Buscar

Av2 Planejamento de carreira e sucesso profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 Planejamento de carreira e sucesso profissional
1) Cite um exemplo de despesa considerada como GASTO e uma considerada como INVESTIMENTO, para cada uma das pessoas listadas a seguir: a) PESSOA FÍSICA; e b) PESSOA JURÍDICA.
Resposta: Pessoa física - Gasto: água, luz e telefone. Investimento: financiamento de casa e carro. Pessoa jurídica - Gasto: viagens, restaurantes e estacionamento. Investimento: poupança, CDB e investimento em bolsa de valores.
Gabarito: Possibilidades de resposta: 
a) Pessoa Física: conta de energia elétrica de casa, compras de alimentos e de medicamentos são gastos, enquanto o pagamento de curso de informática, a aquisição de livros para estudos e a de um imóvel a mais com uma reserva financeira conquistada por economias próprias são exemplos de investimento;
 b) Pessoa Jurídica (entidades empresariais ou sociais, públicas ou privadas): gastos são caracterizados pelo pagamento das contas fixas de energia elétrica, água e tarifas com o governo (impostos, tributos) e investimentos podem ser exemplificados com a abertura de uma nova filial, expansão do parque industrial e aquisições de empresas concorrentes.
2) Os cursos de pós-graduação se subdividem em: (assinale a alternativa correta)
Em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
3) Todo projeto para chegar a bom termo precisa do estabelecimento de metas. Há vários aspectos envolvidos no cumprimento das metas, no entanto, há questões que são vitais para que elas aconteçam. Para que uma meta seja alcançada com sucesso é preciso :
Estabelecer objetivos e elaborar um plano de ação
4) Identifique, de acordo com as alternativas abaixo, qual é a competência que está relacionada com a capacidade de raciocinar / aprender do indivíduo:
Competência Intelectual
5) Você está preparado para o Ensino Superior? Em nossa primeira aula, foi destacada a importância do domínio de alguns conhecimentos, aplicáveis na vida diária, acadêmica e profissional. Com base neste cenário, leia o que é exposto a seguir e escolha a alternativa CORRETA:
O Índice de Progresso Social (IPS) divulgado recentemente revela que o Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países. O IPS é um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos. No item liberdade e escolha pessoal, o Brasil foi o 27° no mundo; no item tolerância e respeito, o 33°; no item acesso ao conhecimento básico alcançou 38°. No item segurança pessoal, o Brasil ficou na 122ª colocação e, no item acesso à educação, na 76ª. Estes percentuais alcançados pelo Brasil indicam que:
o acesso à educação foi o segundo pior índice alcançado pelo Brasil.
6) Com relação aos conceitos aprendidos sobre Empréstimo, Financiamento e Consórcio, podemos afirmar:
I- Empréstimo é concedido sem direcionamento, podendo utilizar o dinheiro para qualquer fim.
II- Financiamento é um recurso concedido com um destino definido.
III- Consórcio é um grupo que se reúne sob administração de terceiros visando a aquisição de bens.
 Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II e III estāo corretas
7) O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Mas é óbvio que nem todos são assim.
Em relação aos perfis de investidor podemos afirmar que:
I - O Moderado tem uma postura mais cautelosa em relação aos investimentos;
II - O Agressivo, geralmente, quando obtém retorno, eles são bem maiores do que os obtidos pelos outros tipos de investidores;
III - O Moderado só investe na caderneta de poupança.
As afirmativas I e II estão corretas
8) As empresas, para ganharem espaço ou sobreviverem no mercado, estão constantemente se reinventando. Justifique esta afirmativa deixando claro o papel da inovação neste contexto.
Resposta: Inovar hoje em dia é o diferencial, uma ferramenta muito importante dentro de uma empresa. Para se manter no mercado e atingir o sucesso, as empresas estão aprendendo a mudar e reinventar seus conhecimentos no mercado, fazendo pesquisas e buscando sempre uma nova forma de agradar e atingir seu público alvo.
Gabarito: A inovação é essencial: com ela uma empresa se torna capaz de gerar riqueza contínua, aumentar a produtividade e ser competitiva.
9) Muito se houve falar na necessidade de ser empreendedor. Uma novidade neste campo é o termo empreendedorismo social. Sobre este conceito pode-se afirmar que:
I - Empreendedorismo social é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade.
II - As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções para problemas sociais.
III - A utilização de presidiários em setores como a construção civil é um bom exemplo de Empreendedorismo Social. São verdadeiras:
As afirmativas I, II e III estão corretas
10) Consiste na reunião de pessoas, preferencialmente de setores distintos, para explorarem diferentes pensamentos e ideias em busca da solução de um problema ou para alcançar um determinado objetivo.
Brainstorming

Outros materiais