem é igM, por que o igM ele determina primo infecção ou infecção primária, esse anticorpo igM é produzido em momentos de infecção ajuda . igM aumentada quer dizer que foi a pouco tempo a infecção. IgG é infecção crônica. 
ÚNICA VIA DE ANTICORPO DO SISTEMA COMPLEMENTO É A VIA CLASSICA. 
FUNÇOES DO SISTEMA COMPLEMENTO: inserção de um poro da célula adquirida.
Eu explanando uma resposta inflamatória até que chega um ponto em que acontece aeliminação do patógeno e esse é um ponto de vista de regulação de check point (eliminação do antígeno) de um antígeno para que eu tenha as citocinas desativadoras e quem tem importante papel da produção dessas citocinas desativadoras é o linfócito T-reg. Ele é uns dos quatro subtipos da expansão clonal linfocitária. 
T-reg: produz IL-10 (anti-inflamatória) por isso ela faz nós retornar a nossa homeostasia.
IgE: alergia, hipersensibilidade do tipo I. Asma é uma alergia intensa. Falando sobre a asma, na nossa mucosa pulmonar temos uma célula chamada de basófilo, nesse basófilo tem um monte de granulação, e esse basófilo está presente na mucosa pulmonar, principalmente. Abri o roupeiro e o edredom estava desde 2005 lá, peguei e quando abri o edredom aspirei e nada aconteceu, não sofri nada, mas quando aspirei tive um estimulo ao antígeno IgE, isso chamamos de hipótese higiênica. Esse igE fica pendurado no basófilo, dali a dois meses vou guardar o edredom que já usei e quando vou abrir de novo eu tenho a produção de contato com esse antígeno o acaro por exemplo. O ácaro se ligou ao igE que estava pendurado no basófilo, então o primeiro contato eu estabilizei, liguei os igE na superfície do basófilo, na segunda vez o antígeno entra em contato com o anticorpo pq a resposta é especifica, isso faz com que as pernas do Y se degranule e todos esses degranulous saiem para fora da célula e vão para a corrente sanguínea, e esses grânulos vão ser ricos em histamina e a histamina na corrente sanguínea é um importante vasodilatador. Então, se tenho vasodilatação na minha pressão arterial, e se a minha pressão cair, posso ter uma parada. 
igG: única que atravessa a placenta. Ele era anticorpo e vira um auto antígeno, ele fixa o complemento muito bem. Esse igG auto antígeno atraí anticorpos igM, então imagina, tenho um anticorpo que virou antígeno e tenho um igM contra aquele igG. Essas estruturas grandes chamamos de fator reumatoide que é o igM contra o igG. 
FUNÇÃO EFETORA DA FRAÇÃO FC
Fixa complemento
Atravessa a placenta
Degrulanação dos basófilos
FUNÇÕES DO FAB
Função de especificidade
IMUNIZAÇÃO ATIVA
ATIVA
Quando eu ativo na minha imunização. Eu participo imunizadamente e é onde nosso corpo mesmo forma anticorpos.
Como eu formo? Tenho contato com o antígeno (ebola) tenho alguns dias pra desenvolver o anticorpo, desenvolvi, me recuperei e estou imune. Meus anticorpos são específicos ao ebola, e vou ter memoria sempre. Memoria iGg. Linfócito T de memória.
PASSIVA
Recebo de alguém. Passa de mãe para filho. Não tem memória e será destruído.
Essa imunidade ela pode se dar artificial(quando fazemos soroterapia, quando tiro o soro de alguém que teve a patologia e passo a doença pra outro) ou natural (quando passa de mae pro filho) 
CD8 : mata células infectadas
CD4 ativa linfócitos b e ajuda a liberar citocinas (efetora e memoria)

Continue navegando