Buscar

Desafio Profissional Anhanguera 1º semestre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
HISTÓRIA – LICENCIATURA
1º SEMESTRE
Disciplinas Norteadoras:
Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Tecnologias Aplicadas à Educação
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Desenvolvimento pessoal e Profissional
ROSANA CRISTINA MESSIAS RA-3079257649
CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA
TUTORA EDA: Leandra Maria Luna Navarros
Jundiaí – SP / 2016
INTRODUÇÃO
Ao observarmos as escolas atuais, percebemos que ela reproduz a mesma escola arcaica do século passado. O mundo de hoje é diferente daquela época, muitas coisas mudaram, as pessoas e a sociedade mudaram, e as escolas infelizmente continuam no mesmo velho sistema, no mesmo modelo, estrutura e organização. É necessário haver mudanças, inovações, um novo paradigma, mais moderno, para que a qualidade de ensino seja melhor, que consiga atender às expectativas do mundo de hoje.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem a finalidade de auxiliar os alunos do ensino médio, através ações e atividades para que possam desenvolver todas as habilidades necessárias para que, ao concluir o ensino médio, estejam preparados para ingressar em uma universidade e mais do que isso, serem cidadãos com senso crítico, criativos, produtivos e solidários. 
OBJETIVO PRINCIPAL
 Esse projeto tem como objetivo principal trabalhar com alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio nas questões de identidade cultural, fazê-los parte da estrutura e da organização dessa escola de forma ativa, e juntamente com as novas tecnologias aplicadas à educação, fundamentos Filosóficos e Sociólogos, em conjunto com todas as outras disciplinas, desenvolver positivamente esse aluno para sua vida pessoal e profissional. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver em sala de aula e em oficinas ações que de pesquisa, através de livros, informática e investigação junto aos familiares a comunidade toda.
Reorganizar e reestruturar a escola, para que esses novos e necessários espaços sejam abertos.
Introduzir a Filosofia e Sociologia de forma mais intensa.
Encontrar o significado real de Cidadania, com trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer dos três anos.
Usar ferramentas como internet e software para pesquisas necessárias e elaboração de projetos.
Incluir nos projetos práticas como teatro, artesanato, marcenaria, desafios profissionais, entre outros.
Gerar ações empreendedoras.
Levar à interação entre aluno e objeto do conhecimento.
Preparar para o mundo social e do trabalho.
Incentivar esses alunos para trabalhos voluntários e sociais. 
Proporcionar desejo de aprendizagem contínua.
Viabilizar aprendizagem real, significativa, ativa e interessante. 
Realizar tudo da forma mais lúdica possível.
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA FUTURA
A Escola Pública Futura, fundada no ano de 1987, está localizada na área urbana do centro de Vinhedo-SP, cidade essa que tem hoje cerca de 72.000 pessoas, formada inicialmente por imigrantes Italianos, hoje é habitada por pessoas vindas de todas as regiões do país. A escola, que atende alunos com perfil socioeconômico de renda baixa, tem uma estrutura física que atende bem os seus 1.300 alunos matriculados, com idades de 6 à 17 anos, do 1º ano do ensino infantil, passando pelo fundamental, até o ensino médio, de onde os alunos estarão aptos a ingressarem em uma Universidade. A escola conta com 15 salas de aula, onde cada uma comporta cerca de 30 alunos, nos 3 turnos; manhã, tarde e noite. Apta a passar por uma reorganização e reestruturação, o escola conta com a ajuda desse projeto, o que incluirá uma sala de Oficina de pesquisas teóricas e práticas e uma sala para os alunos propor suas ideias e debatê-las e também um salão que servirá para eventos e teatro.
Hoje a escola enfrenta sérios problemas sociais e conflitos de convivência, onde esses conflitos estão relacionados às diferenças de pensamento, culturas e religiões e precisam de um trabalho sistemático e objetivo para que esses problemas possam ser solucionados, focando sempre em trabalhar em conjunto com a família e comunidade toda, pois os problemas hoje vivenciados nessa escola são trazidos de dentro de casa, do seu bairro e até mesmo da cultura preconceituosa que o país cultiva, desde a época de sua colonização.
