Buscar

Compilado de questões

Prévia do material em texto

ESTRUTURA E LEGISLAÇÃO DO SETOR PÚBLICO
1. O Princípio da Publicidade exige que os atos administrativos sejam publicados, visando: Todas as alternativas estão corretas: A eficácia e o controle dos atos praticados;
2. A respeito dos agentes públicos, assinale a opção correta: A demissão de servidor público tem natureza punitiva, enquanto a exoneração não tem esse caráter. 
3. Os atos administrativos poderão ser sanados, convalidados ou aperfeiçoados pela própria administração pública, quando houver: Vício de legalidade.
4. Acerca do controle da administração pública, assinale a opção correta: No exercício de suas funções constitucionais, cabe ao Tribunal de Contas da União julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta, bem como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuízo ao erário público. 
5. São fatos imprevisíveis ou inevitáveis, nos termos do artigo inciso XVII da Lei nº 8666/93, que justificam a inexecução sem culpa do Contrato Administrativo: Caso fortuito ou Força maior.
6. No que se refere à acumulação, remunerada de cargos públicos, assinale a opção correta: As exceções à regra da vedação de acumulação de cargos públicos, previstas na Constituição Federal, são taxativas.
7. As Organizações Sociais firmam com a Administração Pública um contrato de gestão, no qual as metas serão estabelecidas e devem ser cumpridas, sob pena de: Desqualificação.
8. A improbidade administrativa foi regulamentada pela lei número: Lei 8429/92.
9. São normas de cumprimento obrigatório para toda a Administração Direita e Indireta: Princípios administrativos;
10. Na responsabilidade fiscal o Estado poderá: Exonerar o servidor estável em caso de excesso de gasto orçamentário;
11. É uma manifestação unilateral de vontade que emana da Administração Pública. Esta afirmação se refere ao conceito de: Ato Administrativo.
12. Modalidade mais rápida de Licitação Pública: Pregão.
13. Quem auxilia o Poder Legislativo no chamado controle financeiro ou controle externo: Tribunal de Contas.
14. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público são: Pessoas jurídicas de direito privado ou ONGs;
15. O chamado de controle interno ou autocontrole feito pela Administração Pública poderá ocorrer quanto: Ao mérito administrativo ou legalidade;
16. (fonte: PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2009) Assinale a sentença correta: O Estado e as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem pelos danos causados a terceiros por seus agentes, no exercício de suas funções, assegurado o direito de regresso, em caso de dolo ou culpa.
17. Com base no Poder Discricionário, o Administrador Público poderá usar as faculdades conferidas a este pela lei, sob o binômio de: Oportunidade e conveniência.
18. O Princípio da Razoabilidade preconiza: Que o ato administrativo seja praticado com coerência e razoabilidade; 
19. Quando praticado ato em desacordo com os Princípios da Administração Pública, o Poder Disciplinar se dará através de: Através de processo administrativo;
20. Quanto à natureza do conteúdo, a exoneração de um funcionário, de conformidade com o doutrinador Roberto Souza Junior, será classificado como ato: Concreto.
21. Os atos administrativos praticados pela Administração Pública podem ser controlados quanto ao mérito e legalidade pelo (a): Administração Pública.
22. Possui um conceito legal, nos termos do artigo 1º, parágrafo 2º da Lei nº 9784/99, que o vê como uma unidade da atuação que integra a Administração Direta e Indireta sem, contudo, ter personalidade jurídica: Órgão Público;
23. É característica do Estágio Experimental: Todas as afirmativas estão corretas. 
Quebra impessoalidade, caso a Administração Pública não o motive; 
Desclassifica o concursando, e por isso é fase. 
É fase do concurso devendo o mesmo ser mencionado no edital; 
Não está necessariamente em efetivo exercício, por isso será considerado reprovado no certame; 
24. A lei de improbidade administrativa poderá ser aplicada, apenas, àqueles, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, pertençam aos quadros da Administração Pública através de: Todas as alternativas estão corretas.
