Buscar

REVISAO AV2 DIREITO CONSTITUCIONAL

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO TERESINA CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I PROF.: REGINALDO FARIAS DIAS PERÍODO: 3º REVISÃO – AV2 
1. (Questão 07 - Exame 25 - OAB-RJ) - Quanto ao poder constituinte derivado, podemos afirmar que: 
a) Pode ser dividido em poder constituinte reformador, sendo o poder de modificar a Constituição da República e, no poder constituinte decorrente, poder de instituir a constituição estadual;
b) No que tange à Constituição Federal, possui apenas limitações materiais e circunstanciais.
c) No exercício do poder constituinte decorrente, atua de forma ilimitada, dada a autonomia dos estados-membros no sistema federativo; 
d) Tem como principais características ser secundário, autônomo, incondicionado e limitado 
2. "A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador (...)". A alternativa que complementa o dispositivo mencionado é:
 a) salvo em caso de delito de natureza grave ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".
b) salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial". 
c) salvo em caso de crime inafiançável, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial". 
d) salvo, durante o dia, em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, a qualquer momento, por determinação judicial". 
e) salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou nos casos de repercussão nacional, ou, durante o dia, por determinação judicial".
 3. (FGV 2014- assistente social) Assinale a opção que descreve incorretamente um direito fundamental estabelecido no Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.
a) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. 
b) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. 
c) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, mas sujeita à censura e licença.
d) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar. 
e) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
 
4. (Juiz do trabalho/TRT/2013) Nos termos da Constituição da República são brasileiros natos: 
 a) Os nascidos no estrangeiro, de pai e mãe brasileiros, desde que ambos estejam a serviço da República Federativa do Brasil.
 b) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente e venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade, e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade pela nacionalidade brasileira. 
c) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço de seu país. 
d) Os que, nascidos no estrangeiro, ainda que de pais estrangeiros, optem pela nacionalidade brasileira, desde que venham a residir no Brasil antes de atingir a maioridade. 
e) Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país, que optem pela nacionalidade brasileira depois de atingida a maioridade. 
5. (Questão 35 Exame 06 - OAB-RJ) A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
 a) Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
 b) A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais. 
c) As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição; 
d) As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado; 
6. (ENADE 2009/QUESTÃO 14) 
Olhe pro menino Sem camisa e descalço Que chora por comida Que te pede um trocado Olhe pro menino Que não tem onde morar Não tem pra onde ir E não tem onde ficar Olhe em seus olhos Sinta o ódio animal A revolta que ele sente Da injustiça social Injustiça Social - Esgoto. (In: /injustiça social: esgoto)
 A música retrata situação que afronta direitos fundamentais, registrados no texto constitucional brasileiro. Esses direitos traduzem-se em: 
 a) valores religiosos, de matriz filosófica
 b) situações referidas à dignidade humana. 
 c) situações políticas, sem viés jurídico 
 d) falácias do legislador constituinte.
 e) regras gerais, sem eficácia plena.
 7. (OAB/SP 136º) Conforme dispõe a CF, os prefeitos municipais a)somente devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito, se forem concorrer a outros cargos eletivos. 
b) não poderão ser reeleitos.
c) devem renunciar aos respectivos mandatos até seis antes do pleito, caso desejem se candidatar à reeleição. 
d) podem ser reeleitos para até dois períodos subsequentes ao do primeiro mandato.
 
8. (Questão 13 Exame 131 Tipo 1 - OAB-SP) - É considerado norma de eficácia contida o seguinte dispositivo da Constituição Federal:
a) o art. 84, I: "compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado". 
b) o art. 37, VII: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".
c) o art. 5.º, XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". d) o art. 18, § 1.º: "Brasília é a Capital Federal"
 
9. (Questão 10 Exame 121 Tipo 1 OAB-SP) – Considera-se eleito o Presidente da República, mediante sufrágio universal e voto direto e secreto:
a)presente maioria absoluta de votos, não computados os votos em branco e nulos 
b) alcançada maioria simples de votos, excluídos os votos nulos
c) alcançada maioria absoluta de votos, considerados os votos em branco. d) obtida maioria simples de votos, incluídos os votos em branco e os nulos. 