CORPO DOCENTE E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA
A escola é constituída pela seguinte gestão, corpo docente e funcionários, dentro de todos os turnos:
2 Diretores
2 Vice-diretores
2 Coordenadores
37 Professores
2 Inspetores
4 Secretários
6 Funcionários de limpeza 
9 Cozinheiras
DESENVOLVENDO PROJETOS
Nesse primeiro ano, juntamente com as atividades da procura pela identidade, os alunos deverão elaborar projetos para uma reestruturação e reorganização da sua escola, que junto com os docentes, diretores e coordenadores encontrarem a medida mais viável para que isso aconteça. Esse é o principal objetivo a ser alcançado para que todas as outras etapas do projeto se realizem.
No segundo ano as atividades terão como tema Filosofia e Sociologia e Tecnologias aplicadas à Educação.
No terceiro ano faremos atividades para trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional, onde falaremos também de pedagogia empreendedora.
REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Primeiramente precisamos começar com a reestruturação e reorganização da escola, pois o modelo de escola de hoje é antiga, e muitas coisas precisaram ser mudadas e adaptadas, e é nesse espaço aonde os alunos irão:
Criar um espaço para eventos, sala de Arte e Teatro.
Criar uma sala para Oficinas de elaboração de projetos teóricos, como desafio profissional, e projetos práticos, como artesanato regional e multicultural, marcenaria e reciclagem. Tudo o que for produzido poderá ser vendido e o valor todo revertido para esse próprio projeto.
Criar um espaço para debates e conferencias, sobre os mais diversos assuntos, onde alunos poderão expor suas ideias e sugestões, e onde poderá receber palestrantes convidados. Espaço poderá ser utilizado para produzir um jornalzinho mensal, divulgando todos os assuntos que foram colocados em pauta, se as sugestões foram aprovadas ou não, etc.
Criar uma sala de Tecnologias e Informações, onde poderá ser realizado as pesquisa, através da informática, softwares e internet. 
Habilidades a serem desenvolvidas durante esse projeto:
Projetar ambientes; aprender a avaliar o que é relevante e necessário dentro de um ambiente físico para a execução da atividade e descartar o supérfluo, criando assim espaços úteis e práticos.
Organização e limpeza do espaço, assim como sua manutenção. 
Trabalhar em conjunto.
IDENTIDADE CULTURAL
 Atividade para identificar e reconhecer-se numa identidade cultural o aluno vai fazer uma pesquisa e investigação junto à família e para encontrar a resposta para a pergunta: quem sou eu dentro do contexto histórico e social e depois procurar essa mesma resposta dentro de um contexto pessoal e particular, descobrindo suas identidade individual e também suas habilidades, se perguntando: O que eu sei fazer bem? O que eu gosto de fazer?
 Para tal um trabalho com pesquisa e formação de uma árvore genealógica deverá ser feita, e procurar aprofundar ao máximo quem eram seus familiares e antepassados, de onde vieram, qual país, fatos históricos, costumes, cultura, etc e após irão produzir também um evento com sua cultura raiz. Na figura 1 vemos esse exemplo.
Exemplo Figura 1: Árvore Genealógica dos ancestrais da família Vasconcelos Magalhães, Viçosa do Ceará – 300 anos.
Como dito antes, esse trabalho será desenvolvido também no primeiro ano, e ao seu fim o aluno deverá ter conquistado uma visão positiva sobre si mesmo, se respeitando e respeitando seus colegas de classe, onde todos irão trocar conhecimentos e culturas.
Esse trabalho deverá ser feito em conjunto com todos os docentes, principalmente das disciplinas: História, Geografia, Literatura, Redação e Sociologia.
Habilidadesa serem desenvolvidas nesse trabalho:
Conhecer-se melhor, conhecer a história de seus familiares e antepassados.
Aprender a respeitar as diferenças, livrar-se de qualquer preconceito.
Saber que seu direito acaba quando começa a do outro.
Socializar-se em qualquer tipo de grupo ou comunidade, respeitando outras culturas e visões.
Melhorar a autoestima, valorizando a si, seus familiares e amigos.
TRABALHANDO A FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
A palavra Filosofia, que em grego significa “amor à sabedoria”, e Sociologia é a ciência que estuda e procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro de uma comunidade. Essas duas disciplinas foram retiradas dos currículos escolares na época da ditadura militar no Brasil, a partir de 1964, retornando como disciplina obrigatória do ensino médio somente em 2008. 
