Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE BIRCHAM BRASIL
CURSO DE PSICOLOGIA
Sandra R.P Borges
Relatório 9° Edição do livro de Psicologia: Dadiv G Myers
Brasil
2018
SANDRA R. P. BORGES
Relatório 9° Edição do livro de Psicologia: Dadiv G Myers
Trabalho de Psicologia apresentado ao curso de Psicologia á distancia da Universidade BIRCHAM, campus BRASIL, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Brasil
2018
�
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório apresenta como objetivo realizar análises entre críticas e finalidades abordadas através da leitura do livro de David G Myers, em sua 9° edição.
David G Myers psicólogo norte americano formado pela universidade de Iowa, leciona na área de psicologia, autor de vários livros dentro do ramo da análise psicológica.
�
2 Desenvolvimento 
Através da leitura do presente livro em questão, é possível analisar que o mesmo trás em seu referencial teórico a idéia, conceitos, e análises sobre pesquisas e estudos científicos voltados a atualidade do momento, com foco para setores de relevância da diversidade sociocultural, gênero integrada a natureza e educação. Diante deste fato é possível concluir-se sobre a crítica de que o livro foca não somente em uma generalização do conteúdo, mas sim em cada capitulo aborda estratégias e opiniões do autor dentro do tema proposto.
Dentro do que se diz respeito a diversidade sociocultural é possível analisar de que o autor trás a tona assuntos voltados a situações vivenciadas e elaboradas por indivíduos encontrados na nossa atualidade, desta forma trazendo leitores para dentro de problemas causados pela diversidade social encontrados recentemente no país, como por exemplo o que se leva a indivíduos a executarem estas diferenças dentro do seu convívio, qual sua classe, e situação que o mesmo se encontra e o que resulta em tais ações.
Através dos gêneros integrados a natureza e educação, o autor foca dentro do aspecto onde quais são os tipos de gêneros encontrados em qual natureza, e qual educação, a fim de realizar análises sobre divergências que venham a surgir dentro deste parâmetro avaliado e quais motivos ou situações que levam pessoas de diferentes gêneros a não respeitar ou a influenciar-se a desenvolver novas atividades, opiniões, de acordo com o setor que a mesma esta alocada dentro da sua própria natureza e qual educação a mesma corresponde.
Desta forma o autor relata que dentro do comportamento do ser humano que é realizado e abordado sobre qual seu gênero, natureza, classe social, educação, entre outros parâmetros que leva o comportamento do mesmo a ser diferenciado de outros indivíduos que convivem sobre a mesma situação, sendo ela precária ou não.
Diante disto o autor busca tentar entender, compreender e assimilar quais as necessidades de interpretação voltadas a parâmetros biológicos, psicológicos, socioculturais, entre outros, a fim de analisar o comportamento humano em diferentes situações vivenciadas pelo mesmo. Voltada a esta finalidade o autor busca estratégias que visam gerar um enfrentamento sobre o comportamento humano decorrentes de possíveis problemas reais, como emoções, reações, entre outros.
O autor descreve que os psicólogos necessitam de capacitações para realizar testes de inteligências principalmente voltados a situações clínicas as quais requerem um maior cuidado e atenção durante a sua fase de atendimento especializado, a fim de identificar corretamente a plena necessidade de atuação deste profissional e a sua eficiência em identificar problemas e soluciona-los dentro do prazo especificados ou quanto antes menor o prejuízo do mesmo estar em vivência com o presente problema.
O autor relata que milhões de estudantes e pesquisadores contribuíram para o desenvolvimento e embasamento da obra, através de conversações e trocas de experiências. Dentro disto para esta edição o autor recebeu dados específicos de psicólogos dispersos em todo o mundo, os quais vivenciam situações de etnias diferentes. Desta forma é possível analisar que todo o conteúdo e parâmetros avaliativos descritos no livro, são embasamentos de situações reais encontradas recentemente no mundo da atualidade a nível brasileiro e mundial, tal aspecto trás como beneficio todas as experiências e relatos a fins reais sobre os temas abordados dentro do livro, a fim de garantir que estudantes e leitores do ramo da psicologia fiquem alienados sobre o que ocorre a nível mundial dentro do mundo psicológico.
Dentro da 9° edição é possível alienar-se de que o conteúdo abordado é expresso de uma forma mais recente e atual, voltada a principais problemas que dificultam o entrosamento pessoal de indivíduos na sociedade, como a diferente entre os gêneros, o setor sociocultural, a sua natureza e a qualidade de sua educação. Inúmeros trabalhos científicos são relatados no presente livro, dentro de cada item avaliado e relatado, através da realização de abordagens específicas de uma forma geral e globalizada a fim de evidenciar a relevância de cada item e sua igualdade um dentro do outro, voltado para a psicologia.
Desta forma item como ideias dentro da psicologia social também é discutido pelo autor como sendo uma necessidade de exploração de idéias provenientes de diferentes setores da psicologia dentro do pais e do mundo. Ao realizar análises é possível concluir-se a real necessidade de se implementar diferentes estratégias dentro de um setor psicológico da forma que traga resultados mais próximos do esperado.
