Buscar

1537276529921_DISCURSIVA ATUAL DE PPP.doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
[...] a escola torna-se espaço privilegiado de produção e de transformação do saber sistematizado. As práticas e ações que a organizam devem ser eminentemente educativas, de forma a atingir os objetivos da instituição: formar sujeitos participativos, críticos e criativos. 
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre a administração escolar, explique de que forma a administração escolar contribui para os aspectos pedagógicos: 
R: A administração escolar pensada e organizada com foco no processo pedagógico e administrativo constrói uma identidade educacional integrada, vem contribuir para uma formação que possibilita o livre questionamento. A prática pedagógica e a administrativa quando voltada para o processo de ensino aprendizagem, superam a fragmentação da formação do ser humano, ou seja, ela fortalece a democracia e a cidadania na construção da gestão democrática escolar. (Livro-base, p. 77) 
Questão 2
O currículo é uma prática desenvolvida através de múltiplos processos e na qual se entrecruzam diversos subsistemas ou práticas diferentes, é óbvio que, na atividade pedagógica relacionada com o currículo, o professor é um elemento de primeira ordem na concretização desse processo.
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre currículo escolar, explique por que o currículo pode ser visto como instrumento da ação educativa:
R: Refere-se a toda forma de reflexão/ação que orienta a prática da escola para a formação do cidadão crítico e consciente, sendo um agente transformador da realidade social, ou seja, reflete na realidade histórica, cultural, nos processos didáticos e administrativo, isto é, na organização da escola para a prática educativa onde a educação deve ser ofertada com qualidade para todos os educandos. Pág. 62/ 63
Questão 3 
Parece que, quando tratados genericamente, ou seja, “a olho nu”, os termos administração e direção escolar se confundem; mas quando se trata de exigir rigor e especificidade, a direção se impõe como algo diverso da administração
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre a gestão escolar, explique qual é o papel do diretor na gestão democrática:
R: O papel do diretor é garantir o comprimento da função educativa que é a razão de ser escola, o diretor da escola é um educador antes de ser um administrador na qual lhe compete a responsabilidade máxima em relação a preservação do caráter educativo da instituição escolar. Cabe também organizar a participação da comunidade na escola propiciando o exercício da participação comunitária em uma gestão democrática. Pág. 44
Questão 4
O Projeto Político-Pedagógico de uma escola, para conseguir contemplar as referidas dimensões, precisa ter compromisso com a qualidade, enquanto um atributo que a leva a ser reconhecida, como uma instituição que se produz na tensão entre a repetição e inovação, isto é, entre a transmissão de conhecimentos historicamente construídos e a produção de novos conhecimentos/saberes. Por isso mesmo, considera-se que a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. [...] 
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre o significado do PPP, explique brevemente cada um dos termos que compõem o conceito do PPP: 1. Projeto; 2. Político; 3. Pedagógico.
R: Projeto: possui relação com algo a ser lançado para frente, que vai acontecer, que é antecipado.
Político: refere-se a busca pela garantia do compromisso com a formação cidadã.
Pedagógico: apresenta a necessidade de refletir a organização e a sistematização do processo educativo. Pág. 17 e 18
 
