Buscar

PATOLOGIA EXERCICIO PARA ESTUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – PATOLOGIA GERAL
01) Defina Patologia e Saúde.
Patologia estudo das doenças, estudo mais voltado para a análise das alterações que elas provocam em células. É considerada a base cientifica da medicina tem por finalidade explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sinas e sintomas de uma enfermidade.
Saúde OMS define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social
02) Como podemos dividir o estudo da Patologia? De acordo com a ênfase dada a determinado aspecto, a patologia pode ser subclassificada em: 
PATOLOGIA GERAL- anatomia, imunologia, genética, embriologia, farmacologia, fisiologia, microbiologia, histologia, bioquímica, biofísica, biologia geral
PATOLOGIA SISTEMICA- dermatologia, oftalmologia, psiquiatria, neurologia, anestesiologia, cirurgia, medicina interna, pediatria, otorrinolaringologia, radiologia, ginecologia, obstetrícia.
03) Didaticamente, a Patologia tem sua história dividida em fases. Que fases são essas e como podem ser representadas pela divisão atual da patologia?
A Fase Humoral (Idade Antiga - final da Idade Média) - O mecanismo da origem das doenças era explicado, nessa fase, pelo desequilíbrio de humores. Os humores eram considerados os líquidos do corpo, em particular, a água, o sangue e a linfa. Os deuses tinham o poder de controlar esse desequilíbrio, bem como de restituir a normalidade do organismo. Essa visão mítica de doença foi criada principalmente pela civilização antiga grega.
A Fase Orgânica (séc. XV -XVI) - Nessa época, há o predomínio da observação dos órgãos do corpo, feita principalmente às custas das atividades de necropsia (estudo do cadáver) ou de autópsia (estudo de si mesmo).
A Fase Tecidual (séc. XVI-XVIII) - A Fase Tecidual enfatiza a estrutura e a organização dos tecidos. É nesse período que se iniciam os primeiros estudos sobre as alterações morfológicas teciduais e suas relações com os desequilíbrios funcionais.
A Fase Celular (séc.XIX) - Com o predomínio da visão morfológica, somada à aplicação do microscópio óptico às pesquisas médicas, segue-se a Fase Celular, período considerado "inicial à Patologia. Moderna". A preocupação com o estudo da célula, principalmente de suas alterações morfológicas e funcionais, é determinante na busca da origem de todo processo mórbido.
A Fase Ultracelular (séc. XX) - A Fase Ultracelular é a fase atual do pensamento conceitual sobre Patologia, envolvendo conceitos sobre biologia molecular e sobre as organelas celulares. Os avanços bioquímicos e a microscopia eletrônica facilitam o desenvolvimento dessa linha de estudo.
04) O que é morfostase e homeostase?
05) Nos estados de saúde, as reações energéticas do organismo ocorrem respeitando padrões de tempo, de local e de intensidade que indicam estados de normalidade dessas reações. Qual o nome das reações que obedecem a esse padão de normalidade? E as que não obedecem?
06) O que são reações heterólogas? Explique suas divisões exemplificando cada uma.
07) Dependendo do modo de como os tecidos processam suas transformações morfológicas e funcionais em busca de saúde, a patogenia, ou mais especificamente, o caráter das respostas corpóreas às agressões pode ser de três tipos. Quais são esses três tipos? Diferencie-os.
08) O que pode causar uma lesão celular?
09) Como podemos classificar a lesão celular? Diferencie-as.
10) O que é hipóxia? Por que ela é uma causa de lesão irreversível?
11) Cite um tipo de adaptação celular.
12) O que é Atrofia? E Hipertrofia?
13) Diferencie a morte celular por necrose e por apoptose.
14) O que é uma isquemia? O que ela acarreta?
15) O que é mais lesivo para a célula: uma hipóxia ou uma isquemia? Explique.
16) Defina hiperemia. 
17) Diferencie os tipos de hiperemia.

Continue navegando