Buscar

desafio zooterapia

Prévia do material em texto

,
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo: 
Curso de Pedagogia Licenciatura
Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem
 Redes sociais e Telecomunicações
(Zooterapia)
 Terapia assistida por animais aplicada em Instituição de Ensino
		Tutora online: 
		
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do projeto da terapia Assistida por animais trata-se de uma elaboração de um projeto na escola para implantação da zooterapia.
O projeto têm como finalidade a inserção da zooterapia no cotidiano escolar e têm seu foco na utilização de animais domésticos no cotidiano de crianças com necessidades especiais e défices diversos. 
Com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social em relação ao desenvolvimento da criança na sua fase educacional tem de ajudá-la a melhor compreender o mundo em mudança a sua volta. Além de aproximação afeto familiar que traz um vinculo maior para seu relacionamento afetivo.
PASSO 1Endereços de sites usados na pesquisa sobre Zooterapia :
http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2012/09/zooterapia-caes-cavalos-peixes-aves-e-repteis-tratando-enfermidades.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/
http://www.nossamatilha.com.br/mypoint/jusantin/p_como_a_presenca_de_um_cao_em_sala_de_aula_pode_ajudar_na_educacao_de_criancas_animais_nas_escolas_educacao_humanitaria_zooterapia_usp_pirassununga_fmvz_5670.aspx
Objetivos da terapia assistida por animais (ZOOTERAPIA)
A Zooterapia, ou atividade e terapia assistida por animais (T.A.A.), atua como facilitador do ensino e aprendizagem além de estimulador de atividades físicas e terapêuticas.
É indicada principalmente para crianças portadoras de paralisia cerebral, esquizofrenia, síndrome de down, autistas, deficientes visuais, traumatizadas e com dificuldade de aprendizagem (indisciplinados e hiperativos).
O principal animal utilizado é o cachorro. Por ser fácil de adestrar e já possuir grande afeto por seres humanos. Mas, também é muito utilizado o cavalo, pássaros e outros animais que não ofereçam riscos.
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais
Segundo a Professora Maria de Fátima, da Faculdade de Medicina Veterinária da USP:
"O cachorro consegue tornar o mundo exterior mais atraente para o autista. Colocamos o paciente para observar a orelha, a pata, a abraçar o cão. Pacientes com Síndrome de Down e diversas outras síndromes também podem passar pela zooterapia.
Estimulamos movimentos, a criança joga a bola para o cão, levanta os braços, mexe nas articulações das mãos. Os deficientes conseguem fazer esses movimentos brincando, o que é uma superação. Os cães maiores podem funcionar como aparelhos, o paciente deita com o cão, abraça o cão. Trabalhamos com presilhas de cabelo, para estimular a habilidade motora fina das crianças, que prendem esses objetos nos animais".
	
	
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais
Os riscos que a zooterapia poderia exercer são os contágios de doenças e possíveis ataques. 
Porém, os animais usados nessas terapias são escolhidos e avaliados por veterinários e responsáveis. Utilizando somente animais calmos, adestrados e saudáveis.
Já os benefícios são inúmeros. 
Exemplos:
 Estimula a interação social;
 Facilita o aprendizado como a leitura, memorização e concentração;
Ajuda na superação de traumas;
Melhora o sistema imunológico;
Acalma, diminuindo o estresse e ajudando no tratamento de depressão;
Resgata a autoestima e autoconfiança
Melhora a capacidade motora, cognitiva e sensorial.
	
		
PASSO 2
	Nome da Escola: Escola de Educação Fundamental Cantinho de Luz
	Ano ou Série: 1ª Série
	Número de Alunos: 21
	Meninos: 9
	Meninas: 12
	Descrição do perfil da Turma
	É uma turma bastante agitada, foram percebidos problemas de concentração, agressividade e dificuldades motoras. 
	
	
	
	
	
	
	
