Buscar

TRAB FÁBRICA

Prévia do material em texto

Centro Universitário IESB
IMPLEMENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DO LAYOUT DE UMA FÁBRICA DE COSMÉTICOS NA REGIÃO DO DISTRITO FEDERAL
Brasília- DF
2018
IMPLEMENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DO LAYOUT DE UMA FÁBRICA DE COSMÉTICOS NA REGIÃO DO DISTRITO FEDERAL
Trabalho referente à disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, como requisito de avaliação do 2º Bimestre, do 3º Semestre de Administração do IESB. 
Brasília- DF
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................. 1
Características do Produto ............................................................................... 1
 2.1. Localização ............................................................................................. 1
2.2. Ramo de Atividade ................................................................................. 1 2.3. Portfolio de Produtos .............................................................................. 1
 2.4. SCM ........................................................................................................ 1
2.4.1. Fornecedores Reais ........................................................................ 1
2.4.2. Formas de Venda ........................................................................... 1
 3. Primeira Previsão de demanda .......................................................................... 1
3.1. Preparação do estoque para a primeira previsão de estoque ..............1
 4. Estratégias de produção e armazenagem .......................................................... 1
4.1. Layout de Fábrica .............................................................................. 1
4.2. Descrição do maquinário de produção .............................................. 1
 5. Capacidade produtiva ........................................................................................ 1
5.1. Cálculo de giro de estoque ............................................................... 1
 6. Posicionamento de matérias primas ................................................................... 1
 7. Cuidados na fabricação ........................................................................................ 1
 8. Descrição do Fluxo de Atividades ....................................................................... 1
 9. Referências Bibliográficas ................................................................................... 1
APÊNDICE .............................................................................................................. 1
INTRODUÇÃO
Com um crescimento cada vez maior, o Brasil passou a ocupar a terceira
colocação no mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal em geral,
ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Nosso país é primeiro colocado no
mercado de perfumaria e desodorantes e terceiro no mercado de cosméticos. (ABIHPEC, 2012)
2. Características do Produto
2.1. Localização
A fábrica de maquiagem masculina será instalada em Brasília, Distrito Federal. O processo de fabricação será simples, pois todas as matérias primas são de fácil aquisição e manuseio. O plano de negócios foi feito com base em pesquisas de mercado, pesquisas na literatura e internet e desenvolvimento das projeções financeiras. 
O principal objetivo foi identificar a viabilidade econômica e financeira de um primeiro momento caso a fábrica seja realmente implementada. Pode-se observar que os índices financeiros são bastante favoráveis, uma vez que se aproxima de pequenas empresas hoje consolidadas no mercado. 
O sistema de produção, venda e distribuição também já é utilizado por outras empresas, inclusive do ramo de cosméticos e se mostra bastante eficiente. Com um produto que leva em sua composição extratos de plantas que trazem benefícios para a saúde (comprovados cientificamente) a faz bem! Cosméticos Naturais pode superar as expectativas por ser a única empresa a fabricar este tipo de produto no centro oeste brasileiro. O presente plano buscar levantar todas as questões que impactam no desenvolvimento da empresa e buscar alternativas para tornar o negócio viável e acima de tudo lucrativo.
Para a instalação da indústria de cosméticos, um dos primeiros passos será a escolha de um local estratégico. Geralmente, os empreendedores nesse tipo de negócio costumam optar por lugares mais afastados do centro, pois isso gera mais tranquilidade para o trabalho e facilita a circulação com veículos grandes. 
A parte interna da fabrica precisará ter uma estrutura ampla, onde você terá setores específicos como a área de manipulação, estoques, setor de envase, laboratórios, escritório, banheiros e vestiários, além de outros espaços necessários. De inicio é estimado a necessidade de um espaço de aproximadamente 300 m² para uma indústria de médio porte.
2.2. Ramo de Atividade
	O ramo de atividade escolhido é a produção de cosméticos, para o público masculino e feminino, tendo como carros chefes produtos como base, lápis para cobrir imperfeições, loção para barba, loção capilar e batom hidratante. O presente trabalho focou o processo de elaboração do batom como exemplificação.
2.3. Portfólio de produtos
O portfólio de produtos conta com cinco produtos: base, lápis para cobrir imperfeições, loção para barba, loção capilar e batom hidratante.
2.4. Supply Chain Management (SCM) 
2.4.1. Fornecedores Reais
	Fornecedor
	Nome e Local
	Obs:
	Fornecedor de equipamentos
	SEMCO S/A
São Paulo – SP ou China (Alibaba / Aliexpress)
	Produto: Misturadora para produtos pastosos . 
	Fornecedor de moldes e fôrmas para batons
	Ferramentaria Formota
São Paulo – SP
	
