Buscar

Questões sobre Direito Internacional Público

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408443905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoa de direito internaciional.
		
	
	Ambas as alternativas são verdadeiras.
	
	Apenas a primeira alternativa está correta.
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
	
	A segunda alternativa está correta.
	
	A primeira alternativa está correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408446307)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/ PROC FED/ 2006) Acerca do costume internacional, julgue os itens subseqüentes.
		
	 
	__ O elemento material do costume internacional revela-se exclusivamente por meio do modo de proceder, necessariamente positivo, ante determinado contexto, ao longo do tempo.
	 
	__ Segundo precedente da Corte Internacional de Justiça, o transcurso de um período de tempo reduzido não é necessariamente, ou não constitui em si mesmo, um impedimento à formação de uma nova norma de direito internacional consuetudinário.
	 
	__ Uma regra costumeira internacional pode ser criada por vontade unilateral de um Estado.
	 
	__ Os Estados soberanos e as organizações internacionais são sujeitos de direito internacional público reconhecidamente aptos a produzir regras de costume internacional.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408884364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais.
	 
	O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro.
	
	Conforme a jurisprudência do STF, tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem, no direito brasileiro, status hierárquico de norma supraconstitucional.
	
	No Direito Internacional Público os indivíduos, as empresas e as organizações da sociedade civil possuem personalidade jurídica.
	
	A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de impor-se até mesmo para Estados, dotados de soberania, com superioridade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408883580)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça sobre o caso Bernadotte (1949) ficou assentado que:
		
	
	a ONU não tem legitimidade para proteger seu funcionário contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	só o Estado patrial do funcionário tem legitimidade nessa mesma hipótese.
	 
	tanto o Estado patrial de um funcionário das Nações Unidas quanto a própria organização têm, em princípio, legitimidade para protegê-lo contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, não for membro das Nações Unidas.
	
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, for o próprio Estado patrial do funcionário das Nações Unidas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408979435)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São Fontes do Direito Internacional Público aquelas estabelecidas a fim de produzir as normas que ordenarão o cenário jurídico internacional. Em outras palavras, é a fonte que faz nascer a norma. O Direito Internacional Público tem suas fontes sistematizadas no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, sediado em Haia, nos Países Baixos. Recentemente, alguns especialistas entendem que outras figuras têm servido como fonte de direito internacional, como por exemplo os atos unilaterais dos estados, mas prevalece o entendimento de que os dispositivos contidos no artigo citado acima ainda são predominantes e suficientes na criação do direito no plano internacional. Importante frisar que não existe hierarquia entre as fontes. O fato de uma ser mais utilizada que a outra em determinada época depende do momento e das preferências entre estados e organizações internacionais. De acordo com o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do Direito Internacional as convenções internacionais,
		
	 
	Todas as afirmativas estão incompletas.
	 
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, as decisões judiciais e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda, a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais.
	
	o costume, princípios gerais do direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciais e a doutrina.
	
	1a Questão (Ref.:201409003929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(IX EXAME UNIFICADO OAB) Considere como se fosse verdadeira a seguinte narrativa: foi constatado este ano que na Penitenciária Anhanguera os presos estão sofrendo diversas formas de maus tratos ¿ incluindo violência física. Você foi procurado por um grupo de familiares que lhe disse ter boas razões para achar que medidas judiciais no Brasil podem ser inócuas no prazo desejado e, por isso, consultaram-no sobre a possibilidade de submeter o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Considerando as regras de funcionamento desta Comissão, você deve informá-los de que
		
	
	a CIDH pode receber a denúncia mas apenas se forem feitas petições individualizadas, relatando a violação sofrida por cada uma das vítimas e relacionando-as com os direitos previstos na Convenção Americana.
	
	a CIDH pode receber a denúncia e, se considerar que há situação de gravidade e urgência, pode encaminhar diretamente o caso à Corte Interamericana de Justiça que poderá ordenar a medida provisória que julgar necessária à cessação da violação.
	
