Buscar

simuados de cardio

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307308038)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente homem, 57 anos, vem apresentando níveis tensionais da pressão arterial, sistematicamente elevados em medidas casuais. Procurou auxílio de um cardiologista em que, no momento da consulta se apresentou elevada novamente. O médico solicitou MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que revelava, entretanto, medidas domiciliares normais, elevando-se somente no retorno ao consultório. Analisando o resultado da seguinte MAPA marque a alternativa correta:
		
	
	MAPA demonstrando que não há o descenso fisiológico esperado da pressão entre a vigília e o sono.
	
	MAPA demonstrando claramente que o esquema posológico vigente não está sendo adequado para a manutenção da pressão nos níveis desejados.
	
	MAPA demonstrando que o paciente é hipertenso e necessita iniciar uma terapêutica adequada para evitar doenças coronarianas.
	 
	MAPA demonstrando elevação da pressão somente no início e término do exame, (medidas que habitualmente são realizadas na clínica), com comportamento normal da pressão, nas 24 horas. Trata-se de um caso de "Hipertensão do Jaleco Branco".
	
	MAPA demonstrando acentuada resposta hipertensiva que se observa somente no início do exame em contraposição a um comportamento tensional normal durante todo o restante do exame. Trata-se de regular medicações anti-hipertensivas em uso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307813711)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao ciclo cardíaco, analise as afirmações a seguir. I. A sístole ventricular inicia-se com o fechamento das valvas atrioventriculares e é marcada pela presença da primeira bulha cardíaca (b1). II. A primeira fase da sístole ventricular é conhecida como fase de ejeção rápida, momento no qual acontece saída rápida e volumosa de sangue em direção às valvas aórtica e pulmonar. III. O fechamento das valvas semilunares (aórtica e pulmonar) marca o início da diástole ventricular, a qual está relacionada com a segunda bulha cardíaca (b2). IV. A diástole ventricular se divide em quatro fases de acordo com o pós-fechamento das valvas semilunares, sendo estas, respectivamente: relaxamento isovolumétrico, enchimento rápido, enchimento lento e contração atrial. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, e III, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e IV, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307674801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exercício físico determina alterações hemodinâmicas significativas, dependentes da intensidade e do tipo de exercício, bem como da aptidão cardiorrespiratória. Considerando os ajustes nos determinantes do desempenho cardíaco durante o exercício, analise as afirmativas abaixo.
I. O aumento do retorno venoso durante o exercício está relacionado a vasoconstricção arteriolar, a ação da bomba muscular periférica e ao mecanismo de Frank-Starling.
II. A bomba cardíaca (inotropismo cardíaco) e a vasoconstricção periférica favorecem o retorno de sangue venoso ao coração durante o exercício.
III. A incompetência das valvas venosas e a fraqueza muscular esquelética podem comprometer o retorno venoso e reduzir o débito cardíaco.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I, II e III, apenas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307675795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação do paciente com doença cardiovascular o Fisioterapeuta sempre deve investigar a presença de fatores de risco que predispõem o paciente ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Com base nas aulas discutidas assinale aquela questão que contém fatores que são considerados de risco para a doença cardiovascular.
		
	
	Dislipidemias, Circunferência abdominal para mulheres menor que 88 cm, Obesidade e Hipertensão arterial sistêmica
	
	Trombose Venosa Profunda, Sindrome metabólica, Obesidade, Pressão arterial sistólica menor que 130 mmHg.
	
	Trombose Venosa Profunda, Sindrome metabólica, Obesidade, Pressão arterial diastólica menor que 90 mmHg.
	 
	Dislipidemias, Sindrome metabólica, Obesidade e Hipertensão arterial sistêmica
	
	Dislipidemias, Diabetes, Índice de Massa corporal (IMC) menor que 25 Kg/m2; Cicunferência abdominal menor que 102 cm para homens
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307301300)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante avaliação torácica do paciente com valvopatia, o fisioterapeuta detectou uma ausculta compatível com som de sopro na segunda bulha? Qual o diagnóstico provável diante dessas patologias descritas abaixo?
		
	 
	Estenose Aórtica
	
	Estenose Mitral
	
	Insuficiência Tricúspide
	
	Insuficiência Mitral
	
	Estenose Tricúspide.
		
	1a Questão (Ref.: 201307677482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São consideradas Síndromes isquêmicas agudas as opções contidas em qual opção abaixo.
		
	
	Infarto agudo do miocárdio e Tromboembolismo pulmonar
	
	TVP e Tromboembolismo pulmonar
	
	Angina instável e TVP
	
	Revascularização do miocárdio e TVP
	 
	Angina instável e Infarto agudo do miocárdio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307627329)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Infarto agudo do miocárdio é a maior causa de morte no Brasil, independente da faixa etária, e é caracterizada pela isquemia do músculo de forma parcial ou total. A partir desta afirmativa assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O espasmo muscular da coronária não esta relacionado ao infarto.
	
