Buscar

Resumo da História da Educação no Brasil; A Importância do Ensino Religioso nas Escolas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da História da Educação no Brasil Colônia
Em 1549 sob o comando do Padre Manuel da Nóbrega foi elaborado planos de estudos com disciplina de português, doutrina religiosa, canto, e opcionalmente escrita e leitura mas a partir de 1599 a Companhia de Jesus substitui pelos ensino do Ratio Studiorum que continham morais religiosas, então o ensino se dividiu em dois: para a classe mais poderosa se ensinava administração e morais e para os nativos à catequese. 
Para alcançar plenitude humana eles pretendiam alcançar à uma essência universal e imutável e por meio de uma educação rígida conseguiriam moldar as pessoas à esse modelo. Assim os ensinamentos eram passados em salas de aula, divididos por níveis e aplicação de provas orais, os conteúdos passados eram tratados como verdades absolutas e sem oportunidade de questionamentos, se passa exatamente o que está no currículo mínimo sem contar com o desenvolvimento do aluno, o autoritarismo forte do professor, onde o conhecimento era passado oralmente com salas silenciosas e o único papel do aluno é receber o conhecimento, a metodologia era focada em memorização de fórmulas e conceitos, bastante restrita à apenas à exercicios. Existia o ensino da cultural geral, que abrangia todos os domínios do conhecimento humano que continham relação com a vida na colônia. A obediência, às morais e conhecimentos bíblico eram explicitamente exigidos pois eram os principais objetivos da Pedagogia Tradicional Religiosa. 
 A Importância do Ensino Religioso nas escolas. 
O ensino religioso tem por objetivo capacitar o aluno a uma visão mais ampla do mundo, sendo protagonizando a construção de uma nova sociedade mais consciente e culta para o respeito e riqueza no caminho humano. Apesar da dificuldade de não comentar sobre qualquer religião específica é necessário deixar claro à existência dela nessa época, pois é de suma importância os alunos entenderem. 
Sendo de maneira possivel não citar especificamente uma religião, assim evitando qualquer apologia em uma escola laica, professor deve pesquisar de forma intensa e saber transmitir de forma clara toda a história e trajetória da Pedagogia Tradicional Religiosa. E se caso um aluno perguntar, aconselhar o aluno a pesquisar melhor sobre. 
Passar a matéria de forma geral, sem se especificar tem suas dificuldades pois acaba tendo de resumir histórias e acontecimentos, mas ao produzir o resumo à ser apresentado o professor tem que aproveitar ao máximo cada informação que puder manter para assim o aluno ter uma aprendizagem mais ampla sobre o assunto.

Continue navegando