	a CIDH não é competente para receber esta denúncia uma vez que a violação de normas jurídicas, tal qual a Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura (ratificada pelo Brasil em 1989), deve ser julgada diretamente pela Corte Interamericana de Justiça.
	 
	a CIDH pode receber a denúncia e, se considerar que há situação de gravidade e urgência, pode instaurar de ofício um procedimento no qual pode solicitar que um estado adote medidas cautelares de natureza coletiva para evitar danos irreparáveis às pessoas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408446505)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE - 2009 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz)-Considere que os Estados A, B e C tenham assinado um tratado sobre cooperação em matéria científica. No tratado constava cláusula segundo a qual o instrumento somente entraria em vigor quando todos os Estados signatários o ratificassem.Os Estados A e B ratificaram-no, mas o Estado C, não. Nessa situação, os Estados A e B :
		
	 
	C) podem cobrar do Estado C que não frustre o objeto e a finalidade do tratado.
	
	A) Podem cobrar do Estado C a ratificação do tratado.
	
	D) podem exigir do Estado C que transforme o tratado em lei interna antes de ratificá-lo.
	
	E) não podem cobrar do Estado C nenhuma obrigação, pois este goza de autonomia absoluta nessa questão.
	
	B) podem cobrar do Estado C que respeite o preâmbulo do tratado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409004287)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(I EXAME UNIFICADO) Com relação à ONU, assinale a opção correta.
		
	
	Principal órgão da ONU, a Assembleia Geral é composta de todos os membros da organização, tendo cada Estado-membro direito a apenas um representante e um voto.
	 
	O secretário-geral da ONU, eleito pelo Conselho de Segurança mediante recomendação dos seus membros permanentes,tem o dever de atuar em todas as reuniões da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela, além de desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas por esses órgãos.
	
	O Conselho de Segurança da ONU compõe-se de cinco membros permanentes e de dez membros não permanentes, todos indicados pelo próprio Conselho, devendo estes últimos cumprir mandato de dois anos.
	
	Poderão ser admitidos como membros da ONU todos os Estados que o desejarem, independentemente de condições de natureza política ou de qualquer outro teor.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408446380)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	( TRT 15R - 2008 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho - Prova 1 ) Considerando o tratamento diferenciado concedido à diplomacia e ao serviço consular, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	E) os agentes diplomáticos e os membros da repartição consular não estão obrigados a prestar depoimento como testemunha.
	 
	A) É função do diplomata representar o Estado de origem, assim como proteger os interesses deste e dos seus nacionais perante o Estado estrangeiro;
	 
	C) Detenção ou prisão e o Estado em que exerce a função diplomática tratá-lo-à com o devido respeito e adotará todas as medidas adequadas para impedir qualquer ofensa à sua pessoa, liberdade ou dignidade;
	 
	B) É função do consulado fomentar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas, culturais e cientificas entre o Estado que envia e o Estado receptor e promover ainda relações amistosas entre eles;
	 
	D) A imunidade de jurisdição dos funcionários consulares não se aplica para o caso de ação civil proposta por terceiro como conseqüência de danos causados por acidente de veiculo, ocorrido no Estado receptor;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409004451)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca de tribunais internacionais e de sua repercussão, assinale a opção correta.
		
	
	O Estatuto de Roma não permite reservas nem a retirada dos Estados-membros do tratado.
	
	O § 4.º do art. 5.º da Constituição Federal prevê a submissão do Brasil à jurisdição de tribunais penais internacionais e tribunais de direitos humanos.
	
	O Tribunal Penal Internacional prevê a possibilidade de aplicação da pena de morte, ao passo que a Constituição brasileira proíbe tal aplicação.
	 
	O Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, estabelece uma diferença entre entrega e extradição, operando a primeira entre um Estado e o mencionado tribunal e a segunda, entre Estados.

Continue navegando