10. (OAB-Unif-VI-2012) A Constituição assegura, entre os direitos e garantias individuais, a inviolabilidade do domicílio, afirmando que ¿a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador (art. 5º, XI, CRFB). A esse respeito, assinale a alternativa correta. 
a) A prisão em flagrante durante o dia é um limite a essa garantia, mas apenas quando houver mandado judicial. 
b) O conceito de casa é abrangente, mas não inclui escritório de advocacia. 
c) O conceito de casa é abrangente e inclui quarto de hotel. 
d) A prisão em quarto de hotel obedecendo a mandado judicial pode se dar no período noturno. 
11. Considerando o texto da Constituição da República e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta:
 I. Considerando a supremacia e a força normativa da Constituição, o seu preâmbulo adquire extrema relevância jurídica, criando direitos e obrigações. 
II. O poder constituinte originário é inicial, autônomo, ilimitado juridicamente e soberano em suas decisões, sendo certo que poderá, inclusive, estabelecer a pena de morte. Por sua vez, o poder constituinte derivado deve obedecer às regras colocadas e impostas pelo poder constituinte originário, sendo limitado e condicionado aos parâmetros impostos a ele.
 III. A desconstitucionalização é o fenômeno por meio do qual as normas da Constituição anterior, desde que compatíveis com a nova ordem constitucional, permanecem em vigor com status de lei infraconstitucional. No sistema jurídico pátrio, o fenômeno somente será percebido quando a nova Constituição expressamente o prever. 
IV. As normas constitucionais de eficácia contida estão aptas a todos os seus efeitos desde a promulgação da Constituição da República,podendo a norma infraconstitucional reduzir sua abrangência. Porém, enquanto isso não ocorrer, a norma tem eficácia plena. 
a) Todas as proposições estão corretas. 
b) Somente as proposições II, III e IV estão corretas. 
c) Somente as proposições I e II e IV estão corretas. 
d) Somente as proposições III e IV estão corretas. 
e) Somente as proposições I e III estão corretas 
12. Com relação à classificação das constituições, aos direitos e garantias fundamentais e à organização político-administrativa, julgue os itens a seguir. 
I. Constituição não escrita é aquela que não é reunida em um documento único e solene, sendo composta de costumes, jurisprudência e instrumentos escritos e dispersos, inclusive no tempo; 
II. A Constituição, elaborada por representantes legítimos do povo, é exemplo de constituição outorgada; 
III. De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas, quanto à eficácia e à aplicabilidade, em normas de eficácia plena, normas de eficácia contida e normas de eficácia absoluta. 
a) Apenas a afirmação III está correta;
b) Apenas a afirmação I está correta;
c) Todas as afirmações estão corretas. 
d) Apenas a afirmação II está correta; 
e) Apenas a afirmação I e III está correta; 
13. Margarida e Teobaldo, comerciantes e brasileiros natos, realizaram uma viagem aos Estados Unidos para fins de turismo. Ao desembarcarem em território norte-americano, Margarida sentiu fortes contrações, vindo a expulsar prematuramente o feto. O neonato recebeu todos os cuidados médicos necessários à sobrevivência, permanecendo internado na unidade de tratamento intensivo neonatal durante 3 (três) meses. Após receber alta do hospital, os pais foram à Embaixada Brasileira, sediada nos Estados Unidos, e promoveram o registro do nascimento do filho menor com o nome de Carlos Manuel Brasilino em janeiro de 2015. Na situação hipotética de Carlos Manuel Brasilino, após completar a maioridade civil, vir a se casar futuramente com uma Espanhola, vindo a ter os filhos na Itália e registrando-os na Embaixada Brasileira, sediada em território italiano, os seus filhos terão nacionalidade:
a) brasileira, sendo considerados, para todos os efeitos jurídicos, como brasileiros natos. 
b) norte-americana e brasileira. 
c) brasileira, sendo considerados para todos os efeitos como brasileiros naturalizados.
d) somente espanhola. 
e) italiana e espanhola. 
14. O Hábeas Corpus pode ser classificado em: 
a) Suspensivo ou coletivo. 
b) Resolutivo ou punitivo.
 c) Difuso e Individual 
d) Liberatório ou preventivo. 
e) Difuso ou coletivo. 
15. A Constituição brasileira é definida como rígida porque: 
a) estabelece a pena de prisão para o depositário infiel. 
b) prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis. 
c) possui um controle de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo STF. 
d) classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros. e) não admite a mutação constitucional.
