Buscar

p2 economia brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FEB II – AP2
A política economica café filho
1• Seu governo for marcado por uma grande estabilidade. (F)
R.: Seu gorverno foi marcado por grande instabilidade. Havia o grande problema da inflação e do déficit da balança comercial. Durante 14 meses em que ocupou a presidência teve que conciliar os problemas econômicos herdados do antigo governo com o acirramento político proveniente da oposição.
2• Os grandes problemas econômicos da época (a inflação e o déficit da balança comercial) foram combatidos através da limitação de crédito, a redução das despesas públicas, a criação de uma taxa única de energia elétrica automática do imposto de renda sobre os salários. (V)
3• Sua equipe de gorverno era composta por milhares, empresários e políticos de oposição ao presidente anterior Getúlio Vargas. Com isso ficava claro que café filho compartilhava da opinião desses setores e se mantinha longe a da polítcia varguista. (V)
Durante o governo JK e sobre o Plano de Metas
4• O plano conferiu prioridade absoluta à constituição dos estágios superiores da pirâmide industrial. (V)
5• Como precisava de divisas para promover esta industrialização, deu apoio total à transformação estrutural do setor agrário. (F)
R.: Não houve apoio e intenção em transformar o setor agrário, o processo de transformação operado no setor secundário mostrou-se descontínuo, com um segmento populacional maior, e a marginalização do setor primário, ou seja, evidenciando a exclusividade do desenvolvimento industrial.
Não dedicava atenção à transformação estrutural do setor agropecuário. Através da incorporação de novas terras, a oferta de alimentos e insumos industriais de origem primária havia se expandido à taxa superior à do crescimento demográfico.
Nestes termos, o Plano além de ser ele próprio uma concentração de investimentos na industrialização vertical, implicava numa defesa do nível da atividade econômica. Com um sistema intermediário-financeiro orientado basicamente a servir uma economia mercantil, e um setor público desprovido de eficazes instrumentos de captação de recursos, o financiamento do plano implicaria na intensificação dos desequilíbrios já presentes no panorama econômico.
6• Dentre as políticas econômicas adotadas no período, encontrava-se a instrução SUMOC nº70, que permitia a remessa de rendimentos e amortizações no exterior. (F)
R.: 
7• Com incentivo ao produtor nacional investir na produção foi estimulado os empréstimos, créditos subsidiários e reserva de mercado. (V)
O período entre 1961 e 1963 foi caracterizado pelo Plano Trienal
8• Seu objetivo era conciliar crescimento econômico com reformas sociais e combate a inflação. (V)
9• Como a inflação (inercial) estava sob controle, tinha como principal proposta fazer o PIB crescer. (F)
R.: A inflação foi um grande problema para JK. O governo visava combater a inflação e conciliar o crescimento econômico com as reformas sociais. Os objetivos ao plano eram: garantir crescimento econômico, reduzir inflação, garantir o aumento salarial real à mesma taxa do crescimento da produtividade, reforma agrária e renegociar a dívida externa.
10• Por causa disso mantece a política cambial de taxas múltiplas de câmbio. (F)
R.: No primeiro ano do período, com Jânio Quadros, tem-se a unificação e desvalorização cambial através da instrução 204 da SUMOC. Uma de suas medidas ortodoxas que visava acabar com os problemas macroeconomicos herdado do governo JK.

Continue navegando

Outros materiais