Buscar

Análise de Parâmetros de Indicadores Ambientais - G2 - Todo conteúdo

Prévia do material em texto

Em Segurança do trabalho em laboratório são utilizados EPI´s e EPC´s indique em que situação você utilizaria e se são EPI´s ou EPC´s os itens abaixo:
Máscara respiratória com filtro misto – é um EPI, utilizaria em manuseio de substancias com gases e vapores orgânicos. 
Viseira de acrílico - é um protetor facial,protecção contra partículas, salpicos químicos, pó e calor
Lava-olhos – EPC, utilizaria, ao ter contato nos olhos com agentes químicos ou poeiras...
2 – O que entende como smog troposférico urbano? Que parâmetros de qualidade do ar, legislados pelo Conama 03/90, interferem neste fenômeno? 
poluição atmosférica derivado de emissões de veículos de combustão interna e fumos industriais que reagem na atmosfera com a luz solar.
O principal produto desta reação é o ozônio, por isso mesmo utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera.
3 - Chuva ácida:
Qual substancia pode causar este fenômeno?
Compostos de enxofre (S), nitrogênio (N) e cloretos (Cl), por exemplo,se transformam em ácidos quando em contato com atmosfera úmida.
De onde se originam?
Estes ácidos são liberados para o ar pelos canos de escapamento dos veículos e descargas industriais.
Poderiam impactar aguas superficiais? Como?
Sim, O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação das águas superficiais alterando as condições normais, influenciando diretamente os microrganismos sensíveis a esta alteração.
Utilizando uma destas substancias legisladas pelo CONAMA 03/90, equacione a formação da chuva acida.
	
	
	
	Equações referentes à chuva ácida: no topo, a formação do ácido carbônico, a acidez normal da chuva; no meio, a formação do ácido sulfúrico e, por último, a formação do ácido nítrico
Em relação a alcalidade de águas:
O que é e qual sua importância? A alcalinidade da água é uma medida de quantos ions ácidos a mesma é capaz de neutralizar. Evita alterações bruscas de pH dos ecossistemas aquáticos, protegendo a vida aquática.
Qual a diferença entre alcalinidade total e parcial?
Alcalinidade Parcial (Alcalinidade P) É determinada por titulação com ácido forte em presença de fenolftaleína.
Alcalinidade Total (Alcalinidade mol/L) A alcalinidade da água é uma medida de sua capacidade em reagir com ácidos fortes para atingir determinado valor de pH. Combinação de (HCO3-), (CO32- e OH-
O que é turbidez? É um parâmetro que identifica a presença de partículas em suspensão na água, desde tamanhos grosseiros até os colóides
Pq este parâmetro é importante para a potabilidade? A presença da turbidez provoca a redução de intensidade dos raios luminosos que penetram no corpo d’água, influindo decisivamente nas características do ecossistema presente, prejudicando a potabilidade do corpo hídrico. 
Como é efetuada a sua medição? Colocar a amostra no tubo do turbidímetro e ler a turbidez diretamente da escala do aparelho ou através da calibração apropriada.
pH 10, OD 2 mg/l , dureza 200 mg/l, coliformes totais 100, salinidade 1%, em relação a esta amostra:
poderíamos utilizar esta água em um sistema de caldeiras?
Não, pois a quantidade de pH e salinidade podem oxidar a caldeira
Esta água obedece os padrões de potabilidade? Se sua resposta for negativa, qual seria os parâmetros inadequados? 
Não, os coliformes totais devem apresentar ausência em 100 ml e o pH esta fora dos padrões para consumo humano.
Utilizando os parâmetros analisados, como você classifica esta água em relação aos padrões do CONAMA 357.
Classifico como Salobra de classe....
Dureza é uma medida de concentração de cátions cálcio e de cátions de magnésio, na forma de carbonato, presentes em água.
Demonstre como um ambiente hídrico de pH acido e um de pH básico consomem oxigênio dissolvido em processos oxidativos
 A condição de OD diminui em meio ácido, consumidos pelos íons H+.
O2 (ag) + 4H+ + e - 2H2O 
Em meio básico o OD será consumido para receber elétrons de outras espécie química (q. ele oxida), formando íons OH-
O2 (ag) + 2H2O+4 e- 4OH
Sabemos que o nitrogênio forma substancias diferentes em meio redutor (anaeróbio) e em meio oxidante (aeróbico), ressaltando a importância da determinação da qualidade da água. Que problemas, ambientais e para a saúde humana, poderíamos ter sem a remoção destas formas de nitrogênio em estações de tratamento de águas e efluentes?
Nitrato, na alimentação humana forma DMNA. Cancerígeno.
Nitrogênio Amoniacal, que é tóxico.
Nitrito, é tóxico, cancerígeno, síndrome do bebe azul.
Porque o pH dos solos é considerado um indicador ambiental?
A acidez do solo ou pH do solo, é a concentração de íons H+ presente na solução do solo e um dos indicadores de sua fertilidade.
Como proceder para descartar solventes orgânicos halogenados?
Após o enchimento das bombonas presente nos laboratórios, os resíduos são depositados em bombonas de 100L. O armazenamento dos resíduos gerados nos laboratórios está sendo em um local provisório.
Soluções de acido cético: Após o enchimento das bombonas presente nos laboratórios, os resíduos são depositados em bombonas de 100L. O armazenamento dos resíduos gerados nos laboratórios está sendo em um local provisório. Não reutilizar as bombonas.
Soluções contendo prata - descartados diretamente no ralo da pia, respeitando-se os limites estabelecidos.
Descreva com que materiais e vidrarias você utilizaria para neutralizar, por titulação, uma solução de hidróxido de sódio com ácido clorídrico. Como saberia o momento de finalizar o procedimento?
A um erlenmeyer de 100 mL com 10,0 mL de HCl de concentração conhecida adicione duas gotas de fenolftaleína a 1%. Usando uma bureta adicione solução de NaOH de concentração conhecida, gota a gota, até que haja uma alteração PERMANENTE da cor do indicador. Anote o volume total de NaOH utilizado.
DECORAR:
Materiais para titulação: Becker para transferência, erlenmeyer onde vai o indicador, proveta graduada para medição mais próxima do valor, bureta onde vai a solução de concentração (acido ou base) para saber o volume gasto na titulação
9. Sobre o oxigênio dissolvido (OD).
a) Qual a sua importância? É a quantidade de oxigênio necessária para vida aquática.
b) Qual a diferença entre OD, DBO e DQO? OD – quantidade de oxigênio necessária na água para obter vida, DBO quantidade de oxigênio requerida por microrganismos para oxidar os compostos presentes na amostra. DQO é a quantidade de oxigênio necesarias à oxidação química dos poluentes presente na amostra.
c) Que relação o OD pode ter com o pH e com a matéria orgânica?
Para a qualidade de águas, os padrões CONAMA são estabelecidos pela resolução 357/05. Nesta resolução encontramos diversas classes de água, onde os indicadores assumem valores diferentes. Porque isto ocorre? Exemplifique.
Por que cada classe exige parâmetros exigidos para consumo, classe 1, classe II e classe III de água doce por exemplo.
Para a qualidade de águas, os padrões CONAMA são estabelecidos pela resolução 357/05. Um dos padrões estabelecidos, é o pH. Qual a sua importância? Como? Se não houver equipamento disponível, qual seria o melhor método para avaliar o pH de uma amostra de água? Sua importância é indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água.  Podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

Continue navegando