 16. (Questão 04 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - Somente os brasileiros natos: 
a) poderão realizar a pesquisa e a lavra de recursos minerais
b) poderão ser proprietários de empresas jornalísticas 
c) não poderão ser extraditados, no caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes. 
d) poderão ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça 
17. (OAB - 2015)Alessandro Bilancia, italiano, com 55 anos de idade, ao completar 15 anos de residência ininterrupta no Brasil, decide assumir a nacionalidade ¿brasileira¿, naturalizando-se. Trata-se de renomado professor, cuja elevada densidade intelectual e capacidade de liderança são muito bem vistas por um dos maiores partidos políticos brasileiros. Na certeza de que Alessandro poderá fortalecer os quadros do governo caso o partido em questão seja vencedor nas eleições presidenciais, a cúpula partidária já ventila a possibilidade de contar com o auxílio do referido professor na complexa tarefa de governar o País. Analise as situações abaixo e assinale a única possibilidade idealizada pela cúpula partidária que encontra respaldo na Constituição Federal. 
a) Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de senador e ser eleito, pode ser o líder do partido na Casa, embora não possa presidir o Senado Federal. 
b) Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de deputado federal e ser eleito, poderá ser indicado para exercer a Presidência da Câmara dos Deputados.
c) Alessandro Bilancia, graças ao seu reconhecido saber jurídico e à sua ilibada reputação, poderá ser indicado para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal. 
d) Alessandro Bilancia, dada a sua ampla e sólida condição intelectual, pode ser nomeado para assumir qualquer ministério do governo. 
18. Filho de pais alemães, nascido na República Federativa do Brasil, desde que os ascendentes não estejam a serviço da Alemanha: 
a) é estrangeiro 
b) é brasileiro naturalizado
c) apátrida
d) é brasileiro nato 
e) é brasileiro nato, desde que opte pela nacionalidade brasileira após os 
21 anos 19. As constituições compromissórias são aquelas que:
 a) encontram amparo na vontade popular. 
b) não são dotadas de efetividade. 
c) programam a evolução social do Estado.
d) só podem ser modificadas por um processo diferenciado e mais dificultoso do que o reservado à alteração das normas infraconstitucionais. 
e) trazem em seu texto princípios próprios do liberalismo e do socialismo democrático, com vistas a equilibrar a principiologia do ordenamento jurídico e conferir maior estabilidade ao seu texto. 
20. pessoa que se exime de prestar serviço militar, alegando motivo de crença religiosa e se recusa a prestar serviços alternativos: 
a) tem seus direitos e garantias individuais suspensos
 b) não pode ser privado de nada, porque a Constituição prevê liberdade de credo religioso.
 c) é privado do status de cidadão e dos direitos dele decorrentes
 d) é privado dos seus direitos sociais 
21. (80.º/MP/SP/1998) A Constituição que, resultante dos trabalhos de um órgão constituinte, sistematiza as ideias e os princípios fundamentais de teoria política e do Direito dominante no momento, quanto ao modo de sua elaboração, denomina-se:
a) dogmática.
b) semirrígida; 
c) outorgada;
d) formal;
e) flexível; 
22. (VII Exame de Ordem Unificado) O mandado de segurança coletivo NÃO pode ser impetrado por 
a) entidade de classe de âmbito nacional.
b) partido político com representação no Congresso Nacional.
c) organização sindical. 
d) associações paramilitares. 
23. (TRT/SP/FCC -2008) A capacidade eleitoral passiva é concernente ao direito político classificado por 
a) referendo. 
b) elegibilidade. 
c) plebiscito. 
d) alistabilidade. 
e) participação partidária. 
24. Ano: 2015 - Banca: FGV - Órgão: TJ-RO - Prova: Técnico Judiciário João, aluno do ensino médio, formulou diversas proposições a respeito dos conceitos de cidadania, nacionalidade e capacidade civil. Assinale, dentre as proposições abaixo, a única que se mostra correta: 
a) a capacidade civil é requisito necessário ao surgimento da cidadania, que permite o surgimento da nacionalidade e o consequente exercício dos direitos políticos. 
b) a cidadania é inerente ao Estado democrático, sendo requisito necessário ao surgimento da liberdade política e ao exercício dos direitos fundamentais; 
c) a nacionalidade brasileira é requisito necessário ao alistamento eleitoral, que permite o surgimento da cidadania e o consequente exercício dos direitos políticos; 
d) a nacionalidade brasileira é requisito necessário à obtenção da cidadania, que permite o surgimento da liberdade política e o gozo dos direitos fundamentais;
 e) a cidadania é requisito necessário ao alistamento eleitoral, que permite o surgimento da nacionalidade e o consequente exercício dos direitos fundamentais;25. Marco Fiori, italiano pelo critério do jus sanguinis e brasileiro pelo critério do jus soli, e domiciliado no Rio de Janeiro, viaja a Roma onde comete um furto de duas obras de arte e retorna ao Brasil. O governo italiano pede a sua extradição. Pergunta-se: o Supremo Tribunal Federal vai conceder a extradição? Por quê? 