Questão 5
[...] o significado do termo planejamento é muito ambíguo, mas no seu trivial compreende a ideia de que sem um mínimo de conhecimentos das condições existentes numa determinada situação e sem um esforço de previsão das alterações possíveis dessa situação, nenhuma ação de mudança será eficaz e eficiente, ainda que haja clareza a respeito dos objetivos dessa ação.
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre a estrutura escolar, explique qual é a importância de definir as condições estruturais da escola:
R: É necessário, definir a posição da escola em seu contexto geográfico, a situação econômica, cultural e social dos estudantes pode oferecer à comunidade. 
As condições físicas, materiais e pedagógica indica, as prioridades e carências existentes na instituição. A partir delas são definidas as formas de administrar os recursos financeiros e pedagógicos necessários para manutenção e melhoria da escola, como reparos na estrutura física, livros, equipamentos, cursos, seminários, merendas, convênios, entre outros. (Livro-base, p. 57)
Questão 6
Autonomia significa gestão democrática construída por meio do conselho escolar, do Projeto Político Pedagógico como expressão da cultura e da comunidade escolar. Tal mudança só será possível se todos os segmentos da escola buscarem a efetiva participação. Uma das primeiras lutas, nesse processo, refere se à garantia do direito à educação.
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre instâncias colegiadas, explique o que é e para que serve o Conselho Escolar:
R: Conselho Escolar é um dos órgãos máximos de direção do estabelecimento de ensino, é um instrumento de gestão colegiada e de participação da comunidade escolar, numa perspectiva de democratização da escola pública sem vínculo político-partidário, religioso, racial, étnico, ou seja, o conselho escolar é de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais nacionais e estaduais a qual pertence. (Livro base, p.86):
Questão 7 
A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso de formar cidadãos capazes de participar da vida socioeconômica, política e cultural do país relacionam-se estreitamente a formação (inicial e continuada), condições de trabalho (recursos didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação integral à escola, redução do número de alunos na sala de aula etc.), remuneração, elementos esses indispensáveis à profissionalização do magistério.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre os aspectos que englobam a interdisciplinaridade, que permeia o trabalho docente e a construção do PPP conceitue, com suas palavras, “concepção cidadã” e “concepção da diversidade”:
R: Concepção cidadã todos os seres humanos têm os mesmos direitos e deveres. A escola deve propor aos seus educandos princípios básicos, ou seja, a busca pela justiça social. Concepção da diversidade é um fato normal e a escola deve estar preparada para lidar com essa situação, garantindo tolerância e respeito a todos os indivíduos que compõem o espaço escolar. Pág. 37
Questão 8
“[...] uma sociedade autoritária, com tradição autoritária, com organização autoritária e, não por acaso, articulada com interesses autoritários, orienta-se numa visão oposta à democracia”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre os princípios democráticos, pautados na LDB 9394/96, descreva sobre os aspectos norteadores do PPP:
R: Princípio, igualdade de condiçõespara o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber e destaca também o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, bem como o respeito a liberdade e apreço a tolerância, como princípios norteadores do PPP. Pág. 41 e 42
Questão 9
O conhecimento escolar é dinâmico e não uma mera simplificação do conhecimento científico, que se adequaria à faixa etária e aos interesses dos alunos. Daí a necessidade de se promover, na escola, uma reflexão aprofundada sobre o processo de produção do conhecimento escolar, uma vez que ele é, ao mesmo tempo, processo e produto. A análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento es colar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre a concepção que embasa o PPP, explique porque ele é um documento dinâmico: 
R: O PPP de cada escola deve refletir seu trabalho interno e as articulações entre suas instâncias que fazem parte do contexto escolar. Dessa forma, é possível entender que o PPP vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e/ou realizadas, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinações legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade. Ele deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar. (Livro-base, p. 38)
Questão 10
Buscar uma nova organização para a escola constitui uma ousadia para educadores, pais, alunos e funcionários. Para enfrentarmos essa ousadia, necessitamos de um referencial que fundamente a construção do projeto político-pedagógico. A questão é, pois, saber a qual referencial temos que recorrer para compreensão de nossa prática pedagógica.
Considerando essas afirmações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, sobre os princípios norteadores necessários para a construção do Projeto Político-Pedagógico, explique em que consistem os princípios da integração e do consenso: (Livro-base, p. 39)
R: Princípio de integração seria entre a prática e a teoria, sendo que não podemos nos fixar somente nesta última, uma vez que ela é objeto intrínseco da escola, devemos nos debruçar sobre a integração entre os profissionais de diferentes segmentos e, por último, a integração entre a escola e a comunidade.
Princípio de consenso seria uma ingenuidade pensarmos que as decisões serão unânimes, a resolução das questões polêmicas se dará por votação, atendendo de forma parcial os envolvidos, sendo a garantia da participação de todos na busca de uma solução que atenda às vontades, aos desejos e às necessidades da maioria.

Continue navegando