Eleição; 
Nomeação; 
Designação; 
Contratação; 
25. A Sujeição ao estrito cumprimento da previsão legal, ao praticar o ato administrativo, decorre do: Poder Vinculado.
26. Quando houver, no ato administrativo, falta de oportunidade e conveniência ou mérito administrativo para sua mantença, sendo essa falta constatada pela própria Administração Pública, sob pena de falta de observância do artigo 2º da Constituição da República, poderá o ato ser: Revogado.
27. Não ocorrerá desde que o proponente licitante não tenha dado causa à anulação da Licitação: Dever de indenizar.
28. A causa justificadora da inexecução do contrato administrativo, decorrente, por exemplo, da falta de desapropriação necessária do terreno onde deveria ser realizada a obra, chama-se: Fato da Administração.
29. Não se trata de prerrogativa das Autarquias Públicas: Penhorabilidade de seus bens; 
30. Deverão dar plena consecução ao serviço público, apenas: Os servidores públicos; 
31. Não faz parte do somatório dos gastos dos entes da Federação com Pessoal: Empregados Domésticos.
32. O ato administrativo- O ato administrativo é uma manifestação unilateral de vontade que emana da Administração Pública. Através dessa manifestação unilateral, a Administração Pública poderá tomar algumas ações - Quais são elas: Através dessa manifestação unilateral, a Administração Pública poderá adquirir, modificar, extinguir direitos ou impor sanções administrativas pelo acometimento de infrações administrativas. 
33. A improbidade administrativa exige a observância do princípio da de forma mais específica além de outros: Moralidade.
34. O binômio oportunidade e conveniência está relacionado ao Poder: discricionário.
35. Quanto à natureza da atividade administrativa, o agente público ao emitir um parecer, estará praticando um ato de natureza: Consultiva.
36. São pessoas jurídicas de direito privado ou associações civis que não visam o lucro, embora possam ter lucro: Organizações Sociais.
37. Assinale a opção correta com relação aos agentes públicos: O limite de idade para inscrição em concurso público legitima-se quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo. 
38. Com relação à competência do Tribunal de Contas da União, assinale a opção correta: Emitir parecer prévio sobre as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, cabendo ao Congresso Nacional aprová-las ou rejeitá-las mediante decreto legislativo;
39. Determinação estatal que onera a execução do contrato, sendo esta geral e abstrata, nos termos do artigo 65, II, dda lei 8666/93, capaz de justificar a inexecução sem culpa do Contrato Administrativo. Esta afirmação refere-se à: Fato do Princípe.
40. No que tange a Reponsabilidade Fiscal: O controle afeto ao Tribunal de Contas da União compreende, entre outros, o dos (das): Admissões de pessoal na Administração Pública Federal.
41. As exigências de qualificação técnica e econômica da empresa vencedora da Licitação são indispensáveis: À garantia do cumprimento das obrigações;
42. Os contratos administrativos são manifestações: Bilaterais de vontades entre Administração Pública Direta ou Indireta e o contratado; 
43. Assinale a alternativa INCORRETA: A presunção de veracidade do ato administrativo inverte o ônus da prova em desfavor da Administração Pública.
44. Considerando a responsabilidade civil do estado e o controle judicial, assinale a opção correta: A ação de responsabilidade objetiva, com fundamento na Constituição da República, não pode ser proposta contra o servidor causador do dano, conforme entendimento do STF. Podendo responder na esfera civil por improbidade administrativa, nos termos do artigo 37, § 4º da CR.
45. As OrganizaçõesSociais firmam com a Administração Pública um contrato de gestão, no qual as metas serão estabelecidas e devem ser cumpridas, sob pena de: Responda a sentença acima: Desqualificação.
46. O ato administrativo vinculado deverá: Obedecer aos requisitos previstos na própria lei;
47. A sociedade de economia mista será organizada como sociedade: Anônima.
48. Pelo acometimento de infração administrativa, sanções poderão ser impostas aos proponentes licitantes, nos termos dos artigos de 89 a 98, devendo respeitar: O contraditório e a ampla defesa.
