Buscar

Relatório Quimica 05 04 (2)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
Determinação da fórmula de um hidrato
Amanda Palmeira Ataliba RA: 110047
André Portela Castro RA: 110045
Juliana Angélica Henrique		RA:110055
Mariana Portelinha Hainosz RA: 110891
Paulo Leonardo Marotti Ceciliano RA:110057
Rafael Pereira Malaquias RA: 110054
Curso de graduação em engenharia de alimentos 
Disciplina de química geral e inorgânica
Turma: 003
Maringá, 17 de maio de 2018
Introdução
Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontra moléculas de água. Os sais hidratados mais conhecidos são sais cristalinos que perdem parte de sua estrutura fundamentais ao se remover a água.
Quando hidratados, os sais de cobre têm coloração azul. Quando perdem a água de cristalização, ficam brancos. Ao se colocar água nos sais anidros (sal onde a água de hidratação é retirada), eles se atam, isto é, tornam-se hidratos, adquirindo sua coloração característica. Quando uma solução aquosa de cloreto de cálcio é sofre evaporação, os cristais resultantes contem 6 moléculas de H2O para cada CaCl2 (CaCl2.6H20).
Objetivos:
Determinar a fórmula empírica de um hidrato.
Procedimentos experimental
Experimento 01: Primeiramente colocou-se um cadinho de porcelana limpo e seco, sobre um triângulo de porcelana apoiado num anel de ferro e fixou-se em um suporte universal. Aqueceu-se o cadinho, com o bico de Bünsen, em uma chama azul por aproximadamente cinco minutos. Com o auxílio de uma pinça metálica removeu-se o cadinho do aquecimento e deixou-se esfriar sobre uma tela de amianto, sobre a bancada. Determinou-se a massa do cadinho em uma balança semi-analítica. Colocou-se no cadinho cerca de um quarto de sua capacidade de cristais do hidrato CuSO4.nH2O. colocou-se o cadinho sobre o triângulo e aqueceu-se suavemente até a maior parte da água ter sido eliminada. Manteve-se o aquecimento por cerca de cinco minutos e observou-se a mudança de cor do sal. Removeu-se o cadinho do aquecimento, com auxílio de uma pinça metálica. Calculou-se o número de mols de moléculas de água na amostra e o número de mols de moléculas de água presente em um mil do hidrato. Escreveu-se a fórmula do hidrato. Segurou-se o carinho frio na mãe, colocou-se algumas gotas de água e observou-se.
Resultados
Experimento 01:
Para efetuar este Procedimento, um Cadinho limpo e seco, foi colocado sobre um triangulo de porcelana apoiado num anel de ferro, fixado em um suporte universal, aquecido o Cadinho, com o bico de Bünsen, em chama azul por 5 minutos. Após feito isto, colocou-se o Cadinho sobre uma tela de amianto e foi posto para esfriar, assim foi possível determinar a massa do cadinho em uma balança semi-analítica (24,60g).
Foi colocado dentro do Cadinho cerca de 3,00g de CuSO4 . xH2O(sal hidratado) e foi colocado o Cadinho sobre o triangulo e em seguida aquecido suavemente até que a maior parte da agua tenha sido eliminada. Quando o sal perde água é possível perceber uma mudança de cor drástica, de um azul para branco. Com o sal sem agua nenhuma (Sal Anidro) foi determinado a massa do Cadinho + Sal Anidro(26,71g).
 Para Completar o Procedimento, foi Preciso calcular o número de mols de moléculas de agua na amostra e encontrar também o número de mols de moléculas de agua presente em um mol do hidrato, porém para calcular isso é preciso de outros valores que são encontrados através de contas e fórmulas.
Msal anidro = (Msal anidro + MCadinho) – (MCadinho)
Msal anidro = 26,71 – 24,60
Msal anidro = 2,11
 Com o Valor da Massa do Sal Anidro, foi possível calcular a Massa da Água:
MH20= (Msal hidratado) – (Msal anidro)
MH20 = 3 – 2,11
MH20 = 0,89
 Usando o Valor da Massa da Água, Calculou-se o valor de N° de Mols de H2O:
N° mol H2O = MMH20 = 18g/mol
N° mol H2O = 
N° mol H2O = 0,049
 
 Assim foi encontrado o Número de Mols de H2O, e para encontrar o número de mols de moléculas de agua presente em um mol do hidrato é preciso saber o N° Mol do Sal Anidro, que se encontra usando a seguinte formula:
N° Mol Sal Anidro = CuSO4=159,61g/mol 
N° Mol Sal Anidro = 
N° Mol Sal Anidro = 0,01
 
 Com esse Valor, foi possível escrever quantos mols de água existem exatamente no Sal hidratado(CuSO4 . xH2O):
x = 
x = 
x = 4,9 ≅ 5,0
 Usando Aproximado o Valor de X , Usa-se a fórmula do Hidrato de Sulfato de Cobre como : CuSO4 . 5H2O.
Conclusão 
 A partir desta experiência, pôde-se concluir que o CuSO4.5H2O e o MgSO4.2H2O, apesar de se apresentar em forma de um sólido, este apresenta uma certa porcentagem de água na sua composição. Pode-se calcular o valor em massa e em mols da água evaporada através da pesagem antes e depois da evaporação, determinando o número de mols de água em determinado intervalo de tempo, e também a massa do sal anidro. A partir do aquecimento, pôde-se perceber que a ausência dessa composição faz muita diferença visto que muda a característica do sal, tornando-o um sal anidro.
Bibliografia
 Apostila de química experimental cursos: Bioquímica/ Engenharia de alimentos.
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAf6AUAI/tecnica.