Buscar

PENAL.avaliando.01

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201801915887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta, considerando a lei e a jurisprudência dos tribunais superiores.
		
	
	A idade da vítima é um dado irrelevante na dosimetria da pena do crime de homicídio doloso.
	
	A conduta de vender ou expor à venda CDs ou DVDs contendo gravações de músicas, filmes ou shows não configura crime de violação de direito autoral, por ser prática amplamente tolerada e estimulada pela procura dos consumidores desses produtos.
	 
	Na aplicação dos princípios da insignificância e da lesividade, as condutas que produzam um grau mínimo de resultado lesivo devem ser desconsideradas como delitos e, portanto, não ensejam a aplicação de sanções penais aos seus agentes.
	
	Para a configuração dos crimes contra a honra, exige-se somente o dolo genérico, desconsiderando-se a existência de intenção, por parte do agente, de ofender a honra da vítima.
	
	O uso de revólver de brinquedo no crime de roubo justifica a incidência da majorante prevista no Código Penal, por intimidar a vítima e desestimular sua reação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201801915896)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Fausto foi condenado no tipo penal previsto no art. 217-A do Código Penal a cumprir quatro anos e dois meses de reclusão em regime fechado por ter tentado deslizar suas mãos, em meio a via pública e sem qualquer violência, nos seios de Clarice, de treze anos de idade. Os argumentos mais completos da defesa perante o Tribunal de Justiça são:
		
	 
	Atipicidade material em razão do princípio da insignificância e regra da proporcionalidade na aplicação da penas. Subsidiariamente, a desclassificação para molestamento por motivo reprovável e substitutivo da pena privativa de liberdade.
	
	Atipicidade formal. Subsidiariamente, desclassificação para molestamento por motivo reprovável e alteração para o regime semiaberto.
	
	Atipicidade formal e a regra da proporcionalidade na aplicação das penas. Subsidiariamente, desclassificação para importunação ofensiva ao pudor e alteração para o regime semiaberto.
	 
	Atipicidade material em razão do princípio da lesividade e a regra da proporcionalidade na aplicação das penas. Subsidiariamente, desclassificação para importunação ofensiva ao pudor e substitutivo da pena privativa de liberdade.
	
	Atipicidade material em razão do princípio da lesividade. Subsidiariamente, desclassificação para importunação ofensiva ao pudor e substitutivo da pena privativa de liberdade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201802126525)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	¿A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu¿. Quais princípios se encontram insculpidos no texto legal colacionado:
		
	 
	Princípio da irretroatividade da lei penal maléfica e da retroatividade da lei penal benigna.
	
	Princípio da retroatividade excepcional da lei penal maléfica e da retroatividade da lei penal benigna.
	
	Princípio da retroatividade da lei penal maléfica e do "ne bis in idem";
	 
	Princípio da retroatividade da lei penal benigna e do "ne bis in idem";
	
	Princípio da taxatividade da lei penal e do "ne bis in idem";
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201802191188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao Direito Penal, assinale a opção correta.
		
	 
	O crime é doloso quando o agente assume o risco de produzir o resultado
	
	O princípio da reserva legal é inaplicável às contravenções.
	
	Ante o silêncio da lei, os crimes nela definidos devem ser considerados culposos
	
	A coação irresistível é causa excludente da ilicitude.
	
	O arrependimento eficaz é causa de diminuição da pena
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201802051447)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Princípios; Acerca dos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta.
		
	 
	d) A aplicação do princípio da insignificância, que deve ser analisado em conexão com os postulados da fragmentariedade e da intervenção mínima do Estado, objetiva excluir ou afastar a própria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu caráter material.
	
	c) A jurisprudência do STJ é firme no sentido da aplicabilidade do princípio da insignificância ao delito de moeda falsa, caso o valor das cédulas falsificadas não ultrapasse a quantia correspondente a um salário mínimo.
	 
	O princípio da bagatela exclui a tipicidade formal.
	
	b) O princípio da lesividade busca evitar a incriminação de condutas desviadas que não afetem qualquer bem jurídico, não cuidando de condutas que não excedam o âmbito do próprio autor.
	
	a) Dada a necessidade de observância do princípio da legalidade, a tipicidade penal resume-se ao mero exercício de adequação do fato concreto à norma abstrata.

Continue navegando