No segundo ano deverão ser realizadas atividades mais intensas na área de Filosofia e Sociologia, como:
Pesquisa sobre o motivo da retirada dessas disciplinas dos currículos escolares na época da ditadura militar.
Trabalhos de pesquisa sobre a Grécia Antiga, o berço da Filosofia.
Trabalho sobre os principais filósofos e suas teorias.
Elaborar peças teatrais com os mesmos temas.
Realizar trabalhos sociais, como por exemplo, inclusão social e oficinas de aulas de Libras.
Visitar museus de artes.
Esse trabalho deverá ser feito em conjunto com as disciplinas: Filosofia, Sociologia, História, Geografia e Literatura.
Habilidades a serem desenvolvidas durante esse trabalho:
Ampliar visão sobre o mundo, ser formador de opinião.
Exercitar a reflexão, o pensar e dialogar.
Exercitar o hábito de ler e interpretar ideias. 
Expressão crítica. 
Trabalhar a oralidade, a comunicação e desenvoltura. 
Trabalhar a confiança e si mesmo, a criatividade, a fraternidade e a solidariedade.
Cidadania.
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Nesse segundo ano será trabalhado também o tema sobre tecnologias aplicadas à educação, e terá como principal ferramenta no processo cognitivo o computador e a informática. Apesar do computador, informática, internet serem usados como ferramenta, queremos que os alunos entendam o que é tecnologia, então eles seguirão com as seguintes atividades:
O que é Tecnologia?
Vídeos aulas para auxiliar esse aprendizado.
Serão realizados cursos como Word, Excel, planilhas, Power Point, e alguns programas mais sofisticados como Photoshop e Publisher do Office, para desenvolver o jornal.
Utilização da informática e a internet que irá ajudar em pesquisas. 
Elaborar Vídeos supervisionados com os temas diversidade, filosofia, sociologia, cidadania, dando informações produtivas e construtivas, e onde serão apresentadas na sala de conferencias.
 Esse trabalho deverá ser feito em conjunto com as disciplinas: Computação, Matemática, Literatura, História, Biologia.
Habilidades a serem desenvolvidas durante esse trabalho:
Aumento da Criatividade.
Desenvolver habilidades na internet.
Desenvolver habilidades nos programas básicos e também os mais sofisticados.
Desenvolver habilidades com fotografia digital.
Aprender tudo sobre a elaboração e confecção do jornal, que poderá ser digital e também impresso.
Desenvolver habilidades com filmagens e edições.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
 Em Junho de 2011 foi apresentado à Câmara Federal o projeto de Lei nº 1673/11, de autoria do Deputado Ângelo Agnolin ementa que acrescenta o § 7º ao art. 26 da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, nos currículos do ensino fundamental e médio, o tema do empreendedorismo.
Não precisamos esperar até que esse PL seja ou não aprovado, podemos incluir esses temas na escola, através de projetos e oficinas. No terceiro ano o Desenvolvimento Pessoal e Profissional deverá ser mais intensamente trabalhado, é onde os alunos já terão tido contato com diversas profissões, ou por meio teórico, ou prático mesmo, nas oficinas, e já desenvolveram parte de suas habilidades.
Então será feito trabalho aproveitando tudo o que foi visto desde o primeiro ano do ensino médio, complementando com tudo o que será visto nesse terceiro ano, e concentrar isso tudo em trabalhos de empreendedorismo, e focando não só na necessidade, mas também na satisfação pessoal que isso dará a ele. Os alunos terão ajuda para desenvolver os trabalhos com palestras sobre:
Globalização – Comércio Nacional e internacional; importação e exportação.
Recursos Naturais, sua escassez, exploração X sustentabilidade e como solucionar esse problema no mercado global.
Gerenciamento de economia pessoal.
Profissões: Exatas ou Humanas?
Satisfação profissional e satisfação pessoal.
Após essas palestras será entregue textos sobre os temas e em cima disso será realizado pesquisas e em seguida, redações e gráficos, com a ajuda com os professores de todas as disciplinas.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
A pedagogia Empreendedora é uma metodologia de ensino para a educação. Através de dinâmicas e ajuda de materiais didáticos proporcionará capacidade de escolha do aluno, preparando-o para suas próprias opções e desejos. Em um artigo, Fernando Dolabela, um Consultor e professor da Fundação Dom Cabral (MG), e autor de vários livros sobre empreendedorismo, revela que em 2003 a pedagogia empreendedora foi aplicada com sucesso em escolas de 93 cidades, atingindo mais de 8 mil professores e cerca de 220 mil alunos. 