	Fornecedor de embalagens
	IPEL, São Paulo
	
	Fornecedores de matéria-prima
	Bandeirante Química - Mauá – SP
	Produtos: cera de carnaúba, vaselina
2.4.2. Formas de Venda
Lojas multimarcas
Revendedores
Internet
Primeira previsão de demanda
Antes de uma empresa dar início ao seu estoque de produtos é necessário que ocorram algumas análises e pesquisas para garantir a desenvoltura do negócio, seu custo e consequentemente seu lucro. Um dos métodos utilizados é a previsão de demanda, essa previsão fornece a empresa algumas informações que são muito importantes para descobrir como será o funcionamento da empresa e seu público alvo. 
	O principal objetivo da previsão (ou estimativa) de demanda é prever qual será a demanda de determinado produto, para que assim os gestores possam trabalhar em cima de valores, qualidade, quantidade produzida e investimentos futuros.
	Esta previsão, de certa forma, aponta o caminho que a produção de uma empresa tomará; no geral, existem várias análises que são aplicadas, mas a de demanda é uma das mais importantes, pois como já dito, fornecerá dados importantes para o início da produção de um produto e sua importância no futuro, se consolidando ou não na empresa.
	Previsão de Demanda - Batom
	Quant. Meses
	Quant. Lojas
	Quant. Internet
	Quant. Batons
	1
	5
	5
	10 Batons
	2
	8
	8
	16 Batons
	3
	10
	10
	20 Batons
	Total de 3 meses:
	
