Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Jean Piaget foi um dos primeiros estudiosos a pesquisar cientificamente como o conhecimento era formado na mente de um pesquisador, tomando aqui a palavra pesquisador o seu sentido mais amplo, uma vez que seus estudos iniciaram-se com a apreciação de bebes. Piaget observou como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescentes, onde já temos o início de operações de raciocínio mais complexas.
O construtivismo piagetiano baseia-se na teoria de que o sujeito é o construtor do seu próprio desenvolvimento e conhecimento, interagindo com o mundo dos objetos, das ideias e das pessoas.
A lógica da criança em especial não advém da experiência dos objetos, mas sim das ações exercidas sobre os objetos.(PIAGET, 1976, p.37). 
A atividade da criança torna-se, assim, fundamental na construção do conhecimento e da sua própria inteligência; a criança “entrega-se a uma experiência física e abstrai a sua descoberta dos próprios objetos...”(PIAGET, 1977, p.43).
A ideia de construção pela ação, proposta por Piaget, reforça o internacionalismo, através de uma relação dialética entre o sujeito e o mundo.
Logo que nascem, os únicos meios pelos quais os bebês experimentam o mundo são as ações reflexas, tais como agarrar, chupar e engolir, bem como vários movimentos dos olhos como piscar, focar e acompanhar. Esses atos reflexos constituem o seu meio de sobrevivência e formam a base para o primeiro desenvolvimento mental.
O quesito mais importante para a construção de um "ambiente construtivista" é que o professor realmente conscientize-se da importância do "educador-educando", e que todos os processos de aprendizagem passam necessariamente por uma interação muito forte entre o sujeito da aprendizagem e o objeto, aqui simbolizando como objeto o todo envolvido no processo, seja o professor, o computador, os colegas, o assunto. Somente a partir desta interação completa é que poderemos dizer que estamos "construindo" novos estágios de conhecimento, tanto no aprendiz como no feiticeiro.
Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto de certas estruturas cognitivas inerentes ao próprio sujeito - como de sua relação com o objeto, não priorizando ou prescindindo de nenhuma delas.

Outros materiais