49. Causa que não poderá justificar a inexecução sem culpa do Contrato Administrativo: Fato da Previsão;
50. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público são: Pessoas jurídicas de direito privado ou ONGs;
51. Não é característica do Estágio Probatório: Não está necessariamente em efetivo exercício, por isso será considerado reprovado no certame;
52. Os órgãos públicos não possuem: Personalidade jurídica.
53. Retira do órgão público a possibilidade de estar em juízo, exceto para pleitear sua própria competência: Ausência de personalidade jurídica.
54. Implementar políticas públicas, arrecadar tributos para atender às funções estatais são algumas das atribuições do Poder: Executivo
55. O Decreto-lei 200 de 25 de fevereiro de 1967, considerado o mais sistemático e ambicioso empreendimento para a reforma da administração federal, como uma espécie de Lei Orgânica da Administração Pública NÃO estava em consonância com: A inobservância da estrutura legal.
56. Para sociedade de economia mista, o capital é: público e privado.
57. Não é um dos princípios fundamentais da reforma administrativa executada pelos militares em 1967 com o Decreto-lei 200: Planejamento como princípio derivado.
58. O Brasil após a transição dos Governos Militares, voltando a ser governado por um civil eleito, Fernando Collor (1990), que tinha como plataforma uma profunda reforma da máquina administrativa, que NÃO contemplava: Criar novos ministérios, órgãos e entidades da administração pública.
59. Possui um conceito legal, nos termos do artigo 1º, parágrafo 2º da Lei nº 9784/99, que o vê como uma unidade da atuação que integra a Administração Direta e Indireta sem, contudo, ter personalidade jurídica: Órgão Público
60. Desempenha um serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada: Autarquia.
61. A titulação genérica de Administração Pública, usada pelo legislador constituinte de 1988, ao tratar da Organização do Estado, para efeito de sujeição dos seus atos à obediência de determinados princípios fundamentais e à observância de outras exigências, restrições ou limitações ali declinadas, abrange e alcança: Os órgãos dos Três Poderes querem os da União, dos Estados, do Distrito Federal como os dos municípios.
62. É a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta: Órgão Público.
63. A anulação como modalidade de extinção do ato administrativo, poderá ser decretada pela Administração Pública, de conformidade com o Princípio da: Autotutela.
64. Em relação ao controle dos atos administrativos pelo Poder Judiciário, é correto afirmar: É vedado ao Poder Judiciário apreciar o mérito do ato administrativo praticado pela Administração Pública.
65. O ato administrativo pelo qual a Administração extingue o ato válido, por motivos de conveniência e oportunidade, ou ausência de mérito administrativo para mantê-lo denomina-se: Revogação.
66. O ato administrativo vinculado deverá: Obedecer aos requisitos previstos na própria lei;
67. Ato administrativo que não se esgota em si mesmo, de conformidade com o doutrinador Roberto Souza Junior, será classificado como ato: Abstrato.
68. É o fim imediato do ato administrativo, nos termos do artigo 104 do código civil, exceto: Objeto Indeterminado.
69. Sabidamente, "Contrato Administrativo" é todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada. Nesse contexto, marque a opção que contempla uma de suas modalidades. Contrato de Concessão.
70. A Permissão é uma delegação a título precário, beneficiando pessoa física ou jurídica que demonstre a capacidade para seu desempenho, assumindo o risco da atividade exercida, devendo ser concretizada, através de: Qualquer modalidade de licitação pública.
71. Não ocorrerá desde que o proponente licitante não tenha dado causa à anulação da Licitação: Dever de indenizar.
72. Ato unilateral, discricionário, precário ¿intuito personae¿ precedido de licitação. Este conceito refere-se à: Permissão.
73. É considerado como um princípio fundamental para a ordem econômica, conforme cita o artigo 170º da CF/88: direito À propriedade.
