Buscar

Questões Ciclo de Krebs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos Biológicos
Ciclo de Krebs
De forma bem resumida, podemos dizer que o ciclo de Krebs (ou ciclo do ácido cítrico) é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias. Nessa fase, forma-se ácido cítrico, que produz gás carbônico e libera prótons (H+). Esses hidrogênios dirigem-se à cadeia respiratória (etapa seguinte do processo de respiração celular), fornecendo energia para a síntese de 36 moléculas de ATP para cada molécula de glicose utilizada. Somados aos 2 ATPs produzidos na glicólise (fora da mitocôndria), tem-se o total de 38 ATPs por molécula de glicose. 	
Detalhando um pouco mais as etapas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, podemos considerar o momento a partir do qual o ácido pirúvico, produzido na glicólise, penetra na mitocôndria. Ele reage com a coenzima-A, formando acetilcoenzima A (ou acetil coA) e liberando uma molécula de CO2. O acetil coA reage com ácido oxalacético, formando ácido cítrico. Aí começa a ocorrer uma série de reações que caracteriza o ciclo de Krebs: o ácido cítrico sofre várias modificações, formando novamente ácido oxalacético e duas moléculas de ATP e CO2. Essa fase é chamada de ciclo porque ocorre continuamente, sempre voltando ao ácido oxalacético. Enquanto isso acontece, são liberados elétrons e prótons de hidrogênio. Eles são capturados por substâncias aceptoras (NAD, FAD e citocromos), que irão participar do próximo estágio da respiração celular, o sistema transportador de elétrons, em que os demais ATPs serão produzidos.
1. A respiração aeróbica se processa em três etapas distintas: Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, que visam à liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas. Assinale a alternativa correta com relação a essas etapas. 
a) Através da cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, há transferência dos hidrogênios transportados pelo NAD e pelo FAD, formando água. 	
b) Das etapas da respiração, a glicólise é uma rota metabólica que só ocorre nos processos aeróbios, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbios. 
c) O ciclo de Krebs e a glicólise ocorrem no citoplasma. 	
d) No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. 
e) A utilização de O2 se dá no citoplasma, durante a glicólise.	
2. As mitocôndrias são organelas encontradas em todas as células eucarióticas e têm a função de transformar a energia química dos metabólicos em energia facilmente acessível, uma vez que fica acumulada em moléculas de ATP. A energia dos metabólicos não pode ser usada diretamente porque a célula: 
a) não oxida apenas carboidratos na respiração. 	
b) dispõe de poucas enzimas capazes de catalisar a oxidação completa do substrato. 	
c) precisaria oxidar uma quantidade muito maior de glicose. 	
d) liberaria de uma só vez grande quantidade de energia térmica, o que é incompatível com a vida. 
e) armazenaria uma pequena quantidade de energia, perdendo a maior parte.
3. As células animais para a produção de energia necessitam de oxigênio, enzimas e substrato. Em relação ao processo de produção de energia considere as afirmações abaixo. 
I - A fosforilação oxidativa ocorre nas mitocôndrias. 	
II - Na fase aeróbica ocorre alta produção de ATP. 	
III - A glicólise possui uma fase aeróbica e outra anaeróbica. 
Quais estão corretas? 	
a) Apenas I. 	
b) Apenas II. 	
c) Apenas I e II. 	
d) Apenas II e III. 	
e) I, II e III.

Outros materiais