Não. Porque a Constituição Federal traça limites à possibilidade de extradição quanto à pessoa acusada e quanto à natureza do delito. Assim dispõe o art. 5º, LI, da Constituição Federal, dispõe que nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. Então, mesmo tendo dupla nacionalidade, Marco Fiori não será extraditado por ser brasileiro nato e a Constituição não estabelece exceções a essa garantia fundamental.
26. Num sábado à noite um cidadão recebe a visita de um Oficial de Justiça que havia se dirigido até sua residência com o fim de citar sua esposa, que se encontrava enferma e acamada. Preocupado com o estado de saúde de sua mulher, o cidadão não permitiu a entrada do Oficial de Justiça em sua casa, e quando este tentou ingressar forçosamente, foi repelido com um empurrão. Foi o cidadão então indiciado pelo crime de desobediência (art. 330, Código Penal). O Juiz de primeira instância o absolveu, entendendo ter o agente agido com inexigibilidade de conduta diversa, em face do exposto no art. 5º, XI da Constituição da República. No entanto, provendo apelo do Ministério Público, o Tribunal de Justiça reformou a decisão de primeiro grau, entendendo que o autor atuou com violência contra agente público competente que executava ordem com amparo legal. Ressaltou o Tribunal que o Oficial de Justiça encontrava-se de posse de mandado de citação que continha autorização expressa para cumprimento em domingo ou em dia útil, em horário diverso do estabelecido no caput do art. 172 do Código de Processo Civil, nos termos do § 2º deste mesmo artigo, condenando-o assim nas penas do crime de desobediência. Dessa decisão do Tribunal de Justiça o advogado interpôs Recurso Extraordinário, pedindo a reforma da decisão do TJ com o restabelecimento da sentença de 1º grau. Analise tecnicamente as possibilidades de sucesso desse recurso, conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 
: Houve inegável violação ao preceito do art. 5º, XI da Carta da República. Tal dispositivo constitucional é claro ao afirmar que só se pode entrar forçosamente na casa de uma pessoa com ordem judicial durante o dia. Assim, se o mandado judicial possibilitava ao oficial efetuar a citação da ré na sua casa em qualquer horário é claro que isto não poderia se dar durante o horário noturno, sob pena de nulidade do ato por inconstitucionalidade. Desta forma não houve crime de desobediência e o Recurso Extraordinário deve prosperar. Este é o posicionamento de nossa Suprema Corte explicitado no julgamento do RE 460.880-4
27. João Francisco, querendo registrar a sua candidatura para prefeito às eleições deste ano, lhe procura na qualidade de advogado para saber se haveria algum impedimento a sua intenção, pois é separado de fato da filha do então prefeito. Fundamente sua resposta na doutrina e na jurisprudência. 
“Registro de candidatura ao cargo de prefeito. Eleições de 2004. Art. 14, § 7º da CRFB/88. Candidato separado de fato da filha do então prefeito. Sentença de divórcio proferida no curso do mandato do ex-sogro. Reconhecimento judicial da separação de fato antes do período vedado. Interpretação teleológica da regra de inelegibilidade. A regra estabelecida no art. 14, §7º da CF, iluminada pelos mais basilares princípios republicanos, visa obstar o monopólio do poder político por grupos hegemônicos ligados por laços familiares. Precedente. Havendo a sentença reconhecida a ocorrência da separação de fato em momento anterior ao início do mandato do ex-sogro do recorrente, não há falar em perenização no poder da mesma família 
28. Durante quase dois séculos, ainda que afirmasse a igualdade entre os diversos grupos étnicos, a Suprema Corte dos EUA interpretou a Constituição norte-americana no sentido de admitir políticas discriminatórias. Sob a chancela do Tribunal, tornou-se juridicamente admissível, por exemplo, a criação de estabelecimentos de ensino que não admitiam o ingresso de afrodescendentes. Finalmente, na década de sessenta, após intensas mobilizações sociais, a Suprema Corte declarou inconstitucional qualquer espécie de segregação étnica, sem que tivesse ocorrido qualquer alteração no texto constitucional, enunciando o fenômeno da mutação constitucional. Diante do modelo constitucional brasileiro, seria possível a ocorrência de tal fenômeno na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal? 