	
	46 Batons
3.1. Preparação do estoque para a primeira previsão de estoque
4. Estratégias de produção e armazenagem
A estratégia adotada será relacionada com o conceito Just in Time. Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. O Just in Time - JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. 
O Just in Time tem também como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançadae trabalhada através da redução dos estoques. Estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, torna-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção.
4.1. Layout da fábrica 
(Imagem: Layout de Fábrica. Fonte: Autor)
Descrição do maquinário de produção 
O maquinário de produção é um dos setores mais importantes de um ambiente fabril, visto que é nesta parte da indústria que geralmente ocorre a maior parte da produção de uma empresa. O maquinário de produção de uma fábrica sempre se difere de outra, pois cada fábrica terá equipamentos especializados na produção do produto desenvolvido pela empresa. Dentre os principais equipamentos utilizados em uma fábrica de cosméticos, é possível destacar o fogão industrial e a máquina de exaustão. Contudo, existe uma série de equipamentos que atuam em conjunto para que seja possível realizar o processo de produção de cosméticos. 
Fogão industrial
O Fogão Industrial é uma ferramenta de maquinário utilizada para realizar o cozimento em grande escala de substâncias em fábricas industriais. Existem vários tipos e modelos de fogão industrial, geralmente este tipo de equipamento é feito de aço ou inox e pode conter até 12 queimadores, ou seja, 12 bocas de fogão. 
Batedeira industrial; 
A Batedeira Industrial é um equipamento de mixagem utilizado por várias indústrias para misturar diferentes substâncias e fornecer diferentes pontos de consistência e texturas. A batedeira industrial difere-se da convencional doméstica principalmente por seu tamanho e potência superior em relação à batedeira comum.
Máquinas para envasamento
As máquinas para envasamento são aparelhos de preenchimento automático utilizados principalmente para realizar o preenchimento interno de produtos pastosos em embalagens industriais. As máquinas para envasamento podem conter diferentes quantidades de tubos de preencimento, dependendo da necessidade e porte da indústria. Estes tubos de preenchimento automático são denominados de “bicos’’ nas máquinas para envasamento.
Seladora
A seladora é uma máquina que tem como principal função fechar embalagens industriais. O produto é colocado em uma esteira e a parte superior do mesmo é lacrada pela seladora. Algumas máquinas seladoras possuem em conjunto um dosador - outro equipamento industrial – responsável por quantificar as porções do produto a ser embalado. 
Geladeira
A geladeira industrial não se difere das geladeiras domésticas em sua função de refrigeração e manutenção das propriedades de um produto. A diferença entre as duas encontra-se na capacidade de produtos armazenados, tamanho e potência superior da geladeira industrial.
Máquina de exaustão 
A máquina de exaustão é responsável por realizar a captura de partículas de substâncias químicas e gases nocivas ao ser humano, proporcionando um ambiente menos tóxicos ao operadores fabris. As máquinas de exaustão são constituídas por um sistema que possui basicamente três elementos: exaustor, dutos e filtros. 
Máquina de ar condicionado
As máquinas de ar-condicionado são equipamentos indispensáveis em uma indústria de cosméticos, visto a necessidade de redução da temperatura interna causada pela produção de cosméticos. 
Banho-maria por aquecimento direto
O Banho-maria por aquecimento direto é um aparelho responsável pelo aumento de temperatura de substâncias. Este equipamento tornou o aquecimento de substâncias extremamente prático nas indústrias, pois trata-se de uma chapa de aço que ao ser colocada sob um recipiente - próprio para temperaturas elevadas- aquece a substância na parte interna do recipiente com facilidade e rapidez. 
Cortador de barra de sabonete
O cortador de barra de sabonete é uma máquina que possui função de dividir grandes blocos de sabonete, porcionando-os em uma quantidade maior em tamanho reduzido. 
Equipamento de laboratório para análise e teste de processo químico
O equipamento de laboratório para análise de químicos é utilizado para realizar testes em substâncias químicas a fim de identificar a qualidade, validade e usuabilidade de produtos. Em uma fábrica de cosméticos, este é um equipamento indispensável, visto a responsabilidade do fornecedor em entregar ao consumidor um produto que não traga malefícios à saúde do mesmo.
 Laboratório Didático Móvel
O Laboratório Didático Móvel (LDM) dispensa o uso de ambiente próprio e foi criado por professores com o objetivo de atender a falta de infraestrutura presente nas escolas. Em uma fábrica de cosméticos, o LDM é bastante eficiente devido à sua capacidade de mobilidade.
 Molde para bala de batom 
O Molde para bala de batom são fôrmas utilizadas para realizar o processo de fabricação de um batom. Existem diferentes tipos e tamanhos de fôrmas tanto para o batom quanto para a embalagem do mesmo. É importante avaliar a proporção da embalagem em relação à bala de batom, pois esta proporção definirá os ajustes que devem ser realizados para a perfeita combinação de ambos os elementos. 
 Prensa excêntrica compactadora moldadora de produtos químicos
 Prensa rotativa compactadora moldadora de produtos químicos
5. Capacidade produtiva 
A capacidade produtiva de uma empresa nada mais é do que a quantidade de um produto produzido em um determinado espaço de tempo, ou seja, o quanto você pode produzir no menor tempo possível. 
