Buscar

aula 4 exercicio 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Segundo Vázquez, a ética se divide em três áreas, a saber: o sentido básico ou descritivo de ética, que está ligado ao significado etimológico do termo grego ethos, que designa costumes, hábitos e práticas de uma cultura, exemplo, os temos ethos europeu, o ethos brasileiro etc.; o sentido reflexivo ou filosófico que envolve as teorias ou concepções éticas tais como a ética aristotélica, a ética kantiana, o utilitarismo etc.; o terceiro e último é o sentido prescritivo de ética, segundo o qual a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres. Nesse caso, temos como bons exemplos desde a ética cristã até os códigos de ética das profissões, por exemplo. Nesse caso, assinale a alternativa correta que indica o outro nome que figura ao lado do sentido prescritivo:
		
	 
	Normativo
	
	Punitivo
	 
	Codificante
 
	
	Justificativo
	
	Assertivo
	
Explicação:
Normativo, ao lado do prescritivo está ligado a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres. Nesse caso, temos como bons exemplos desde a ética cristã até os códigos de ética das profissões, por exemplo.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Investigar o que significa ética é um desafio! Não obstante seja muito mencionada, a ética é mal compreendida pelo senso comum. Sabemos que não se confunde com a moral porque:
		
	 
	A ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito da conduta humana em sociedade.
	
	a ética é o mesmo que fatos morais.
	
	a ética significa um conjunto de normas que nascem dos usos e costumes.
	
	a ética se limita aos códigos de conduta.
	
	a ética é histórica e vincula-se a determinada cultura com seus padrões.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Campo do saber teórico que investiga ou explica tipos de experiências humanas ou formas de comportamentos dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade. O valor desse universo filosófico como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescreve ou recomenda com vistas às ações em situações concretas. Nesse caso, assinale abaixo, o campo do saber filosófico que investiga o mundo moral:
		
	
	Moral
	
	Filosofia
 
	 
	Ciência
	 
	 Ética
	
	Religião
	
Explicação:
Ética é um ramo da Filosofia que consiste em investigar as ações humanas no marco da moralidade, preocupando-se com os sentidos de virtude, justiça, bem, amizade, liberdade, felicidade etc. Sendo a Ética um campo do saber que investiga os atos morais, a moral, por sua vez, é objeto de pesquisa da ética, portanto, moral, ao contrário da Ética que é um saber teórico, significa conjunto de princípios e regras que organiza as relações humanos no marco dos valores válidos do grupo social. Por fim, enquanto moral prescreve condutas humanas, Ética é um sistema investigativo sobre o universo moral.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Adolfo Sanchez Vázquez observa uma divisão importante quando procura delimitar o campo deste determinado ramo da filosofia, visto que existem problemas morais que são problemas de ordem prática ligados aos atos cotidianos, e existem problemas que são de natureza teórica. De um lado, problemas práticos morais e do outro problemas teóricos morais. Portanto, assinale abaixo qual o ramo da filosofia que, teoricamente, investiga os aspectos práticos e teóricos da moral:
		
	 
	Ética
	
	Gnosiologia).
	
	Lógica
	
	Epistemologia
	
	Política
	
Explicação:
A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade. [...] O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas  -  VÁZQUEZ.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ética vem do grego ethikós, a partir de ethos, que significa modo de ser. Esta é a parte da filosofia que estuda o bem comum. Tendo em vista os estudos de Sócrates, Platão e Aristóteles, assinale a afirmativa que pode ser considerada verdadeira:
		
	 
	Para Aristóteles, no campo da ética, o valor máximo é a moderação e agir com prudência significa ter uma ação ponderada e avaliada
	 
	Sócrates utilizou a metáfora de viver em cavernas para explicar a ausência de conhecimento dos homens
	
	Para Platão o homem que age movido pela razão está exercendo violência contra si mesmo e contra a própria sociedade.
	
	No mundo contemporâneo para agir conforme o pensamento dos filósofos, os homens deveriam colocar os interesses pessoais acima dos interesses coletivos.
	
	Para Sócrates a conhecer a verdade implicaria em agir com coragem, pois, os fins justificam os meios.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Existe uma confusão de sentidos entre ética e moral. Vejamos. Ethiké é o adjetivo derivado de ethos, que gerou a palavra ética. O termo ethiké foi elaborado no pensamento grego antigo para designar um saber relativo à maneira de se comportar do ser humano, por isso que, para os filósofos gregos, foi considerada uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos A aproximação entre os termos ética e moral é atribuída a um filósofo romano que traduziu o termo ethos e ethiké com o equivalente latino mos, mores e teria inventado o termo moralia, no sentido de dados morais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta referente ao filósofo romano que traduziu os termos gregos para o latim:
		
	
	Possidônio
	
	Marco Aurélio
	
	Sêneca
	 
	Epiteto
 
	 
	Cícero
	
Explicação:
Marco Túlio Cícero (106¿43 a.C., foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga. Sua influência na língua latina foi tão imensa que acredita-se que toda a história subsequente da prosa, não apenas no Latim, como nas línguas europeias, no século XIX seja ou uma reação contra seu estilo ou uma tentativa de retornar a ele. Segundo Michael Grant, "a influência de Cícero sobre a história da literatura e das ideias europeias em muito excede a de qualquer outro escritor em prosa de qualquer língua". Cícero introduziu os romanos às principais escolas da filosofia grega e criou um vocabulário filosófico latino (inclusive com neologismos como "evidentia", "humanitas", "qualitas", "quantitas" e "essentia"), destacando-se como tradutor e filósofo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%ADcero
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Há uma diversidade de sentido entre ética e moral. Como surgiu a confusão? Ethiké é o adjetivo derivado de ethos, que gerou a palavra ética. O termo ethiké apareceu no pensamento de Aristóteles para designar um saber relativo à maneira de se comportar. E é por isso que, para os filósofos gregos, foi considerada uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos morais. A aproximação entre os termos é atribuída a Cícero, que teria traduzido o termo ethos e ethiké com os equivalentes latinos mos, mores e teria inventado o termo moralia, no sentido de dados morais (DROIT). Então, assinale, corretamente, a opção que diz respeito à expressão que sintetiza um conjunto de valores e princípios que organiza a sociedade a partir de valores socialmente válidos:
		
	 
	Ética
	 
	Moral
	
	Religião
	
	Política
 
	
	Justiça
	
Explicação:
Sendo a Ética um campo do saber que investiga os atos morais,a moral, por sua vez, é objeto de pesquisa da ética, portanto, moral, ao contrário da Ética que é um saber teórico, significa conjunto de princípios e regras que organiza as relações humanos no marco dos valores válidos do grupo social. Por fim, enquanto moral prescreve condutas humanas, Ética é um sistema investigativo sobre o universo moral.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Adolfo Vázquez, há uma área filosófica de investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, isto é, o fenômeno moral, considerado na sua totalidade, diversidade e variedade.  O valor desta área filosófica está naquilo que explica e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. De acordo com a observação de Vázquez, este ramo da filosofia é denominado de:
 
		
	 
	Política
	
	Lógica
	
	Gnosiologia
 
	
	Epistemologia
	 
	Ética
	
Explicação:
Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever. natureza do bem e do mal, o valor da consciencia moral etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas, Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme à sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida cm comum justa e harmoniosa.
Dicionário básico de filosofia (Danilo Marcondes e Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Zahar Editor).

Outros materiais