Buscar

DOSAGEM DE ÁCIDO ÚRICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOSAGEM DE ÁCIDO ÚRICO
	O ácido úrico é o produto principal do catabolismo das purinas no homem. É formado a partir da xantina por ação da xantina oxidase. O adulto médio tem um conteúdo corporal total de aproximadamente 1,2g de ácido úrico, que pode ser considerado um pool miscível com alto turnover. O ácido úrico nesse pool provém de três origens: 1) catabolismo das núcleoproteínas ingeridas, 2) catabolismo das nucleoproteínas endógenas e 3) transformação direta de nucleotídeos purínicos endógenos. Aproximadamente 60% deste pool são substituídos diariamente por formação e excreção concomitantes. A maior parte da formação de ácido úrico se passa no fígado, que possui uma elevada atividade da xantina oxidase, tal como a mucosa intestinal. Em outros tecidos apenas se encontram vestígios de xantina oxidase.
Materiais e Métodos
Método Enzimático
Princípio: o ácido úrico é oxidado enzimaticamente pela uricase (UOD, urato oxigênio-redutase) a alantoína com produção de dióxido de carbono e água oxigenada (H2O2). A água oxigenada gerada na oxidação produz a copulação oxidativa do fenol com a 4-aminofenazona, reação catalisada por peroxidase (POD, doador : peróxido de hidrogênio oxidorredutase) com formação de quinonimina vermelha de acordo com o seguinte esquema:
Reagentes:
Reativos de trabalho: reativo 4-AF/POD + reativo fenol + uriacase.
Padrão: solução de ácido úrico 10 mg/dL.
Amostra: soro
Procedimento:
	
	Tubo Branco
	Tubo Padrão
	Tubo Amostra
	Solução padrão
	-
	50 ( L
	-
	Amostra 
	-
	-
	50 ( L
	Reativo de trabalho
	2,5 mL
	2,5 mL
	2,5 mL
	Misturar suavemente e incubar 15 minutos em banho-maria a 37 oC ou 30 minutos a temperatura ambiente. Ler a 520 nm.
Valores normais: Em adultos normais com a ingestão normal de proteínas observam-se as seguintes faixas de valores:
Homens: 2,5 – 6,0 mg/dL
Mulheres: 2,5 – 5,0 mg/dL
Resultados e Conclusão
	A taxa normal de ácido úrico no soro ou plasma varia de 2 a 6 mg/100 mL nos homense 1,5 a 5 mg/100mL nas mulheres antes menopausa. Empregando-se método com uricase, os valores são um pouco superiores. O ácido úrico é o principal produto final do metabolismo das purinas no homem.
	O aumento da uricemia pode ocorrer por redução da excreção renal ou pelo excesso de produção. Os valores aumentados são observados: em todas as formas de insuficiência renal com azotemia, e pode, muitas vezes, preceder o aumento da uréia sangüínea, atingindo níveis de até 15 mg/ 100 mL; na obstrução do trato renal (adenoma da próstata, litíase ureteral bilateral, etc); nas lesões renais (tuberculose, pielonefrites, hidronefrose, rim policístico); na hipogenesia dos rins e na insuficiência cardíaca congestiva. A hiperuricemia pode ocorrer na eclampsia, mesmo sem retenção simultânea da uréia, dado importante na diferenciação da eclampsia e da glomerulonefrite complicando a gravidez.
	O ácido úrico se eleva em várias manifestações hematológicas (leucemia, policitemia, drepanocitose, talassemia, anemia hemolítica); no mieloma múltiplo; no saturnismo; na vigência da radioterapia em processos neoplásicos; na síndrome de Lesch-Nyhan (transtornos neurológicos e mentais, espasticidade, especialmente em crianças); na síndrome de Down; no hipotireoidismo; na hipertensão; na quimioterapia dos tumores malignos; na psoríase; no jejum prolongado; no hiperparatireoidismo.
	Na gota, que é um distúrbio do metabolismo purínico e que ocorre predominantemente no sexo masculino, os índices se situam acima de 10 mg/100 mL devido a uma produção excessiva do ácido úrico e simultaneamente redução da excreção através de rins. A hiperuricemia nesta afecção pode ser intermitente, de modo que uma dosagem normal não é dado suficiente para afastar o diagnóstico.
	A hipouricemia é um achado pouco freqüente e de significação clínica limitada. Ocorre na xantiúria hereditária, condição benigna e rara; nos defeitos tubulares (doença de Wilson e síndrome de Fanconi; na vigência de tratamento com a colchicina (extraída de Colchicum autumnale), com alopurinol, com probenecide, com corticóides, com feniltazona e com ACTH. O alopurinol é considerado o medicamento de maior atividade uricosúrica, agindo por combinaçao com a atividade uricosúrica, agindo por combinação com a xantina-oxidase o que impede a formação do ácido úrico.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais