Buscar

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (SES46)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (SES46)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:433502) ( peso.:4,00)
	Prova:
	7539767
	Nota da Prova:
	7,85
Parte superior do formulário
	1.
	No método funcionalista, na sociedade cada pessoa tem uma função determinada, e seu sistema organizacional se relaciona entre elas.  Este sistema é bastante complexo, tanto em grupo como de forma individual, e mostra que a sociedade funciona de forma específica. Na visão sociológica, não se tinha a perspectiva de a sociedade ter alguma transformação, e na visão dos assistentes sociais os conflitos se apresentavam e eram causados quando o indivíduo não estava ajustado ou em sintonia com a sociedade em que estava inserido.  Partindo deste pressuposto, disserte sobre a corrente positivista e a corrente neotomismo.
	Resposta Esperada:
A corrente positivista se fortaleceu no século XIX, baseando-se nos fatos em si e buscando pontuar de que forma se dão as relações entre esses fatos, com significativa influência da Igreja e com as primeiras bases filosóficas pautadas no tomismo e no neotomismo.
A corrente neotomismo se dá pela corrente filosófica que está relacionada ao tomismo de Santo Tomás de Aquino (1225). O movimento do neotomismo passou por influência da Encíclica do Papa Leão XIII, em  1879, no século XIX.
	2.
	Os espaços profissionais do assistente social situam-se em diversas áreas. Após a sua legitimação enquanto profissão reconhecida por lei, o Serviço Social passou a ter uma valorização maior, por isso que para ser assistente social a pessoa precisa cursar o ensino superior, ter graduação, pois a profissão exige competência e qualificação profissional e não como era considerada no passado, em que bastava a simples boa vontade, espírito benevolente e caritativo. Assim, analisando o Serviço Social enquanto profissão, disserte sobre os espaços profissionais (campos/áreas) em que o assistente social pode atuar.
	Resposta Esperada:
Os espaços profissionais (campos/áreas) em que o assistente social pode atuar são diversos, sendo uma das principais o das políticas sociais públicas e privadas, sendo o assistente social requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Poderá atuar na área da Seguridade Social, abrangendo o tripé assistência, saúde e Previdência Social. O profissional poderá atuar nas políticas direcionadas aos segmentos populacionais com crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros, população indígena, carcerária, famílias, entre outros. Área empresarial, setor privado, indústrias, área educacional, área sociojurídica, movimentos sociais, Terceiro Setor abrangendo as organizações não governamentais, conselhos diversos de políticas públicas, entre outros inúmeros setores e áreas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais