Buscar

Aula prática termoquímica (exotérmica e endotérmica) completo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÍSICO-QUÍMICA
TERMOQUÍMICA
PROFESSORA PAOLA GRAZIELI LAMIN
Cuidado com substâncias que estão em sua casa
Produtos de limpeza, desinfetantes, germicidas, medicamentos, entre outros de uso doméstico em geral, podem causar sérios danos à saúde se cuidados especiais para o uso, armazenamento e descarte, não forem observados.
É comum que na maioria das casas, existam as famosas “caixinhas de remédios”, onde guardamos medicamentos para alívio de dores imediatas, ou aqueles que possivelmente terão alguma utilidade, e não pensamos em outro lugar para guardá-los. Abaixo são descritas algumas formas de utilizar dois produtos de uso doméstico. Vamos analisar a possibilidade de armazená-los juntos, em uma dessas caixinhas de remédio.
Permanganato de Potássio
O permanganato de potássio é utilizado de forma caseira diluído em água em banhos. Quem já teve catapora, possivelmente já tomou um banho de bacia de água roxa, essa água roxa, era composta por permanganato de potássio diluído.
Glicerina
Ter uma pele saudável e bonita sem precisar recorrer aos produtos caros é uma busca de várias pessoas que fazem loções caseiras para cuidar da beleza. Existem produtos para pele que podem ser preparados em casa com a mistura de algumas substâncias. Uma delas é a glicerina – ou glicerol - que possui a função de manter a pele hidratada, protegendo-a do ressecamento e aumentando assim a maciez da pele.
Questões iniciais 
1.A prática de leitura das informações nas embalagens de produtos diversos é necessária, mas você tem o hábito de realizar tal prática? Que informações você considera importantes em uma embalagem de produto de uso doméstico?
2. Em sua casa existe um espaço reservado para o armazenamento de produtos domésticos ou uma caixa de remédios? Este local atende as orientações expressas nos rótulos dos produtos ali guardados?
3. Se em sua casa tivesse permanganato de potássio e glicerina, produtos de usos para saúde e beleza descritos nos textos, onde você os guardaria?
4. Poderia colocá-los juntos na caixinha de remédios?
No experimento a seguir, vamos manusear os produtos citados no texto e investigar a possibilidade de armazená-los em determinados locais. Para isso, leia as instruções e execute os procedimentos sob orientação de seu professor.
AULA PRÁTICA (Reações exotérmicas e endotérmicas)
Materiais:
-5 gotas de Glicerina bidestilada;
-3 comprimidos de Permanganato de potássio;
-Balão; 
-Vela, pires e fósforo;
-Conta-gotas ou seringa;
-Béquer ou vidro de relógio;
-Luvas para proteção (se houver);
-bastão de vidro, almofariz ou “socador” de madeira;
-Pisseta com água.
Prática 1
Em um béquer/vidro de relógio coloque os três comprimidos de permanganato de potássio e com o auxílio do bastão de vidro, do almofariz ou do “socador”, esmague até ficar bem esfarelado, em seguida, com o auxílio da seringa, goteje sobre permanganato de potássio 5 gotas de glicerina bidestilada. Aguarde e observe oque acontece. (Muito cuidado com esta prática)
Anote suas observações:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Prática 2
Com o auxílio da pisseta ou na própria torneira da pia do laboratório coloque uma pequena quantidade de água no balão, em seguida encha-o de ar e amarre. Acenda a vela no pires e posicione o fundo do balão na chama da vela por algum tempo, observe o que acontece. (Tenha cuidado!)
Anote suas observações:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para casa:
1. Descreva o que você observou no experimento.
2. Descreva os aspectos visuais das substâncias que participaram do fenômeno observado.
3. Se inicialmente os materiais se apresentaram como você descreveu no item 2, qual foi o motivo de nos depararmos com o fogo (chama) no experimento?
4. Como você explica o “aparecimento” de uma chama, antes inexistente, quando os reagentes entram em contato? 
Guarde suas anotações, elas serão discutidas na próxima aula.

Outros materiais