Buscar

Externalidades na Economia

Prévia do material em texto

Externalidades
Externalidades é a ação de uma empresa com efeito positivo ou negativo, que vão além do seu cliente ou consumidor, atingindo pessoas que não fazem parte do processo, e são beneficiadas ou prejudicadas, por uma decisão que seu agente econômico escolhe. 
Existe vários tipos de externidades e de políticas que buscam resolver falhas do mercado. Exemplos de externalidade negativa.
Uma festa em um condomínio residencial cria uma externalidade negativa porque seus vizinhos são prejudicados pelo barulho. Os responsáveis pela festa não arcam com o custo total do barulho, e os perturbados pelo barulho tende a recorrer pelos seus direitos que o governo municipal oferece, que torna ilegal a perturbação da paz.
Suponha que a empresa X produza carros e caminhões. Suas externalidades vão desde os custos médicos dos mineradores que ficam doentes para extrair a matéria-prima dos veículos o ferro, para o aço da estrutura; o cobre, para a fiação elétrica etc. Até os custos médicos das pessoas que ficam doentes inalando a fumaça produzida pelo combustível consumido. Além disso, a poluição do mar ao transportar materiais importados de navio para a fábrica, o espaço público privatizado por cada veículo (o trânsito em São Paulo que o diga e muitas outras consequências, como a poluição gerada pelos automóveis.
Cigarros: Mesmo quem não fuma sofre com os efeitos da fumaça e de outras formas de poluição causadas pelo cigarro. As mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que ele contém contaminam o solo e a água.
As externalidades na maioria das vezes sofrem intervenções do governo, pois, é dever dele atuar quando a economia não consegue se ajustar por si própria e também tornar a concorrência mais justa e assegurar o direitos de todos de modo a evitar grandes crises.
Segundo N. Gregory Mankiwem seu livro Introdução a economia 2014, 184 “ o governo reage tentando influenciar essas decisões para proteger os interesses de terceiros prejudicados. 
Exemplos de externidades positivas 
Empresas também podem causar, “sem querer”, benefícios para outras empresas e população, que são chamados de externalidades positivas.
Organizações sociais, ao prestar serviços sociais, ONGs, associações, fundações e outras entidades fazem uma parte do trabalho do governo, diminuindo os gastos públicos.
Muitos estudos em universidades já relacionaram o maior grau de escolaridade com benefícios indiretos, como a redução da mortalidade infantil e da criminalidade.
Como as empresas podem ajudar a reverter as situações negativas causadas por suas mercadorias ou serviços oferecidos?
Um estudo sugere e justifica matematicamente que haja limitação para as externalidades negativas e que sejam bem definidos os direitos de propriedade para tentar “internalizar as externalidades”, segundo as palavras do autor. Também é interessante ouvir a opinião dos consumidores. Se você tem uma empresa, deixe uma caixa de sugestões na sede e nas lojas da empresa e um espaço especial para isso no seu site. 
Concluo então que conceito externalidade ocorre quando ações de um agente tornam a situação de outros agentes pior ou melhor, sem, que o agente arque com os custos ou seja compensado pelos benefícios que gera. Efeito direto das ações de um agente sobre outro.
 Segundo N.Gregory Mankiw em seu livro introdução a economia 2014, 184 
“o governo reage tentando influenciar essas decisões para proteger os 
interesses de terceiros que são prejudicados.”. 
 Segundo N.Gregory Mankiw em seu livro introdução a economia 2014, 184 
“o governo reage tentando influenciar essas decisões para proteger os 
interesses de terceiros que são prejudicados.”.

Continue navegando