: Não é comum, pois nossa constituição é dogmática. Porém, ao optar pela inclusão de um considerável rol de princípios na Constituição, o constituinte brasileiro acabou por reforçar o papel da jurisprudência, tornando os tribunais um polo catalisador das transformações experimentadas pela sociedade brasileira. Logo, ainda que a natureza dogmática da CRFB/88 traduza, essencialmente, a necessidade de reformas constitucionais, não se pode afastar plenamente a possibilidade de que tal fenômeno se manifeste na jurisprudência, exemplo do que ocorreu com a recente mudança de posicionamento da Corte acerca da constitucionalidade do art. 2º, § 1º, Lei nº 8.072/90.
29. (Questão do ENADE adaptada)A paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2014, pela defesa de todas as meninas e mulheres de estudar. ¿Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar¿, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala mudou-se para o Reino Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da igualdade de gêneros. A partir dessas informações responda a seguinte questão: a) A Constituição brasileira garante igualdade de gênero enquanto direito fundamental, poderá um Edital de concurso público estabelecer vagas exclusivamente para mulheres? Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação. 
A exigência imposta por um edital será inconstitucional, quando claramente violar os princípios da razoabilidade e da igualdade entre os sexos. No entanto, por exigência da função, poderá um edital estabelecer número de vagas para homens e mulheres.
30. As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros. Apesar do disposto, a questão é polêmica e gera muitas discussões. De acordo com os temas analisados e discutidos em sala e no posicionamento do Supremo Tribunal Federal, há inconstitucionalidade em relação ao sistema de cotas? Fundamente. 
O Supremo Tribunal Federal já se posicionou sobre a questão do sistema de cotas das Universidades, e sustenta que referido sistema guarda ¿absoluta consonância¿ com a Constituição Federal. Trata-se de aplicação de isonomia material, que visa fornecer um tratamento igual para os iguais e um tratamento diferenciado para os diferentes, na medida das suas desigualdades. Assim, as cotas raciais podem ser vistas como uma forma de discriminação positiva, uma iniciativa moral que almeja beneficiar uma parcela da população que é, historicamente, desfavorecida.31. Há controle de constitucionalidade superveniente em normas recepcionadas pela nova constituição? 
O STF não admite a teoria da inconstitucionalidade superveniente de ato normativo produzido antes da nova Constituição e perante o novo paradigma. Nesse caso, ou se fala em compatibilidade e aí haverá recepção, ou em revogação por inexistência de recepção. Nesse sentido, deixa claro o STF que vigora o princípio da contemporaneidade, ou seja, uma lei só é constitucional perante o paradigma de confronto em relação ao qual ela foi produzida.
32. Diferencie o fenômeno da mutação constitucional do exercício do poder constituinte derivado. Exemplifique.
A mutação constitucional é um processo informal de alteração constitucional, sendo resultado de uma evolução dos costumes, dos valores da sociedade, das pressões exercidas pelas novas exigências econômico-sociais, etc. Nesse processo, muda-se o sentido da Constituição sem nenhuma mudança na literalidade de seu texto. Podemos citar como exemplo de mutação constitucional as hipóteses em que o STF muda a sua interpretação sobre o alcance, sobre o conteúdo de algum dispositivo da Constituição. Foi o que aconteceu quanto ao alcance do foro especial por prerrogativa de função, matéria em que o STF já teve posições diferentes. Nossa Constituição também pode ser alterada por meio de procedimentos formais, resultantes da atuação do poder constituinte derivado, segundo os procedimentos estabelecidos na própria Constituição pelo legislador constituinte originário, sendo dois os procedimentos previstos em nossa Carta: a revisão constitucional (art. 3º , ADCT) e a reforma constitucional, disposta no art. 60 , CF . Portanto, a reforma constitucional e a revisão constitucional são meios formais de modificação da Constituição, por intermédio da aprovação de emendas à Constituição pelo Poder Constituinte Derivado

Continue navegando