Buscar

resumo linguistica AS CONTRIBUIÇÕES DE SAUSSURE E CHOMSKY PARA OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS.

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Rua João Gualberto Pereira do Carmo, 113 – Ponta Verde – Maceió-AL – CEP: 57035-270
CNPJ: 10.825.373/004-06/Telefone: (82) 2126.6264
ALUNO: Anderson Silva de Oliveira
AS CONTRIBUIÇÕES DE SAUSSURE E CHOMSKY PARA OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS.
O resumo construído procura refletir sobre a importância da contribuição da teoria de Saussure e Chomsky sobre a formação da linguagem dentro dos desenvolvimentos dos estudos modernos.
Toda a curiosidade pelos estudos da linguagem vem de tempos passados. Passando por um processo de mudanças devido o surgimento de novos pensamentos teóricos, os fenômenos linguísticos vêm ganhando novas formas de pensar transformando-se em conceitos científicos.
Tratar a concepção de Ferdinand Saussure é entender a língua dentro de uma modernidade. Ele vem expor sua ideia sobre língua e linguagem a partir de seus seguidores. Charles Bally e Albert Sechehaye. As mudanças acontecidas na linguística vêm ser para Saussure um sistema que se relaciona com outros elementos em um processo sincrônico, limitava-se apenas pelo o estudo da palavra, Chomsky apresenta as línguas naturais e o entendimento dela como um conteúdo mental, tratando-a com um sistema iniciando na mente humana com instrumento indispensável para a interpretação e expressão linguística com a elaboração do estudo sincrônico (língua estudada a partir de um processo histórico) a linguística é sustentada por base empírica condicionando-as a uma ciência sincrônica no processo da linguagem. O entendimento da fala visto do lado estruturalista não é tido com importância, sendo a língua o objeto de estudo, procurando descrever as diversidades da linguística.
Saussure enfatizava a sincronia descritiva tratando a língua como objeto de valor estabelecendo diferença com a fala. Ele trouxe considerações de que a língua é um sistema abstrato. Para ele, a fala está condicionada a escolha do falante e que a língua é a ferramenta para a fala estando ela dentro de cada cérebro humano.
Dentro de suas estruturas, Saussure contribuiu a linguística como parte semiótica (ciência que estuda os signos). Tendo a língua como um sistema de signos (significado) e imagem acústica (significante) propondo a ideia de a língua ser imotiva. A presenta também que a língua possui formas de se organizar no mundo já que possuem significado diferente que podem variar de uma cultura pra outra.
Outra contribuição de Saussure está na linearidade do significante por se tratar da sequência das unidades que se organizam um enunciado. As unidades são fonemas atualizados na fala.
Ele apresentou que os signos não podem ser mudados, mais que podem ser alterado de acordo com as condições históricas. Uma criança, por exemplo, é acostumada a aprender a língua de uma determinada comunidade em que vive. As línguas se combinam e produzem formas.
A respeito das contribuições de Chomsky no segmento gerativista, ele apresentou as línguas naturais e o entendimento dela como um conteúdo mental, tratando-a com um sistema surgido na mente humana tido como um instrumento indispensável para interpretação e expressão da linguística. Ele tratou os princípios inatos como universal, argumentando que uma criança nasce com os princípios linguísticos dos pais independente de nacionalidade.
A teoria gerativa procurou estudar a fala nativa. Chomsky acreditava que a linguagem inicial das crianças não varia e tem seu início considerado biológico. As frases podem ser consideradas infinitas. Chomsky procurou mostrar que um falante pode produzir frases novas. 
Essa teoria por esta r ligada a um processo psicológico tem por base uma estrutura sintática que procura compreender a produção dos aspectos semânticos.
Chomsky vem apresentar a ideia de que a mente está ligada a um sistema de criatividade humana. A possibilidade de inato defendida por ele, a mostra que até uma criança sem bases sociais tem a capacidade de aprender a linguagem universal.
Em suas defesas, Chomsky valorizava os aspectos sintáticos e gramaticais da língua tendo mentalismo como foco nos estudos. Ele apresentou que cada falante possui um conhecimento linguístico ilimitado, que dão a eles a capacidade de reconhecer enunciados. Procurou também diferenciar a língua da fala.
Em sua concepção uma criança carrega em sua genética uma bagagem de gramática sujeita à todas as línguas, ou seja, a universabilidade gramatical na mente desde o nascimento. A criança processa e modifica a gramática universal pelas operações mentais dentro da aquisição da linguagem.
Todas as contribuições do pensamento Saussuriano e Chomskyniana, são de significância para a continuidade do estudo linguístico Todas as concepções apresentadas pelos linguistas foram de grande importância para a aceitação dos estudos científicos na área da linguística possibilitando a renovação dela.

Continue navegando