Buscar

AD 1 Antropolodia

Prévia do material em texto

É de fundamental importância contar uma rápida história da polícia militar do RJ. Foi criada em 1809 para dar segurança a corte real portuguesa que vieram fugidos de seu país por causa da guerra napoleônica. No início foi chamada de Guarda Real de Polícia e foi mudando de nome algumas vezes ao longo dos anos e até que em 1947 foi dado o nome de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). 
Nos batalhões convencionais, todo dia tem um padrão a ser cumprido, e começa com a tropa formada no pátio para saber se tem alguma alteração com os militares. Depois disso, os policiais pegam a OPOL (Ordem de Policiamento) e saem com a viatura (VTR) para cumprir essa ordem. Só que, antes disso, os policiais têm que fazer uma vistoria na viatura para saber se tem algum problema, não havendo, eles iniciam o serviço. Todo batalhão tem uma sala de operação, que normalmente é composto por dois agentes. A função dessa sala é o monitoramento e fiscalização de todas as viaturas. Então, todas as viaturas, antes de sair do pátio do batalhão, tem que informar para a sala de operação: o número de ordem da viatura; os nomes dos policias com a graduação de cada um e é sempre o policial mais moderno que dirige, sim, moderno é o termo usado ao policial mais novo da tropa; a quilometragem da vtr e o telefone celular para que caso o rádio policial da vtr fique ruim, a sala consiga fazer o contato com os mesmos. Assim sendo, a sala sabe onde e qual é o tipo de serviço de todas as viaturas que estão na rua patrulhando. E quando há uma ocorrência, a sala manda a viatura mais próxima, agilizando o serviço para a população. E como chega uma ocorrência na sala de operação? Através do cidadão que liga para o telefone da central da polícia militar, e a mesma filtra em que bairro está acontecendo o fato e aciona o batalhão da área do ocorrido. Então, a sala de operação aciona a vtr mais próxima.
De segunda a sexta, sai um boletim policial militar (BOL PM) no site da pmerj. Esse boletim é um canal onde toda corporação tem acesso. É um canal de informações da instituição. Nele sabemos se vai abrir curso de especialização, se vai haver alguma solenidade em algum batalhão, podemos saber também o nome do comandante que vai assumir um batalhão, enfim, de tudo que acontece na corporação.

Continue navegando