74. A partir de 1990, foram estabelecidas diversas agências reguladoras para que os direitos de propriedade fossem respeitados. Para isso é necessário: A dependência dessas agências, como elemento fundamental para assegurar que o investimento privado seja protegido contra a descontinuidade das políticas governamentais.
75. A Concessão trata-se de um contrato em que a Administração Pública (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) transfere à pessoa jurídica a capacidade de desempenhar o serviço público assumindo o risco inerente a atividade, devendo ser concretizado, através de: Concorrência.
76. Como uma tentativa de superar os obstáculos que impedem o crescimento de nosso país, alguns pontos relevantes deverão ser tratados individualmente, EXCETO: Um maior oferecimento de cursos voltados às ciências exatas.
77. Na administração de pessoal do setor público, é aplicada a avaliação de desempenho que NÃO engloba: O desligamento automático daqueles que apresentarem baixo desempenho.
78. A administração de materiais, patrimonial e logística é uma área imprescindível que garante que as organizações tenham os insumos para a execução das suas atividades, NÃO configurando um importante fator para a boa gestão destes recursos materiais: fornecedor exclusivo.
79. Não necessita ser previsto no Planejamento Estratégico das Organizações: O contrato social.
80. As compras governamentais e contratação de serviços deverão observar princípios fundamentais, EXCETO: Pessoalidade
81. Partindo da premissa de que os processos de aprendizagem organizacionais precisam ser valorizados para atender à evolução do setor, devemos considerar também, além do aspecto operacional: O planejamento estratégico, que redistribui os recursos.
82. Os modelos de gestão contemporânea da Administração Pública devem: Identificar novas soluções para orientar as ações necessárias para uma gama de problemas que precisam ser resolvidos, dispensando o dinamismo.
83. 
84. A motivação dos atos administrativos é exigida a nível federal pelo artigo 50 da Lei nº 9784/99, pois a falta de veracidade do motivo apresentado poderá gerar a anulação dos atos administrativos, é o que preconiza a Teoria dos: Motivos determinantes.
85. A vedação à Administração Pública de, por meio de mero ato administrativo, conceder direitos, criar obrigações ou impor proibições, vincula-se ao princípio da: Legalidade
86. O Princípio da Publicidade exige que os atos administrativos sejam publicados, visando: A eficácia e o controle dos atos praticados;
87. Os Princípios da Administração Pública podem ser: Expressos ou Constitucionais e Reconhecidos ou Infraconstitucionais;
88. Em relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta: Um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em atenção ao princípio da segurança jurídica.
89. Dentre os elementos e/ou requisitos essenciais de validade dos atos administrativos, destaca-se o da finalidade, como o que mais atende ao princípio fundamentalque veda as discriminações, exceto nos termos das leis: Impessoalidade.
90. Marque a opção que contempla o poder que tem como prerrogativa, regulamentar a Lei: Poder regulamentar.
91. Os Poderes Administrativos são: Poder dever de agir.
92. Agente Público ao conceder Alvará de Licença para exploração de atividade empresarial, estará atuando de conformidade com o: Poder discricionário.
93. Quando o julgamento da oportunidade e conveniência quanto à realização do ato não é feita pelo próprio Agente Público, estaremos diante de um ato decorrente do poder: Vinculado
94. Poderão sofrer controle de legalidade, inclusive pelo Poder Legislativo, nos termos do artigo 49, inciso V da Constituição da República, atos administrativos expedidos pelo chefe do executivo, que tenha atuado de conformidade com o Poder: Regulamentar
95. Marque a opção que NÃO contempla uma causa que justifique a inexecução de um Contrato Administrativo. Perda de prazo.
96. Para que haja validade e eficácia dos contratos administrativos, por regra, os mesmos deverão ser precedidos de: Licitação
97. Os contratos administrativos são manifestações: Bilaterais de vontades entre Administração Pública Direta ou Indireta e o contratado;
98. Para se dar a revogação do procedimento licitatório, deve haver: Fato superveniente e motivação.
99. Os servidores públicos nos órgãos públicos atuam sob a teoria da (o): Imputação volitiva
100. Os servidores públicos possuem duas garantias quanto a sua remuneração, quais são: Irredutibilidade de vencimentos e revisão anual.
