Buscar

O QUE É A PEDAGOGIA WALDORF (1)

Prévia do material em texto

O QUE É A PEDAGOGIA WALDORF
A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, sob a orientação de Rudolf Seiner. Ela foi criada a pedido de um industrial, para atender os filhos dos operários e funcionários da fábrica de que era diretor. Foi uma experiência de sucesso. 
Hoje as Escolas Waldorf formam uma rede de ensino em crescimento em todo o planeta, presentes nos cinco continentes. 
E, embora tenham sido criadas na Alemanha, buscam incentivar e incorporar a cultura do país em que se encontram.
No Brasil, a primeira Escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem se expandido com novas escolas.
Não há administração central; cada Escola é independente. Há, contudo, associações que apoiam o movimento, promovendo cursos e congressos de atualização de professores e muitas vezes, ajuda financeira para escolas de poucos recursos materiais.
A PROPOSTA PEDAGÓGICA
A partir da análise de dimensões específicas do ser humano como o pensar, o sentir e o querer, Rudolf Steiner firmou as bases de uma educação que tende a responder às necessidades atuais e futuras da Humanidade. Segundo ele, uma sociedade só pode configurar-se e desenvolver-se de forma sadia e adequada às solicitações da época em que está inserido, se levar em conta as dimensões essenciais do ser humano. 
Desenvolver na criança as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade.
Gerar uma capacidade vigorosa de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida econômica do futuro.
Essa visão do homem e da sociedade alimenta tudo o que é feito nas Escolas Waldorf do mundo inteiro, tanto na ação pedagógica como no que se refere à sua organização institucional de autogestão colegiada e interação sociocomunitária.
OS SETÊNIOS
São de conhecimento geral, algumas crises básicas na biografia humana por volta dos sete anos. A troca de dentes; aos quatorze anos, a puberdade; aos vinte um anos, a maioridade. Aprofundando a observação dos períodos delimitados por essas crises, Steiner percebeu a qualidade essencial de cada um deles. 
 A assimilação dos conteúdos se faz pelo sentir. O aluno deve entusiasmar-se por toda matéria apresentada. 
 
As características dos três primeiros setênios norteiam todo o currículo da Pedagogia Waldorf que procura sempre oferecer um equilíbrio sadio entre conteúdos conceituais, atividades artísticas e atividades corporais. Uma ênfase relativamente grande, se comparada a outros sistemas pedagógicos, é dada às atividades artísticas e artesanais como elemento harmonizador nas diversas idades.
Assim, após os anos iniciais de jardim de infância, a proposta curricular prevê doze anos de escolaridade, sempre dispondo as matérias, não como um fim em si, mas desenvolvendo através delas a formação de qualidades que levem o ser humano a realizar sua verdadeira tarefa como cidadão de dois mundos: da terra e do céu.
“O Pedagogo nasce em nós, fruto do estudo do ser humano. O homem superior nasce na criança, fruto do trabalho dos educadores”. Rudolf Steiner
REFERÊNCIAS:
http://www.colegiorudolfsteiner.com.br/biblioteca-barbara-trommer/
http://www.escolavivenda.com.br/artigos/a-humanidade-precisa-de-confianca-2/
http://cwbh.com.br/img_materia/2c422f797212be4af65609f995fee873b204638dTeste%20Arquivo.pdf
CURSO DE PEDAGOGIA
CONT., METOD. E PRAT. DO ENS. NAS CREC. E EDUC. INF.
PROF: GEOVANNA AURÉLIO
EQUIPE:
ANA REGINA 
AUREA LUCIA
ELENITA 
JACKELINE
LEIDIANA
MARLUCIA
PALOMA

Continue navegando