Buscar

COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS

Prévia do material em texto

COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS, QUAIS E, PORQUÊ ACONTECEM
As complicações mais comuns nos procedimentos bariátricos e metabólicos são as fistulas e a embolia pulmonar (que é comum a muitas cirurgias e mais frequente em cirurgias ortopédicas do que as bariátricas). 
A principal complicação que é a fístula ocorre geralmente precocemente, nos primeiros dias e normalmente os pacientes ainda estão internados. Os sinais mais comuns são agitação, dor abdominal ou no ombro esquerdo e aumento da frequência cardíaca.
A Embolia pulmonar é rara, porém temida. Pode-se diminuir sua incidência com o uso de meias elásticas ou massageador de panturrilhas no intra e no pós-operatório imediato. Deve-se estimular a deambulação precoce e prescrever a fisioterapia motora já no pós-operatório imediato. O uso de anticoagulantes no pós-operatório é obrigatório por 10 dias após a cirurgia
Já as fístulas de maneira geral requerem reintervenção, seja por laparoscopia ou cirurgias abertas convencionais e recentemente até mesmo por endoscopia em casos selecionados. Outras complicações como sangramentos digestivos, intra-abdominais e até mesmo obstruções intestinais são menos frequentes ainda.

Continue navegando