Entender essa capacidade ajuda a empresa a avaliar se o processo produtivo está ocorrendo de forma lenta, adequada ou excessiva; tendo como base os estudos e análises, a capacidade produtiva pode ser útil na hora de tomadas de decisões, pois de acordo com o que a empresa está produzindo versus o que o público está pedindo, algumas alterações podem ser feitas com mais segurança. 
Ao identificar os pontos de relevância, podem ser feitas alterações satisfatórias para a empresa como o corte de gastos em produtos desperdiçados ou a necessidade de contratação de mais funcionários.
5.1. Cálculo de giro de estoque 
Giro de estoque nada mais é do que um indicador que mostra a velocidade em que um estoque foi renovado dentro de um determinado período, que geralmente é de 365 dias (1 ano), ou ainda qual é o tempo médio de permanência de um determinado produto em estoque. Ele ajuda a administrar o fluxo de entrada e saída de produtos de forma adequada para que o estoque atenda às necessidades de uma empresa e é o responsável por avaliar e demonstrar a saúde financeira a partir do seu armazenamento de produtos. Esse instrumento pode ser usado em diferentes períodos, embora o comum seja o cálculo anual. Existem dois tipos de cálculos que podem ser usados para determinar este indicador, mas a conta para executa-los é a mesma: GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS / VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE ARMAZENADO
É necessário definir o período do cálculo, encontrar o número total de produtos vendidos no período a ser analisado, e por fim estabelecer o volume médio de estoque. Feito essas três etapas, é só aplicar os valores na fórmula, por exemplo:
A empresa vende 1.800 hidratantes labiais por ano e o estoque médio costuma ser de 200 hidratantes. Aplicando a fórmula, teremos 1.800/200= 9 giros de estoque/ano
Também é possível fazer o cálculo através do valor
Suponha que o valor do estoque médio seja de R$ 15 mil e o volume de vendas anual de R$ 255 mil. Aplicando a fórmula, teremos 255/15= 17 giros por ano.
Hoje, estes cálculos são de extrema importância para medir e avaliar quantidades e valores, saber se a qualidade do produto está de acordo com o desejado pelo cliente; por ser um cálculo simples, ele é aplicável em qualquer tipo de escala ou produto e se mostra um grande auxiliador na busca pelo equilíbrio no ritmo de vendas.
6. Posicionamento de matérias primas
 7. Cuidados na fabricação 
Após escolhido o município para instalação da fábrica, antes de iniciar as atividades, algumas exigências municipais e estaduais devemser cumpridas. A empresa deverá se cadastrar e legalizar nos seguintes órgãos:
Junta Comercial; 
Secretaria da Receita Federal (Registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ); 
Secretaria Estadual de Fazenda;
Registro no Ministério da Saúde;
Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento de acordo com a Lei de Zoneamento Urbano do município;
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher a Contribuição Sindical Patronal);
Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
Corpo de Bombeiros Militar.
 	Quanto às exigências específicas dos produtos, estas devem obedecer ao contido no Regulamento Técnico da ANVISA - Manual de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, que determina a todos os estabelecimentos produtores de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes o cumprimento das diretrizes estabelecidas no documento, além da obrigatoriedade de registrar seus produtos na Vigilância Sanitária, manutenção de cópias da licença de funcionamento estadual em local visível e informações técnicas da composição dos produtos arquivadas na empresa. 
No caso da fábrica possuir sua produção certificada por alguma agência certificadora, as especificidades de regulamentação quanto a ingredientes, embalagem e metodologia de produção estipuladas pela organização contratada devem ser seguidas.
Ademais, para a legalização da fabrica de cosméticos é exigido que, dentre o corpo de colaboradores da empresa, um químico, farmacêutico ou engenheiro químico registrado na entidade de classe seja o responsável técnico pela produção da fábrica.
8. Descrição do fluxo de atividades
9. Referências Bibliográficas
O que é Just in Time. Disponível em:
<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Fábricas de cosmético ecológico. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-cosmeticos-ecologicos,22597a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Inovação Cosmética. Disponível em: <http://www.cleberbarros.com.br/laboratorio-cosmetico/>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Layout de Fábrica: Conheça quatro variações. Disponível em: <http://produza.ind.br/tecnologia/layout-de-fabrica/>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Fogão Industrial. 
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Fog%C3%A3o_industrial>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Máquina de envase automática. Disponível em: 
< https://www.youtube.com/watch?v=xh_sR2lgEAc>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Selador industrial. Disponível em: 
< https://www.youtube.com/watch?v=DCpoQZJ3dqw>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Dosadora e celadora. 
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4A3yDyFomaY>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Máquinas/equipamentos. 
Disponível em: <http://www.benecke.com.br/equipamentos/equipamentos-detalhes.php?prod_id=53&cat_id=18>. Acesso em: 10 jun. 2018. 
Banho Maria por aquecimento direto. 
Disponível em: < https://lista.mercadolivre.com.br/banho-maria-por-aquecimento-direto>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Características LDM – Laboratório Didático Móvel. Disponível em: <http://autolabor.com.br/ldm-caracteristicas/>. Acesso em: 10 jun. 2018.

Continue navegando