Buscar

Neurofisiologia do tronco encefálico e Cerebelo (1)

Prévia do material em texto

TRONCO ENCEFÁLICO
E CEREBELO
Profa : Maria Lúcia Benevenuto
3
Na sua constituição entram corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que, por sua vez, se agrupam em feixes denominados tractos, fascículos ou lemniscos.
Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexão no tronco encefálico.
O bulbo raquídeo ou medula oblonga tem a forma de um tronco de cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. Os limites anatômicos do bulbo: o limite inferior ao nível do forame magno do osso occipital, o limite superior do bulbo ao nível do sulco bulbo-ponti. no, que corresponde à margem inferior da ponte.
BULBO
De cada lado da fissura mediana anterior existe uma eminência alongada, a pirâmide,
 formada por um feixe compacto de fibras
 nervosas descendentes que ligam as áreas motoras do cérebro aos neurônios motores da medula, também chamado de tracto córtico-espinhal ou tracto piramidal.
Na parte caudal do bulbo, fibras deste tracto cruzam obliquamente o plano mediano em feixes interdigitados que obliteram a fissura mediana anterior e constituem a decussação das pirâmides.
A decussação das pirâmides tem como resultado, os neurônios no córtex cerebral direito controlam os músculos esqueléticos do lado esquerdo do corpo.
Entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior temos a área lateral do bulbo, onde se observa uma eminência oval, a oliva.
Estes fascículos terminam em duas massas de
 substância cinzenta, os núcleos grácil e cuneiforme, situados na parte mais cranial dos respectivos fascículos, onde determinam o aparecimento de duas eminências, o tubérculo do núcleo grácil medialmente, e o tubérculo do núcleo cuneiforme lateralmente.
O bulbo transmite impulsos sensoriais e motores entre outras partes do encéfalo e a medula espinhal. A formação reticular (também na ponte, no cérebro e no diencéfalo, atua na consciência de acordar. O bulbo: contém a formação reticular, os centros cardiovascular, respiratórios, do vômito, do espirro, do soluço e da tosse. Além de conter núcleos de origem dos nervos VIII nervo vestibulo-cloclear, IX nervo glossofaringeo, X nervo vago, XII nervo hipoglosso ,
Ponte é a parte do tronco encefálico interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. Está situada ventralmente ao cerebelo. Possui um conjunto de fibras que formam o pedúnculo cerebelar médio (ou braço da ponte), que penetra no hemisfério cerebelar. O limite entre a ponte e o braço da ponte o ponto de emergência do nervo trigêmeo, V par craniano. 
PONTE
A ponte retransmite impulsos de um lado do cerebelo para o lado oposto entre a medula e o cérebro. Contém núcleos de origem para os nervos cranianos V, VI, VII E VIII. Contém os centros apnêustico e pneumotáxico, que junto ao bulbo participam do controle respiratório.
O mesencéfalo interpõe-se entre a ponte e o
 cérebro. É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral, que une o III ao IV ventrículo. 
O mesencéfalo retransmite impulsos motores do córtex cerebral para a ponte, e impulsos sensoriais da medula espinhal para o tálamo. Os colículos superiores coordenam os movimentos dos globos oculares, em resposta a estímulos auditivos.
MESENCÉFALO
Os colículos coordenam os movimentos da cabeça e do tronco em resposta a estímulos auditivos. A maior parte da substância negra e do núcleo vermelho contribui para o controle do movimento. Contém os núcleos de origem dos nervos cranianos III e IV.
O tegmento é separado da base por uma área escura, a substância negra, formada por neurônios que contêm melanina.
No mesencéfalo existem dois sulcos longitudinais: um lateral, sulco lateral do mesencéfalo, e outro medial. Do sulco medial emerge o nervo oculomotor III par craniano.
0 cerebelo, e fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital do cérebro por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar inferior e à ponte e mesencéfalo pelos pedúnculos cerebelares médio e superior.
CEREBELO
Anatomicamente, o cerebelo uma porção mediana, o vermis, ligado a duas grandes massas laterais, os hemisférios cerebelares
A superfície do cerebelo apresenta sulcos transversais, que delimitam lâminas denominadas folhas do cerebelo. Existem também sulcos mais pronunciados, as fissuras do cerebelo, que delimitam lóbulos, cada um deles podendo conter várias folhas.
As funções do cerebelo , relacionadas com tônus, equilíbrio, postura e a coordenação dos movimentos. O cerebelo interpreta o movimento realizado com o movimento pretendido.
OBRIGADA!!!!

Continue navegando