Buscar

A mediação como forma de alternativa de solução de conflito no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A MEDIAÇÃO COMO FORMA DE ALTERNATIVA DE SOLUÇÃO
DE CONFLITO NO BRASIL
Ketlyn Maria Alves XAVIER[1: Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.]
Camila Parmezan Olmedo
O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da mediação na solução dos conflitos apresentados pelas partes em processos judiciais. A mediação busca a resolução do conflito pelas próprias partes em audiência específica, na intenção de que os mediandos se coloquem no lugar um do outro para que construam juntos, de maneira pacífica, uma solução para aquilo que os leva a discutir. O principal papel do mediador é considerar os interesses dos mediandos, tendo como função facilitar a comunicação entre eles para que encontrem uma resposta adequada que encerre o litígio, visto que é essencial a participação e a autonomia (vontade) das partes para que a mediação tenha êxito. No Brasil, há vários métodos de soluções de litígios, tais como a conciliação e a arbitragem. O que diferencia a mediação das demais modalidades é a forma de atuação do mediador que não se envolve diretamente na solução do conflito, mas apenas facilita o diálogo entre os envolvidos, os quais decidirão a melhor forma de resolver a questão. A mediação passa por algumas etapas até que se chegue a uma conclusão para acerca do litígio. O procedimento se inicia na pré-mediação e termina numa solução redigida conforme a vontade das partes. O mediador conversa com cada mediando separadamente e toma nota de suas versões, após essa etapa ele dialoga com ambas para determinar as regras que devem ser obedecidas pelas partes na audiência, no intuito evitar que hajam discussões envolvidas por agressões verbais ou físicas. Após uma ou várias tentativas de mediação, as partes podem chegar a um consenso e, com isso, encerrar o litígio. Conclui-se que, embora os conflitos façam parte do nosso cotidiano, a mediação auxilia o Judiciário na solução de conflitos, propondo aos cidadãos brasileiros que tenham maior autonomia sobre suas relações privadas.
PALAVRAS-CHAVE: Mediação, Solução de Litígios, Conflitos.
REFERÊNCIAS
MICHELON, Maria Helena Dias. Mediação e Arbitragem: Aspectos Fundamentais. Ano 1. Nº 43. Porto Alegre: Páginas de Direito, 2001.
MORAIS, José Luis Bolzan de. Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

Continue navegando