Buscar

Caso concreto semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
 TÍCIO, brasileiro, casado, engenheiro, portador da identidade, CPF, residente na rua, numero, bairro, cidade, estado, CEP, email, vem por seu advogado inscrito na OAB, com endereço profissional na rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, email, para fins do artigo 77 V CPC, impetrar o presente
HABEAS DATA
Em face do MINISTRO DO ESTADO DE DEFESA, com sede na rua, número, bairro, cidade, estado, CEP, email, pelos fatos e fundamentos que passa expor:
DOS FATOS
Na década de setenta, o impetrante participou de movimentos políticos que faziam oposição ao Governo então instituído. Por força de tais atividades, foi vigiado pelos agentes estatais e, em diversas ocasiões, preso para averiguações. Seus movimentos foram monitorados pelos órgãos de inteligência vinculados aos órgãos de segurança do Estado, organizados por agentes federais.
Em 2010, Tício requereu acesso a sua ficha de informações pessoais, tendo seu pedido indeferido, em todas as instancias administrativas. Esse foi o ultimo ato praticado pelo Ministro de Estado da Defesa que lastreou seu ato decisório, na necessidade de preservação do sigilo das atividades do Estado, ato este que o claramente viola a intimidade e vida privada do impetrante e fundamenta a propositura do presente Habeas Data.
DOS FUNDAMENTOS	
Diante dos fatos expostos, podemos ver a incoerência com o artigo 5º XIV da CRFB/88 que nos diz que é assegurado a todo o direito a informação.
Além do mais, o inciso XXXIII do mesmo dispositivo reforça que in verbis
“todos tem direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;”
Contudo, podemos claramente ver que o direito do impetrante está sendo violado, tendo em vista que em hipótese alguma o acesso a informação que diz respeito a ele mesmo irá ferir a segurança da sociedade e do Estado.
Ademais, o pedido do impetrante deve proceder pois ele tem total legitimidade para exercer seu direito de Habeas Data, pois a alínea a do inciso LXXII do artigo 5º da CRFB/88 diz que deverá ser concedido o habeas data para “assegurar o conhecimento de informação relativas à pessoa do impetrante, constante de registros ou bancos de dados de entidade governamentais ou de caráter publico” e é justamente o caso do impetrante.
Cumpre ressaltar, que o artigo 7º da lei 9507/1997 reforça justamente o inciso LXXII do artigo 5º da nossa Constituição.
DOS PEDIDOS
Diante o exposto, requer:
A notificação da autoridade coatora;
A intimação do Ministério Público Federal;
A procedência do pedido para determinar ao impetrado o fornecimento das informações.
DAS PROVAS
Requer a juntada de provas pré constituídas em anexo.
Nestes termos, pede deferimento
Local e data
Advogado/OAB

Outros materiais