Buscar

Democracia e igualdade de PABLO BOBBIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Democracia e igualdade de PABLO BOBBIO
A democracia antigamente teve dois significados ao menos na origem conforme se ponha em maior evidencia o conjunto das regras que teve uma observância necessária para que o poder político fosse efetivamente distinguido da maior parte dos cidadãos, denominadas assim "regras do jogo" ou uma idéia de um governo democrático que se inspira na igualdade, distinguindo assim a democracia do povo para a democracia para o povo. O liberalismo e igualitarismo fundão assim suas raízes em concepção do homem e da sociedade totalmente diversas, uma individualista, conflitualista e pluralista e outra totalizante, harmônica, e monista a igualitária. Assim para o liberal o principal se da na expansão da personalidade individuais do sujeito. Assim a única forma compatível com a liberdade e liberdade oque significam que cada um deve desfrutar de tanta liberdade quanto compatível com liberdade dos outros, podendo assim fazer tudo que não ofenda a igual liberdade dos outros.
Uns dos principio da igualdade é a lei, “A lei é igual para todos” isso significa que todos os cidadãos devem ser submetido a mesma lei, o principio é igualitário porque elimina uma discriminação precedente um exemplo disso é a constituição de 1791 francesa, que diz “Não existem mais para parte alguma da nação, nem para algum individuo, qualquer privilegio ou exceção ao direito comum de todos os franceses” ela representa um momento ulterior na equalização dos indivíduos com respeito à igualdade perante a lei excluindo assim as discriminações da sociedade por nascimento, a igualdade dos direito compreende de uma constituição compreendida por Norberto é de que todos os direito fundamentais enumerados numa constituição só podem ser considerados fundamentais aqueles que todos os cidadãos posso gozar sem descriminar classes, sexo, religião, ou raça.
Liberalismo e democracia 
Com uma democracia defasada e não igualitária os liberais e democratas continuam até hoje dando vidas e movimento a política diferenciados, o liberalismo este mais ligado a um desenvolvimento econômico da sociedade, e a democracia mais a um caráter político e institucional. Os democratas que não completaram a emancipação com a revolução francesa e interrompidos com a restauração negam os liberais com o partido dos democratas, no pensamento político da metade do século passado que de resto reflete as linhas ferais do pensamento político europeu o francês, a contraposição entre escola liberal e escola democrática é bastante clara, embora sendo muito diferentes observou que a semelhança entre elas no fato que elas tinham misturado fins políticos, morais. Interpretava escola liberal feita por “homens com fins do mais diversos, como se estivessem sobre terreno comum” os clericais que querem livre a igreja, os conservadores que desejam a liberdade das classes superiores os democratas que querem a liberdade das classes inferiores. E se entendia por escolas democratas aqueles que se inspiravam pelo ideal de uma sociedade fundada na justiça na igualdade de direitos ou igualdade de fato.
“Onde existe desigualdade, a liberdade pode estar escrita nas leis, no estatuo, mas não é real: não é livre o camponês que depende do proprietário, não é livre o empregado que permanece submetido ao patão, não é livre o homem da gleba sujeito ao trabalho incessante dos campos.”
Socialismo marxista 
De fato para marxismo, apenas em um sistema econômico comunista é possível se ter uma sociedade democrática, entendendo que a melhor forma de democracia é do governo do povo uma vez que se fundamenta na realização dos interesses do povo, mas isso só é possível sob o governo socialista, visto como melhor sistema econômico da sociedade, segundo o qual o sistema político, como o estado e o direito, são apenas uma superstrutura posta acima da realidade econômica, da sociedade, formada pelas relações de produção.
É de fato q na sociedade capitalista, a minoria burguesa detém a posse dos meios de produção sendo assim o grupo econômico determinante na oque contradiz veemente a democracia enquanto governo para a maioria. Dessa maneira apenas quando a maioria se tornar o grupo economicamente dominante oque conforme a tese marxista só será possível por meio da socialização dos meios de produção que temos realmente uma democracia. 
Tanto maxista como norberto bobbio concordam que para termos uma sociedade democratica o poder econômico não deve apenas estar na mão de poucos.

Outros materiais