Buscar

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOQUÍMICA

Prévia do material em texto

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOQUÍMICA
A fenilcetonúria é causada por um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminoácido fenilalanina. A falta de hidroxilase produz o acúmulo de fenilalanina que forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácido fenilpirúvico provoca retardamento mental severo. Por outro lado, o portador desse defeito enzimático pode ter uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente após o nascimento e que sua dieta seja controlada. Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um portador desse defeito enzimático? 
A glicina é um radical de aminoácidos muito conservado na evolução das proteínas. Por quê?
Uma mutação que altera uma alanina no interior de uma proteína para valina leva à perda de atividade. No entanto, a atividade é recuperada quando uma segunda mutação em uma posição diferente altera de isoleucina para glicina. Como esta segunda mutação levaria à restauração da atividade?
Febre ou pirexia é a elevação da temperatura do corpo para cima dos limites considerados normais (36 a 37,4 °C). Pode ser causada por uma série de fatores que incluem: infecção, sequelas de lesão tecidual, inflamação, rejeição de enxerto, processo maligno ou outros fatores. A febre por si só não é uma doença e geralmente não necessita de rápida intervenção, é um sintoma que possui papel de defesa orgânica. A febre alta pode causar sérios danos ao organismo, pois a temperatura ótima de funcionamento para a maioria das enzimas encontra-se entre 35 e 40ºC. Considerando a relação entre a temperatura e a atividade das enzimas, por que é correto afirmar que a febre acima de 40ºC causa problemas.
O monóxido de carbono se combina com a hemoglobina formando CO-hemoglobina. Cada hemo da hemoglobina pode se ligar a uma molécula de CO, mas o O2 e o CO não podem se ligar simultaneamente ao mesmo hemo. A afinidade de ligação ao CO é cerca de 200 vezes maior que aquela ao O2. A exposição por 1 hora a uma concentração de 0,1% de CO em ar inspirado leva à ocupação, pelo CO, de cerca de metade dos centros de hemo da hemoglobina, uma proporção que é normalmente fatal.
Se a ação do CO fosse simplesmente a de diminuir o poder carreador de oxigênio da hemoglobina, sem outra modificação de suas propriedades, os sintomas de envenenamento por CO seriam muito difíceis de compreender, pois assim como uma pessoa com metade dos centros de ligação para O2 saturados por CO pode vir a óbito, uma pessoa cuja percentagem de hemoglobina seja simplesmente diminuída pela metade devido à anemia pode continua sua vida de forma usual.
Qual a chave para esse paradoxo?

Continue navegando