Buscar

Aspectos Históricos da Modernidade, Ética Contemporânea, Instituição Família e Patrística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De um modo geral, podemos dizer que modernidade é um conjunto de modificações na estrutura social e econômica do Ocidente, a partir de um processo de racionalização da existência. Diversos aspectos históricos contribuíram com tais alterações e provocaram outras concepções epistemológicas e científicas. Sobre os aspectos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao longo da modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as Grandes Navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade de questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da história.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
(     ) A decepção com relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
(    ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão, que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
(    ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
(    ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	I - IV - III - II.
	3.
	O conceito de instituição social é um tema amplo. Tem muitos significados e sentidos, representando uma variedade de exemplos concretos ou abstratos como família, governos, igrejas, associações, entidades, grupos sociais e classes sociais. É dentro das instituições sociais, como família, sociedade civil e Estado, que a liberdade se realiza eticamente. Acerca da instituição família, analise as afirmativas a seguir:
I- Os direitos e deveres dos pais e filhos não precisam ser discutidos e revistos, afinal a instituição família permanece a mesma desde a modernidade.
II- As discussões sobre dominação e minorias sociais chama a atenção para reflexões dentro do próprio casal, como novas formas de relacionamento.
III- A libertação da mulher se faz pela troca de papéis, aprisionando a liberdade masculina, garantindo a execução da ética atual.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	A Patrística é um movimento filosófico cristão ocorrido na Idade Média, que discutia as verdades da fé do cristianismo, e foi desenvolvido pelos Santos Padres da Igreja Católica. Um destes expoentes foi Santo Agostinho. Sobre este filósofo e padre, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das reflexões de Santo Agostinho diz respeito a indicar a vida humana como ensaio para uma vida posterior na cidade divina. Assim, não se deve fazer ao outro o que não se deseja para si, pois amar ao próximo é amar a Deus.
(    ) Para Santo Agostinho, a política deve ser exercida a partir de interesses da coletividade, garantindo os valores humanos que preservam a vida, criação maior de Deus e que garante a dignidade humana.
(    ) O homem público, conforme o entendimento político de Santo Agostinho, não deve se deixar levar pela bondade divina. Ele deve ser conduzido pelos valores da coletividade e pela sua individualidade.
(    ) Conforme o pensamento agostiniano, são as escolhas humanas que concretizam ou não a possibilidade de se fazer o bem ou o mal, garantindo sua liberdade de opção e fundamentando suas escolhas éticas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	De um modo geral, podemos dizer que modernidade é um conjunto de modificações na estrutura social e econômica do Ocidente, a partir de um processo de racionalização da existência. Diversos aspectos históricos contribuíram com tais alterações e provocaram outras concepções epistemológicas e científicas. Sobre os aspectos históricos, analise as sentenças a seguir:
I- Ao longo da Modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
II- As atividades artesanais cresceram neste período, e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as Grandes Navegações.
III- As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das Cruzadas.
IV- O feudalismo se consolidou como modelo econômico, pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O mundo atual é marcado por paradoxos, contradições e desafios que são amplamente questionados na perspectiva ética contemporânea. Podemos citar os problemas ambientais, as desigualdades sociais, as crises econômicas, as guerras, a má distribuição dos benefícios da tecnologia e da ciência. Acerca da ética neste período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas situações obrigam um posicionamento individual acerca de algumas questões, e os princípios éticos nos dão este suporte para nos situarmos no mundo.
II- A principal característica deste contexto civilizatório é o questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. 
III- Os princípios éticos não possuem relação com o sentido e a finalidade da vida, ou mesmo do sentido coletivo das condições de existência humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	Há diferenças entre o sentido de alteridade e de altruísmo. O primeiro conceito indica que devemos compreender as diferenças, por exemplo, se uma pessoa se casa e ambas expressam preceitos religiosos diferentes, o casal em questão deve respeitar e tolerar o outro. Já o conceito de altruísmo indica tratar-se de um comportamento encontrado nas pessoas. Como exemplo, podemos afirmar: Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade. Sobre o altruísmo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O altruísmo diz respeito ao sacrifício, à necessidade de sacrificar seus interesses em prol de interesses de outros.
	 b)
	O altruísmo está restrito às instituições de caridade e grupos com objetivos de solidariedade apenas, e não para ações cotidianas.
	 c)
	O altruísmoé uma das máximas do cristianismo e significa seguir a Deus acima de todas as coisas.
	 d)
	A solidariedade está de acordo com os princípios do altruísmo, pois está na esfera das ações que se voltam ao bem-estar dos outros e não ao bem-estar individual.
	8.
	O achado arqueológico encontrado na Mesopotâmia em 1879, conhecido como Cilindro de Ciro revelou-se como a primeira declaração dos direitos humanos. Nela o Rei Persa Ciro II ordenou gravar formulações humanísticas, liberdade de crença religiosa bem como abolição da escravatura. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas sociedades antigas, predominava a noção de sociedade estamental, ou seja,  cada indivíduo  tem uma posição e uma função definida. A posição social é determinada pela hereditariedade. A estrutura é estática (não há mobilidade social) e hierárquica, sendo vinculada às atividades econômicas.
	 b)
	A invenção da escrita permitiu ao homem registrar e difundir ideias, descobertas e acontecimentos. Esses fatores são responsáveis por progressos científicos e tecnológicos. Contudo, essas civilizações da antiguidade se perpetuavam sobre a égide da dominação.
	 c)
	Apesar da menção ao referido achado arqueológico estar correta, nele não constam textos sobre direitos humanos, pois estas declarações vieram a público apenas na Modernidade, cume das revoluções ocorridas na Europa.
	 d)
	O texto gravado no referido cilindro foi traduzido pela ONU em 1971.
	9.
	Novas formas de comunicação foram estabelecidas a partir da contemporaneidade, baseando-se no entendimento de um ser concreto, real e histórico. Estas novas formas resultam na construção da consciência moral. Sobre estas considerações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As definições de conduta ocorrem a partir de consensos estabelecidos pelos homens por meio do diálogo.
(    ) A ética na contemporaneidade se define a partir da coletividade, no pensamento do bem comum, nas virtudes sociais.
(    ) O dever ético baseia-se nas responsabilidades individuais e coletivas, embora muitas vezes o individual se sobressaia nos dias de hoje. 
(    ) As instituições históricas, como família, sociedade civil e Estado, garantem a realização da ética individual.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	A expansão da Igreja Católica fez com que o cristianismo adotasse concepções éticas. A noção de dever denota a influência da Igreja na política, que culminou com a consolidação do cristianismo. Este, por sua vez, introduziu diversas abordagens relativas ao preceito religioso, não abandonando certos princípios políticos em sua abordagem. Sobre esse conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.

Outros materiais