Buscar

DISCURSIVAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS 
01 – Não é possível falar de jogos e brincadeiras sem falar de ludicidade. Tendo como base as informações e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas explique em que consiste a dimensão lúdica do ser humano:
R: Facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita as pessoas de socialização, comunicação expressão e construção de conhecimento. Essa dimensão que a atividade lúdica desempenha em toda a vida do individuo é essencial, afinal, existem idade certa para fantasiar? Ou em alguma idade certa as pessoas deixam de gostar de brincar? A Ludicidade toma proporções e significados diferenciados ao longo da vida mais nunca deixam de existir no Maximo pode ficar adormecida. 
02 - Uma das mais importante discussões – Que além de colocar em cheque o caráter técnico e militar da educação física na escola sérvio também para instrumentalizar os professores Educação física - foi dos jogos cooperativos. Conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas explique em que consiste os jogos cooperativos e quantos elementos são desenvolvidos por essas praticas: 
R: Os jogos podem possibilitar uma expressão harmoniosa no meio em que vivemos contrariando o legado cultural de competição que herdamos da sociedade partiarcal européia. Os jogos são capazes de unir pessoas, pois reforçam a confiança dos indivíduos em si mesmos e nos outros – em todos, enfim. Os jogos podem contribuir para a construção de um ambiente melhor fundamentado no autoconhecimento e na autoestema. Esses jogos são uma estratégia metodológica a ser utilizada em sala de aula pelos professores, pois instigam a diversão e levam os alunos a percorrer caminhos sociais e educativos. 
03 – O consenso mínimo que tem se construído na educação física é de que o processo de ensino-aprendizagem e, conseqüentemente a avaliação deve contemplar as dimensões conceituais atitudinais e procedimentos. Tendo como base as informações e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas explique o que significa avaliar o aspecto conceitual do conteúdo jogos e brincadeiras:
R: É observar os conceitos utilizados durante uma brincadeira específica ou um jogo especifico em situações cotidianas e analisar como os alunos utilizam esses conhecimentos durante suas falas. É necessário localizar e interpretar como as brincadeiras e os jogos estão inseridos na sociedade. 
04 – Uma das principais caracterizações que os estudos psicomotores de Lei Boulch trouxeram para o processo de ensino-aprendizagem foi a distinção entre a Coordenação Motora Global e a Coordenação Motora Fina. Tendo como base as informações e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas aponte que tipo de movimento envolvem cada uma dessas formas e coordenação e explique com, pelo menos, uma atividade cada uma delas: 
R: Coordenação motora global refere-se ao movimento dos membros superiores e inferiores quando estabelecem uma sincronia entre braços e pernas enquanto corremos ou andamos. Para desenvolver esse aspecto o professor pode propor atividade que envolva ações como saltar, lançar, arremessar, pular, correr e rolar. Na Coordenação Motora Fina: tem relações com atividades que requerem movimentos de pequenos grupos musculares do corpo. São gestos delicados e refinados como manipular objetos pequenos cortar com uma tesoura pintar com um pincel escrever com um lápis e encaixar peças.

Continue navegando