101. Serviços técnicos profissionais especializados são serviços que a Administração deve contratar sem licitação, escolhendo o contratado de acordo, em última instância, com o grau de confiança que ela própria, Administração, deposite na especialização desse contratado. Nesses casos, o requisito da confiança da Administração em quem deseje contratar é: Subjetivo
102. Após analisar as sentenças, abaixo, assinale a opção que representa a sequência correta: As licitações poderão ser dispensadas ou tornadas inexigíveis nos termos da lei nº 8666/93.Os proponentes licitantes deverão entregar suas propostas para que essas possam ser julgadas, em momento oportuno no procedimento licitatório). Não é possível na homologação uma nova análise do procedimento licitatório. As licitações públicas estão nas Leis nº 8666/93 e 10520/02.As licitações públicas terão esse procedimento, em regra ¿ edital, habilitação, julgamento, homologação e adjudicação. V V F V V.
103. A vacância do cargo público decorrerá apenas por: Demissão; Aposentadoria; Exoneração; Promoção;
104. Via de regra, para acesso ao cargo público ou emprego público se exigirá o: Concurso público
105. Os atos administrativos praticados pela Administração Pública podem ser controlados quanto ao mérito e legalidade pelo (a): Administração Pública
106. No que se refere à acumulação, remunerada de cargos públicos, assinale a opção correta: As exceções à regra da vedação de acumulação de cargos públicos, previstas na Constituição Federal são taxativas
107. O controle exercido pelo Tribunal de Contas é um controle praticado, nos termos do artigo 71 da Constituição da República e denomina-se: Externo.
108. Quem auxilia o Poder Legislativo no chamado controle financeiro ou controle externo: Tribunal de Contas
109. De conformidade com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 20 de 15/12/98, compulsoriamente, aos setenta anos de idade, o servidor público deverá se aposentar com proventos: Proporcionais ao tempo de contribuição;
110. É característica do Estágio Experimental: Todas corretas
Quebra impessoalidade, caso a Administração Pública não o motive;
Desclassifica o concursando, e por isso é fase.
Não está necessariamente em efetivo exercício, por isso será considerado reprovado no certame;
É fase do concurso devendo o mesmo ser mencionado no edital;
111. A lei de improbidade administrativa poderá ser aplicada, apenas, àqueles, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, pertençam aos quadros da Administração Pública através de: Nomeação; Designação; Eleição; Contratação;
112. O artigo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal fez referência à Lei de Diretrizes Orçamentárias que, para o doutrinador Ricardo Lobo Torres, buscou: O aperfeiçoamento da gestão orçamentária;
113. O controle externo não poderá examinar o (a): Mérito. 132. Assinale a alternativa INCORRETA: A presunção de veracidade do ato administrativo inverte o ônus da prova em desfavor da Administração Pública.
114. O servidor público que incorrer em improbidade administrativa poderá ser sancionado, independentemente do prazo com a seguinte sanção: Ressarcimento ao erário público.
115. O artigo 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal, exigiu: Um projeto de lei orçamentária anual;
116. No que tange a Reponsabilidade Fiscal: O controle afeto ao Tribunal de Contas da União compreende, entre outros, o dos (das): Admissões de pessoal na Administração Pública Federal.
117. O decreto lei 200/67, em seu artigo 6º, inciso V, já entendeu que o dever de lidar com o erário público de forma ordenada têm natureza jurídica de: Princípio, ou seja, norma de cumprimento obrigatório;
118. Considerando a responsabilidade civil do estado e o controle judicial, assinale a opção correta. A ação de responsabilidade objetiva, com fundamento na Constituição da República, não pode ser proposta contra o servidor causador do dano, conforme entendimento do STF. Podendo responder na esfera civil por improbidade administrativa, nos termos do artigo 37,§ 4º da CR.

Continue navegando