A parte da biologia citada no livro apresenta como objetivo evidenciar a estrutura organizacional do espaço em que o individuo se encontra e com isto analisar a sua própria seleção natural e adaptação dentro o espaço, tanto fisicamente, como psicologicamente.
Dentro de todas as suas edições o autor transmite o seu objetivo como em todas as suas etapas, sendo baseado em uma introdução conceitual dentro do ramo da psicologia, sincronizando todos os leitores em um raciocínio só. Somente na sua 9° edição é possível juntar vários conceitos, gêneros e situações encontradas em estudos científicos recentes a fim de trazer resultados dentro do setor de analises psicológicas, beneficiando acadêmicos do ramo.
De uma forma geral o livro trás à tona a necessidade da criação de cada individuo criar o seu próprio vínculo com a realidade o qual o rodeia ou seja, sofrer adaptações psicológicas, físicas e com isto assimilar a necessidade de vivenciar a realidade social, através de suas divergências e diferenças as quais infelizmente são resultados insatisfatórios de ações desenvolvidas por alguns indivíduos. Dentro dessas situações o livro trás exemplos beneficiando o entendimento da situação e a real mensagem que o autor tenta frisar no decorrer de sua escrita.
O autor relata que é de uma importância fornecer auxílio em partes de respeito com a cultura e etnia de cada cidadão, ou seja, cada um por si pode e deve expor seus direitos, deveres, opiniões, gostos e relatos, onde o mundo a fora deve respeitar-se este tipo de situação, e também desenvolver a sua vida de forma normal e de sua própria vontade. Tal situação esta intimamente ligada, com o respeito ao próximo, dentro dos termos de aceitação do individuo, seja ela qual for a sua escolha e sua vida, tal fato é de grande valia dentro do ramo da psicologia, onde é possível atender e ajudar indivíduos a respeitar as opiniões e escolhas do próximo, muitas vezes tão intimo como dentro de famílias.
O livro tenta trazer explicações sobre o comportamento de pessoas e ao mesmo tempo evidenciar quais são os métodos e parâmetros avaliados pelo mesmo que o leva a realiar atividades e escolhas diferentes de sua classe social, família, etnia ou cultura. Dentro deste parâmetro é possível citar que foram avaliados o pensamento social, influências sociais, relações sociais e decorrente dessas analisar a aplicação da psicologia social.Através de tal abordagem é possível citar a psicologia de uma mente, onde podemos analisar a intuição de cada individuo e o que o leva a demonstrar tais atitudes, as quais podem ser moldadas através do nosso comportamento e opinião sobre tal fato.
Os valores humanos são repassados através da leitura do livro a todo momento, onde mostra como objetivo evidenciar a importância social de cada atitude, escolha, palavra e ações que o individuo venha a desenvolver dentro de alguma situação o qual lhe é proporcionado, desta forma é possível analisar exatamente o momento em que os valores influenciam a psicologia, ou seja, a importância quando os psicólogos selecionam e abordam temas para pesquisar e com isto novas descobertas estão por vir, análises a serem abordadas dentro de situações distintas, a fim de evidenciar a real necessidade psicológica de cada individuo em demonstrar tais satisfações ou insatisfações dentro do ramo social de convívio em que se está inserido.
O autor relata a necessidade de escrever o livro dentro de parâmetros abordados (sociocultural, gêneros, biológicos e natureza) a fim de trazer a tona a necessidade de expansão dos temas dentro da psicologia a fim de buscar respostas que muitas vezes estão dentro do nosso interior onde deixamos agir fisicamente ou intelectualmente, deixando de saber totalmente sobre a ação desenvolvida por nós mesmos ou pelo individuo em questão, desta forma o autor defende a total importância de realizar análises buscando identificar, interpretar e solucionar ações desenvolvidas por indivíduos e entendê-las, quais as suas reais necessidades do desenvolvimento da mesma dentro da situação em questão. Tal fato se diz respeito onde existe a necessidade de entender a real situação e o porque de certas atitudes, palavras, interpretações e levantamentos realizados constantemente gerados pelo pré entendimento da situação.
O ramo da psicologia aborda tais ações como provenientes da mente dos indivíduos, as quais devem ser totalmente entendidas, analisadas e posteriormente relatadas como resultados das ações desenvolvidas pelos mesmos. Além destas interpretações o papel do psicólogo dentro da mente dos indivíduos pode beneficiar o entendimento de patologias, pensamentos, dificuldades, e até mesmo traumas encontrados no dia a dia os quais podem ser minimizados com a ajuda destes profissionais.
O presente livro em questão aborda casos, situações, exemplos, sínteses, referencial teórico que beneficia o psicólogo e orienta o mesmo sobre suas ações e necessidade especifica as quais são cobradas dentro do profissionalismo desta profissão.
Através da leitura do livro foi possível situar-se em plena conexão entre o trabalho de um pesquisador, psicólogo, acadêmico e os temas mais relevantes dentro da psicologia social, as quais podem estar intimamente relacionadas com a nossa vida cotidiana e nos ajuda a encontrar respostas para diferentes tipos de situações que por ventura podemos vir a presenciar.
�
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MYERS. G. D; Psicologia. Ed. Gênio. 9° Ed. 2000.

Mais conteúdos dessa disciplina