	
PASSO 3
Bom, eu sou a professora Tuani, a 2 anos que estou dando aula na Escola Cantinho de Luz. Dou aula a primeira série do ensino fundamental, minha sala tem 21 alunos, 12 meninas e 9 meninos. E hoje vou trabalhar com os meus alunos a Zooterapia, que já faz alguns meses que estamos praticando esse trabalho em sala de aula, pelo menos uma vez por semana. 
Antes de nos começarmos a ter aulas com animais presentes em sala, nos mostramos aos nossos alunos como seria essas aulas através de vídeos e depoimentos e eles ficaram impressionados com esse novo mundo em sala.
Em minha sala dentro desses 12 alunos que tenho a Mariana Oliveira, a Mari, como todas chamam ela, é uma criança especial por ter uma Síndrome de Down, onde ela precisa de uma atenção especial, por ela demorar mais para ler, escrever e entender sobre os assuntos que são abordados em sala de aula, temos que sempre estar auxiliando a Mari na hora da merenda e no banheiro. E por esse e outro motivos, pensando nesses alunos especiais e em todos em geral, que passamos a trazer a Zooterapia para sala de aula, que é uma terapia de animais presente em aula para estimular e desenvolver crianças com todos os tipos de dificuldades para aprendizagem.
Nós trouxemos para sala cachorros de pequeno e grande porte, são animais treinados para esse tipo de terapia. Para Mari ela já escolheu o deu amigo que mais chamou atenção, o Greg, ele é um cachorro da raça Golden, desde o começo dessa terapia em aula, ela ficou muito ligada a ele, e desde o começo desta ligação notamos a evolução imensa da Mari, ela começou a ficar mais independente e começou a se desenvolver mais para escrever e prestar mais atenção em aula e dedicar mais a cada dia, e a terapia om animais ajudou ela também a de aproximar de seus colegas de aula.
E a Mari, bom, é só notícias boas, ela melhorou até na sua alimentação, agora ela quer comer sozinha, escolher o que vai comer, e até para ir no banheiro ela já está começando a ir sozinha, para nós, é muito gratificante.
PASSO 4
Cada aluno tem sua individualidade, ou possui algum tipo de dificuldade, seja de aprendizagem, relacionamento com colegas ou mesmo na genética. Porém, nós como professores, devemos com um olhar atento perceber qual a dificuldade de cada criança.
Prestando atenção nos meus alunos, que estão em sala de aula, no qual convivo diariamente percebo que algumas crianças precisam de uma atenção pedagógica para aprender e além dessa atenção na escola é preciso que os pais participem junto, que a escola seja a extensão da sua casa, para juntos sempre procurar visar a proteção das crianças, como é previsto em lei.
O aluno Vinicius é uma criança amável, e muito esperto, se comunica bem, por se hiperativo, ele logo se dispersa das atividades que lhe é dada, não consegue ficar muito tempo em um lugar só, sempre andando de um lado para o outro dentro da sala de aula, e no recreio sempre brigando com alguns colegas, não demonstra afeto pelos mesmos. Em casa sua mãe disse que o Vinicius é impaciente, não obedecendo e as vezes agressivo com ela, porém é uma criança inteligente e apesar de se dispersar durante as atividades propostas aprende com facilidade.
A aluna Natiele, nasceu prematura e ao nascer engoliu água do parto, por isso seu lado esquerdo do cérebro não manda sinais para o lado direito do corpo, fazendo com que ela não se mova bem no lado direito do corpo.
Ela é uma criança bem ativa e amável com todos, demonstrando atos de carinho, inteligente e bem falante, apesar de sua mãe ser muda e seu pai falar pouco e baixo, são pais participativos, procurando sempre incentiva-la em casa também.
Em toda a turma, que é composta por 21 alunos, tem somente esses dois que necessitam de atenção pedagógica, os pais que todos os alunos são bem participativos, procurando sempre estar presente, visando o bem-estar e o desenvolvimento dos filhos.PASSO 5
Dado o problema da turma, concluo que o animal adequado para os nossos alunos com suas dificuldades, seria sim o cão, pois por ser um animal dócil e fácil de lidar, pois a relação entre cães e humanos é muito positiva.
Como existem cães extremamente treinados sabendo dar e receber carinho, para crianças com dificuldades como as de nossa turma. Quando entramos na sala podemos ver que nosso amigo cão tem o poder de transformar o ambiente escolar, o que eu avalio de mais positivo é a alegria que ele consegue despertar nas crianças.
PASSO 6
Defino então que o objetivo é de acalmar nosso aluno que é muito esperto, porém hiperativo, buscando encontrar afeto para com os colegas, partindo primeiramente do cão.
Assim também com nossa aluna Natiele, podendo auxiliar na sua locomoção, e contato com os colegas.
CONCLUSÃO
Concluímos com este trabalho, a evolução de nossos alunos através desta experiência da Zooterapia (terapia assistida por animais) como um estimulante a coordenação motora, a aprendizagem, e a como se comportar com os outros colegas em atividades em sala de aula. Tanto para eles, como para nós, a cada semana é como se fosse uma experiência única, vemos a melhoria deles através dessa técnica, buscada pela nossa escola.
Somos levados a acreditar que essa terapia com esses animais é muito importante para nossos alunos, eles aprendem a se concentrar melhor e a como ser companheiro, percebemos que ficamos felizes e satisfeitos com seus desenvolvimentos. 
É imprescindível que todos se conscientizem de que temos crianças que precisam de atenção, de compreensão e carinho, e que o nosso dever como professores é sempre buscar mais e o melhor para aprendizagem e evolução dos nossos alunos 
 
REFERÊNCIAS 
http://www.nossamatilha.com.br/
http://www.portaleducacao.com.br/
http://www.cachorrogato.com.br/
http://www.folha.uol.com.br/
http://redeglobo.globo.com/
https://www.youtube.com

Continue navegando