Buscar

INFLAMAÇÃO AGUDA

Prévia do material em texto

Vittoria Marrone
2
 		 INFLAMAÇÃO AGUDA 
INFLAMAÇÃO AGUDA: Ocorre a proliferação, abundância e predomínio de neutrófilos, devido às alterações vasculares e a exsudação. Para que ocorrer deve haver mediadores químicos (mediadores da inflamação) 
ETAPAS DA INFLAMAÇÃO
Agente Patogênico: responsável pela etapa indicativa. Vai gerar a liberação de mediadores químicos, ativando a alteração vascular, ocorrendo a vasodilatação e aumento da permeabilidade. 
Além disso, esses mediadores promovem a exsudação do plasma e de células, fazendo com o que os leucócitos saiam do sangue para o tecido. Uma vez no interstício, ele vai migrar até o foco inflamatório e sua função lá e destruir o que está causando a inflamação. Se ocorrer essa destruição, o mediador passa a produzir mediador anti-inflamatório 
Citocina
Histamina 
Substância P
Mediadores produzidos pelas proteínas plasmáticas são:
Sistema Completo
Sistema Cininas
Algumas substancias do sistema coagulação(plasma)
Mediadores Aminas Vasoativas: 
Histamina: Promove a vasodilatação das arteríolas e aumento da permeabilidade das vênulas. Encontrado mais rico nos Mastócitos. Liberada quando o mastócito sofre uma estimulação. Está no processo inicial da inflamação.
Serotonina: Está relacionada com o aumento da permeabilidade vascular. Encontrado nas plaquetas e nas células cromoafins da região intestinal. Para serem liberadas as plaquetas devem sofrer agregação e isso se deve quando sofrem ação do colágeno, da trombina no sistema de coagulação.
** Toda a inflamação se inicia com as alterações vasculares, e essas são mediadas pela liberação de histamina. E pode se sustentar por meio da liberação de serotonina.
Sistema Complemento: Também é um mediador da inflamação. Atuam tanto na resposta imune inata quanto na resposta imune adquirida. Só funciona com a ativação do complemento C3(por três vias: clássica, alternativa e lectina).
É quem mantem a vasodilatação após a liberação da histamina a partir dos fragmentos do sistema complemento. Os fragmentos fazem com que o mastócito continue sendo degranulado e liberando histamina, fazendo com que ela fique durante o todo o processo inflamatório: vasodilatando e aumentando a permeabilidade vascular.
Complemento A: Participa diretamente na instalação da inflamação. Os complementos C3A e C5A, são responsáveis pelo processo vasodilatação e da permeabilidade vascular. Além disso, a C5A ainda promove a adesão, quimiotaxia e a privação leucocitária( se liga ao leucócito e encaminha o leucócito até o local da inflamação)
Cascata de Coagulação: A formação de trombina tem a função inflamatória, e quando ela transforma fibrinogênio em fibrina é formado o fribrino-peptídeo que tem a função de aumentar a permeabilidade vascular e agir como substância quimiotática. E depois de formada, ela também promove a adesão dos leucócitos ao endotélio vascular e auxilia na proliferação dos fibroblastos.
Prostaglandina e Leucotrienos: Mantem a inflamação até o final 
Fator de Agregação: Tem função na inflamação de quimitatico, que aumenta a adesão dos leucócitos ao endotélio do vaso do vaso e promove os fluxos oxidativos na fagocitose 
Fator de Ativação Plaquetária: Age no inicio da inflamação, na quimiotaxia e no final da inflamação.
Quimiocinas: induz os leucócitos até o foco inflamatório, é exclusivamente quimiotático. 
Óxido Nítrico: Inicio da inflamação-Vasodilatador, Final da inflamação - mas tem uma função que contrapõe a ação plaquetária. Podem gerara a diminuição ou inibição da agregação plaquetária, se ele inibe a agregação, inibe a liberação de serotonina, limitando os mediadores da inflamação. 
** Fator de Agregação, Citocinas, Quimiocinas e Óxido Nítrico; são os mesmo mediadores que causam a inflamação e encerram a inflamação.
ENCERRAMENTO 
Regeneração 
Cicatrização

Continue navegando