	A obstrução das coronárias por forma de placas de ateroma estão associado a diminuição do LDL-c e HDL-c.
	
	O Indice de Tornozelo Braquial, é um marcador não invasivo de doença arterial coronariana e pneumonia.
	 
	Uma das alterações elétricas registradas no ECG associado ao IAM é descrita como supra ou infradesnivelamento do Segmento ST.
	
	A troponina e o BNP são marcadores respectivamente de ICC e emboluia pulmonar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307301293)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente apresenta dor precordial durante atividade física moderada. Sua CKMB não está elevada e ao ecocardiograma não apresenta alteração no fluxo anterógrado da hemodinâmica cardíaca. O seu diagnóstico é:
		
	
	Calcificação anular mitral
	
	Estenose mitral
	
	Insuficiência aórtica
	 
	Angina Estável
	
	Angina Instável
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307196369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia cardíaca, marque Vou F para os itens Verdadeiros e Falsos respectivamente
		
	 
	Uma das formas de aumentar o débito cardíaco é aumentar a pré-carga e freqüência cardíaca
	 
	A fração de ejeção é razão entre o VS e o VDF expressa em percentual
	 
	O aumento da pós-carga pode melhorar o desempenho cardíaco dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica
	 
	As variáveis que determinam o débito cardíaco são: volume sistólico, frequencia cardíaca, contratilidade e pré-carga
	 
	Quanto menor for a pós-carga, maior será o trabalho cardíaco para bombear o sangue
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307639764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As atividades físicas realizadas por pacientes com IAM e revascularizados no pós-operatório (fase I de reabilitação cardíaca), consistem em exercícios de baixo gasto metabólico (MET) e devem ser iniciados assim que ocorrer a compensação do quadro clínico do paciente. Portanto, a realização de exercícios de forma precoce, reduz o tempo de internação e as complicações relacionadas ao período prolongado no leito. Levando em consideração as afirmações acima, marque a opção INCORRETA.
		
	
	Os exercícios mais utilizados são a caminhada e os alongamentos e devem ser iniciados somente após o sétimo dia de internação.
	 
	Deve-se ter cuidadoao iniciar a caminhada, pois o paciente pode sofrer hipotensão ortostática e taquicardia reflexa o que pode ocasionar quedas.
	
	As informações pertinentes a redução de fatores de risco coronariano tal como a importância da realização de atividade física devem ser enfatizadas pelo fisioterapeuta somente na fase dois de reabilitação cardíaca.
	
	Os exercícios realizados nesta fase geralmente demandam um gasto energético de até 5 METS.
	
	Na fase I de reabilitação cardíaca devemos priorizar os exercícios isométricos e isodinâmicos, pois preparam o paciente para as atividades da vida diária.
		
	1a Questão (Ref.: 201307737825)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente deu entrada no hospital com história de deficiência em válvula mitral. Apresentava quadro de hipotensão associada a cianose de extremidade, acidose metabólica e confusão mental. Sobre o quadro clinico acima, qual o possível diagnóstico?
		
	
	Crise de hipotensão
	
	Infarto agudo do miocardio
	
	Choque neurogênico
	 
	Choque cardiogênico
	
	Crise hipertensiva
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307820149)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em pacientes pós transplante cardíaco, é usual a presença de FC de repouso mais elevada. Com base nesta afirmação a FC deixa de ser uma variável de primeira escolha para monitorização hemodinâmica durante a fisioterapia. Neste caso as variáveis que devem ser priorizadas para a monitorização do paciente durante essa abordagem são
		
	
	NDA
	
	BORG e FR
	
	PAD e BORG
	
	PAS e FR
	 
	PA e SPO2
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307157321)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ventilação não invasiva promove na insuficiência cardíaca efeitos clínicos, efeitos sobre o exercício e efeitos sobre os músculos respiratórios. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere a esses efeitos.
		
	
	O CPAP traz benefícios para pacientes com IC sistólica por reduzir a pré e a pós-carga. Entretanto, em pacientes com disfunção diastólica, os efeitos da pressão positiva comprometem o retorno venoso e reduzem o volume diastólico final do VE, comprometendo o débito cardíaco.
	
	Melhora da força inspiratória como de resistência à fadiga dos músculos respiratórios.
	
	Melhora da capacidade aeróbica.
	 
	Aumento significativo da duração do exercício e diminuição da resposta do debito cardíaco durante o exercício, melhorando a performance.
	
