Buscar

ExercíciosAula7(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Quando estudamos as revoltas regenciais, vimos que só uma delas tinha um programa de reivindicações como também conseguiram impor esse programa em toda a sua totalidade. Assinale, abaixo, qual foi essa revolta.
	
	
	Balaiada.
	
	Cabanagem.
	
	Praieira.
	 
	Farroupilha
	
	Sabinada.
	
Explicação:
A Farroupilha no Rio Grande do Sul reivindicava autonomia e mesmo separação. Os estancieiros pretendiam acabar com a texação de gado na fronteira com o Uruguai. A posição do governo central foi ora combatendo ora concedendo aos rebeldes. Em 1845, foi dada anistia geral aos rebeldes, oficiais farroupilhas passaram a integrar, de acordo com suas patentes, o Exército brasileiro, e o governo imperial assumiu as dívidas da República de Piratini.
	2a Questão
	
	
	
	Sobre a Cabanagem assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
I - Explodiu no Pará.
II - Destacou-se como líder Eduardo Angelin, que tentou organizar um governo.
III - Concentraram-se nos ataques aos estrangeiros, aos maçons e na defesa da religião católica, de d. Pedro II, do Pará e da liberdade.
IV - Aboliram a escravidão.
 
	
	
	Somente I e III.
	 
	Somente I, II e III.
	 
	Somente I e II.
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente I, II e IV.
	3a Questão
	
	
	
	No período regencial, no plano interno, ocorreram revoltas em diversas partes do país. É certo que movimentos de contestação não eram uma novidade durante a colônia. Alguns se tornaram celebres, como a Inconfidência Mineira e ouros, que reivindicavam, sobretudo, a emancipação política do Brasil. No império, esta independência já havia se concretizado. Qual a razão deste período ser um dos mais conturbados de nossa história?
	
	 
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados presidentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro I renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse maravilhoso, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro III renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados regentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	
	Quando Dom Pedro III renuncia, ele provoca um vazio no poder. Mesmo que tenham sido nomeados presidentes para administrar o estado, estes não tinham a legitimidade do monarca. Além disso, as disputas entre os diversos grupos políticos do império faziam com que o governo regencial fosse instável, e oscilasse em torno dos interesses das oligarquias dominantes.
	4a Questão
	
	
	
	Assinale qual das revoltas ou revoluções abaixo conseguiu ter a maioria de suas reivindicações atendidas:
	
	
	Balaiada.
	 
	Farroupilha.
	
	Sabinada.
	
	Cabanagem.
	
	Praieira.
	5a Questão
	
	
	
	Sobre a revolta dos Malês (1835) assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	
	Foi uma revolta de escravos muçulmanos.
	 
	A luta para repressão ao movimento foi longa, pois contava com centenas de escravos.
	
	O governo imperial agiu com muita violência para com os revoltosos.
	
	Foi a maior rebelião de escravos urbanos do século XIX.
	
	Ocorreu em Salvador, Bahia.
	6a Questão
	
	
	
	O Período Regencial foi marcado por profundas disputas políticas na corte e rebeliões que, de alguma forma, punham em discussão a relação centro / periferia. Dos movimentos abaixo, assinale aquele que não se articula com essa tendência:
	
	
	A Balaiada;
	 
	A Revolta dos Males
	
	A Sabinada;
	
	A Guerra dos Farrapos;
	
	A Cabanagem;
	7a Questão
	
	
	
	Marque a alternativa correta acerca da revolta conhecida como Sabinada:
	
	
	Teve como palco a província do Grão-Pará.
	
	Ocorreu entre os anos de 1840 e 1845, na província de Minas Gerais.
	 
	Reuniu uma base ampla de apoio, incluindo pessoas da classe média e do comércio de Salvador, em torno de ideias federalistas e republicanas.
	
	Contou com ampla participação popular.
	
	Ocorreu entre os anos de 1835-45 nas províncias do Sul.
	8a Questão
	
	
	
	Relativamente ao conturbado período regencial e seu fim antecipado, assinale a opção correta.
	
	 
	A Revolução Farroupilha (1835-1845) bem simboliza o descontentamento de setores das elites provinciais com o modelo de Estado instaurado no Brasil em 1822, considerado centralizador e que privilegiava o Vale do Paraíba.
	
	O Estado brasileiro que surge com a independência foi fruto de consenso entre as elites políticas nacionais, irmanadas pela convicção de que apenas a monarquia garantiria a integridade territorial do país e sua estabilidade política.
	
	Foi um acordo que visava criar uma forma de governo autoritária, sem eleições, centrada na figura do regente, contudo ampliando a autonomia das províncias
	
	Considerada excessivamente centralizadora, a Constituição de 1824 foi alterada dez anos depois de sua entrada em vigor, o que significou sensível restrição à autonomia das províncias.
	
	O golpe branco de 1840, a que o texto alude, consistiu na adoção do regime parlamentar de governo, que reduzia significativamente o campo de atuação do novo imperador alçado ao poder, D. Pedro II.

Continue navegando