Buscar

exercio aula 2 conceitos de classes

Prévia do material em texto

1.
	REFLEXÕES SOBRE CONCEITO DE CLASSES SOCIAIS
	Na sociedade ocidental contemporânea, as classes tal como vistas por Marx, já não aparecem tão nítidas e são utilizadas categorias para expressar a relação entre as camadas sociais. Sobre tal discussão na perspectiva marxista, é possível afirmar que:
	
	
	
	O gráficos são importantes pois também podem apontar as barreiras entre uma classe e outra.
	
	
	As mudanças sociais podem ser determinadas por inúmeras formas de consciência, além da de classe, e podem ocorrer mesmo com "inconsciências".
	
	
	Os indivíduos podem ser agrupados, estaticamente, em várias camadas ou estratos sociais para retratar melhor o capitalismo.
	
	
	Os sociólogos atuais têm preferido generalizar a questão, incluindo as teorias marxistas e as demais sob rótulo de estratificação social.
	
	
	Os marxistas clássicos discordam de tal arbitragem, pois julgam as classes entidades bem concretas e definíveis, sendo a luta de classes o "motor entre elas".
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando a seguinte situação: Um fazendeiro rico, proprietário de uma grande extensão de terras, onde ele cria hortifrúti e galinhas, empregando na sua propriedade dezena de trabalhadores. Outro exemplo é de um empresário, dono de uma indústria de leite em pó. Os dois exemplificam:
	
	
	
	Classe operária
	
	
	não proprietários, são donos apenas da sua força de trabalho
	
	
	proprietários, donos dos meios de produção
	
	
	Nenhuma das respostas acima
 
 
	
	
	Trabalhador assalariado
	
Explicação:
Representam a camada social que ocupa a produção dos bens, que são donos dos meios de produção e que recebem o lucro da produção.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A pobreza é um fenômeno social intensificado no modo de produção capitalista. Assinale a alternativa que não representa esta afirmativa.
	
	
	
	A pobreza nas sociedades liberais é compreendida como resultado do processo produtivo do capital, que busca o lucro incessante através da exploração.
	
	
	A pobreza é fruto da não repartição da riqueza socialmente produzida.
	
	
	A pobreza é expressão ¿questão social¿ , podendo ser entendida como incapacidade de reprodução social autônoma dos sujeitos que, na sociedade capitalista, remete, de modo central, à questão da exploração do trabalho e do desemprego.
	
	
	Este fenômeno se expressa na concentração da riqueza nas mãos de uma pequena minoria, os detentores dos meios de produção.
	
	
	A meritocracia é um conceito utilizado para justificar a pobreza na sociedade capitalista.
	
Explicação: A divisão em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Para Marx a luta de classes configura-se em:
	
	
	
	A luta cotidiana pela sobrevivência
	
	
	A luta entre o Estado e a burguesia
	
	
	O confronto entre duas classes antagônicas: uma classe dominante, ou seja, aqueles que detém o controle ou influencia o Estado e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante;
	
	
	A luta entre ricos e pobres;
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Com base nas nossas aulas, podemos afirmar que " ________________________________________ é a resultante das necessidades dos usuários condicionadas pelas lutas sociais e as relações de poder ".
	
	
	
	manifestação social
	
	
	Demandas profissionais
	
	
	objeto de análise
	
	
	requisitos de atuação
	
	
	demandas institucionais
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Mudança de Posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social de forma ascendente ou descendente. Este conceito diz respeito a:
 
 
	
	
	
	Mobilidade Social Verticalizada
	
	
	Castas Sociais
	
	
	Mobilidade por párias
	
	
	Mobilidade Social Horizontal
	
	
	Estamentos
 
	
Explicação:
A Mobilidade Social vertical pode ser ascendente ou descendente, ascendente quando uma pessoa melhora sua posição social no sistema de estratificação social, passando a fazer parte de um grupo economicamente superior ao anterior. E descendente quando a pessoa piora a sua situação social, e sua posição no sistema decai, passando a participar de um grupo social em geral economicamente inferior.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre a classe média, Marx afirma que o desenvolvimento o capitalismo levaria ao seu desaparecimento, passando a existir apenas proletários e burgueses. A revolução do proletariado levaria a uma sociedade sem classes sociais chamada de:
	
	
	
	Comunismo
	
	
	Socialismo
	
	
	Escravismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Capitalismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Dentre os sistemas abaixo relacionados aquele em que os estudiosos afirmam que não havia mobilidade social foi:
 
 
	
	
	
	Sistema capitalista
	
	
	Sistema Bárbaro
	
	
	Sistema Socialista
	
	
	Sistema Feudal
	
	
	Sistema Absolutista
 
	
Explicação:
No Sistema Feudal, não havia em sua estrutura nada do que os sociólogos viriam a chamar de "mobilidade social", isto é, a possibilidade de que membros de uma classe se deslocassem para outra: a diferença era legitimada pela lei dos homens e pela lei de Deus, determinada pelo nascimento e pela herança familiar.

Continue navegando