	Melhora significativa da dispneia e do grau de congestão pulmonar e sistêmica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307190605)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Insuficiência Cardíaca (IC) pode ser considerada hoje um problema de saúde pública. Tem alta prevalência, alto custo, é freqüentemente incapacitante e tem elevada mortalidade. O diagnóstico precoce e o tratamento efetivo diminuem a morbimortalidade e os custos. Com relação à fisiopatologia da insuficiência cardíaca (IC) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O edema em membros inferiores quando presente no paciente com IC sugere a presença de insuficiência venosa crônica associada.
II - Na classificação da progressão da IC no nível C o paciente não tem mais indicação para a realização de transplante cardíaco, pelo elevado risco de mortalidade durante o procedimento cirúrgico.
III - A perda de tecido miocárdico pós infarto agudo do miocárdio pode comprometer o volume sistólico e evoluir para o quadro de IC.
IV - A ativação exacerbada do sistema renina angiotensina aldosterona pode ser um mecanismo de compensação do paciente que evolui com IC.
V - No remodelamento ventricular observam-se sinais de hipotrofia e fibrose intersticial.
		
	 
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	Apenas a alternativa IV está correta.
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307179420)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e responda: I) A aterosclerose inicia-se a partir de lesão endotelial, evoluindo com formação de estrias gordurosas, placa de ateroma e perda da atividade de relaxamento arterial. II) Na área miocárdica isquemiada, há aumento da habilidade de contração e encurtamento , levando ao aumento do débito cardíaco. III) Na fase aguda da isquemia miocárdica, o ECG mostra a inversão da onda T e seguimento ST na linha de base.
		
	
	Somente a alternativa II está correta
	
	I e II estão incorretas
	 
	II e III estão incorretas
	
	Todas alternativas estão corretas
	
	Todas alternativas estão incorretas
		
	1a Questão (Ref.: 201307155918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e responda: I - Entre suas ações, a angiotensina II tem ação vasoconstritora e diminui volume sangüíneo devido estimulação da aldosterona. II - A Hipertensão arterial essencial ocorre em 10% dos casos e é devido à influência genética e fatores ambientais. III - Os diuréticos têm função hipertensiva, pois facilitam a absorção de Na.
		
	
	Apenas III é correta
	
	Apenas I e III são corretas
	 
	I, II e III são incorretas
	
	Apenas I e II são corretas
	
	I , II e III são corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307157311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A aplicação de dispositivos mecânicos com a finalidade de prover assistência ou suporte circulatório tem permitido recuperar um número de pacientes que, de outra forma, morreriam, em consequência do baixo débito cardíaco. A terapia farmacológica associada ao emprego do balão intra-aórtico (BIA) pode oferecer um suporte circulatório adequado, com sobrevida de até cerca de 70% dos pacientes que não conseguem ser desconectados da circulação extracorpórea. Como benefícios, promove:
		
	 
	aumento da pressão arterial; melhora a perfusão das artérias coronarianas; reduz a pós-carga.
	
	aumento do cronotropismo; aumento da pressão arterial; melhora a perfusão das artérias coronarianas.
	
	diminuição da pré-carga; aumento do consumo de oxigênio corporal; diminuição da pressão arterial.
	
	aumento da pressão arterial; melhora a perfusão das artérias coronarianas; aumenta o consumo de oxigênio tecidual.
	
	diminuição da pré-carga; melhora a perfusão cerebral; aumenta a pressão arterial.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307157718)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as classes de medicamentos utilizadas no tratamento medicamentoso da hipertensão arterial, a que reduz a frequência cardíaca e o trabalho cardíaco é representada pelos:
		
	
	Todos os nitratos.
	
	Todos os diuréticos.
	 
	Todos os beta-bloqueadores.
	
	Todos os bloqueadores dos canais de cálcio.
	
	Todos os inibidores da ECA.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307194088)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Duarante a assistência fisioterapêutica pós-operatória, a monitorização hemodinâmica deve ser observada para segurança do paciente , bem como, a segurança do procedimento. Sobre a monitorização pós operatória, dos pacientes cirúrgicos cardíacos, assinale V ou F para as opções falsas ou verdadeiras respectivamente.
		
	
	A eletrocardiografia contínua é um método invasivo e faz parte da monitorização pós operatória
	
	A punção da veia subclavia monitoriza de forma eficaz a pressão arterial sistêmica
	
	A pressão arterial durante o pós operatório imediato é verificada pelo método auscultatório tradicional
	 
	A pressão arterial sistêmica é monitorizada por método invasivo através da cateterização da artéria radial.
	
	A congestão pulmonar pode ser avaliada através da radiografia torácica e ergoespirometria
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307196369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia cardíaca, marque VouF para os itens Verdadeiros e Falsos respectivamente
		
	 
	Uma das formas de aumentar o débito cardíaco é aumentar a pré-carga e freqüência cardíaca
	 
	O aumento da pós-carga pode melhorar o desempenho cardíaco dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica
	 
	A fração de ejeção é razão entre o VS e o VDF expressa em percentual
	 
	As variáveis que determinam o débito cardíaco são: volume sistólico, frequencia cardíaca, contratilidade e pré-carga
	 
	Quanto menor for a pós-carga, maior será o trabalho cardíaco para bombear o sangue

Continue navegando