Buscar

Descreva a localização das principais glândulas do nosso corpo

Prévia do material em texto

Descreva a localização das principais glândulas do nosso corpo.
A hipófise localizada na base do encéfalo em uma cavidade do osso esfenoide, o hipotálamo localiza-se no celebro, e encontra-se diretamente acima da hipófise, a glândula da tireóide se localiza no pescoço, apoiada sobre a laringe e a traqueia, as paratireóides se localizam na parte de trás (posterior) a tireóide, as adrenais ou supra-renais se localizam sobre os rins e as glândulas 
Fonte: (http://www.afh.bio.br)
O que são glândulas endócrinas, exócrinas e mistas
Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a dutos que lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares); Glândulas endócrinas: não apresentam dutos associados à porção secretora. As secreções são denominadas hormônios e lançadas diretamente nos vasos sanguíneos e linfáticos. Exemplos, hipófise, glândulas da tireóide, glândulas paratireódeas e glândulas adrenais; Glândulas mistas: apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. É o caso do pâncreas, cuja porção exócrina secreta enzimas digestivas que são lançadas no duodeno, enquanto a porção endócrina é responsável pela secreção dos hormônios insulina e glucagon. Esses hormônios atuam, respectivamente, na redução e no aumento dos níveis de glicose no sangue. Fonte: (http://www.sobiologia.com.br/)
Porque a hipófise é chamada de glândula mestre 
A hipófise recebe esse nome, por liberar em nosso organismo vários hormônios que estimulam (contribuem) no funcionamento de outras glândulas como por exemplo a tireóide e as supra- renais. 
Fonte: (http://www.sobiologia.com.br/)
Cite os hormônios da hipófise anterior e descreva suas funções 
Os hormônios produzidos pela hipófise anterior ou lobo-frontal da hipófise são: o adrenocorticotrófico responsável pela estimulação do córtex adrenal; a tireotrofina que estimula a tireóide a liberar seus principais hormônios; o somatotrófico promove o alongamento dos ossos (também conhecido como hormônio do crescimento), também aumenta a utilização de gorduras e reduz a capitação de glicose os gonadotróficos que se divide em folículo estimulante que na mulher auxilia a maturação dos ovários e no homem estimula a espermatogenese e o luteinizantes que na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo e no homem estimula a produção de testosterona e o hormônio da prolactina que estimula a produção de leite pelas glândulas mamarias. 
Fonte: (http://www.afh.bio.br)
Cite os hormônios da hipófise posterior e suas funções 
No lobo posterior são produzidos os antidiuréticos responsável por regular o volume da urina e a ocitocina que na mulher e responsável pela estimulação(contração) da musculatura uterina durante o parto e no homem promove o relaxamento dos vasos, e dos corpos eréteis do pênis (aumento da irrigação sanguínea) 
Fonte:(http://www.afh.bio.br)
Quais são os fatores hipotalâmicos, liberatórios e inibitórios
Quais são os mecanismo de ação hormonal? Explique, resumidamente como ocorre cada um.
Ativação da adenilciclase e formação de AMP-cíclico intracelular – é o mecanismo geralmente utilizado pela grande maioria dos hormônios protéicos. O hormônio, uma vez ligado a um receptor específico localizado na membrana celular de uma célula-alvo, provoca a ativação de uma enzima intracelular (adenilciclase). Esta enzima converte parte do ATP intracelular em AMP-cíclico. O AMP-cíclico, enquanto presente no interior da célula, executa na mesma uma série de alterações fisiológicas como: ativação de enzimas; alterações da mermeabilidade da membrana celular; modificações do grau de contração de músculo liso; ativação de síntese protéica; aumento na secreção celular.
Ativação de genes – é o mecanismo como agem, geralmente, os hormônios esteróides. Através deste mecanismo o hormônio, de encontro à sua respectiva célula-alvo, penetra em seu interior e então liga-se a um receptor específico. Ligado ao receptor o hormônio atinge o núcleo da célula, onde genes específicos seriam então ativados. Com a ativação de determinados genes, moléculas de RNA mensageiro se deslocam para o citoplasma da célula e determinam a síntese de determinadas proteínas. Estas proteínas, então aumentam atividades específicas da célula.
Fonte: http://www.oocities.org
Referencias :
http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp#hormonios
http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp#endocrinas
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaendocrino.php
http://www.oocities.org/~malaghini/endocrino1.html

Continue navegando