Podemos ver também, o que Ramos, Ferreira e Gimenez (2005) diz sobre pedagogia empreendedora ilustrando na figura 2 seu conceito.
 “As entradas são o repertório comportamental e cognitivo do aluno incluindo suas experiências anteriores, habilidades e expectativas. O processo é um conjunto de atividades didático-pedagógicas e vivenciais cuja finalidade é o desenvolvimento de empreendedores. As saídas são os indivíduos com habilidades, atitudes e comportamentos que possibilitem a prospecção e exploração de oportunidades revestidas de valor econômico. O feedback é o resultado das avaliações que englobam resultados tangíveis como número de empreendimentos e alteração do perfil do aluno e intangíveis como promoção da auto-realização.”
Figura 2:
Pedagogia Empreendedora
Saída Indivíduo Empreendedor
Entrada
Aluno
Histórico
Cognição
Expectativas
Processo
Atividades didático-pedagógicas e vivenciadas
Resultado Feedback
Fonte: Adaptado de Ramos, Ferreira e Gimenez (2005).
Será realizado dinâmicas para os Desafios Profissionais, dividindo grupos de alunos, os quais serão “grupos de empreendedores”. Esse trabalho também será realizado com a ajuda dos professores de todas as disciplinas.
Habilidades a serem desenvolvidas durante esse trabalho:
Construção de suas próprias ideias e ideais para o mercado de trabalho
Noções básicas de economia.
Noções básicas de Gerenciamento.
Organização.
Ética pessoal e profissional.
Autonomia.
Pró-atividade.
Senso prático.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O resultado esperado ao final do terceiro ano, é que os alunos tenham sido estimulados e que tenham tido aproveitamento escolar, e que saiam mais qualificados para ingressar na Universidade e para o mercado de trabalho, mais confiantes, positivos e produtivos, e que possam se tornar seres humanos mais justos e solidários.
A proposta é incluir esses trabalhos e ações às disciplinas já existentes, como um reforço, pois jamais serão deixados de lado os ensinamentos já existentes, a intenção é fazer melhorias, então todos esses projetos serão trabalhados sempre em conjunto com todas as disciplinas, e também a escola como um todo não irá ditar regras, pois os alunos serão ouvidos a todo instante, em todo o processo e caso alguma coisa possa e deva ser modificada, serão colhidas todas as sugestões, para que dentro do que está sendo proposto, as mudanças sejam feitas, e no próximo ano que possam ser subtraídos ou incluídos novos temas e atividades. 
Em questão da sala de oficina, tudo o que for desenvolvido em questão de trabalhos artesanais, marcenariae artes, será vendido na própria escola, em eventos desenvolvidos e criado por eles mesmo, sendo toda a venda revertida para a continuação do projeto, a compra de materiais, e tudo o que precisar, e posteriormente, com a experiência adquirida, a intenção é trazer empresas amiga da escola, para apoiar e patrocinar esse projeto, e assim dar continuidade ano a ano, fazendo com que toda a comunidade futura seja beneficiada. 
O projeto pretende colaborar na construção de ações individuais e coletivas para melhoria do rendimento escolar dos alunos, fazendo com que a educação tenha o poder de transformar o indivíduo e em consequência toda uma comunidade. 
Esperamos que esse projeto seja um sucesso e que ele possa ser modelo a ser seguido posteriormente por outras escolas, ou que pelo menos possa servir de inspiração, já que cada comunidade possui suas próprias características e dificuldades. 
A transformação real será à longo prazo, mas a curto prazo teremos ótimos resultados, já com os alunos que iniciarão o ano fazendo parte desse projeto, e eles mesmo, serão os multiplicadores dos novos ensinamentos e conceitos, para os próximos alunos que virão a seguir, para a família e para a comunidade toda. 
Já se chegou o tempo de novos horizontes na educação Brasileira, com uma visão mais humana e acolhedora, sabendo que não só ajudará o aluno a se tornar uma pessoa mais inteligente, mas também mais íntegra. É preciso coragem e um ponto de partida, e que essa hora seja agora. 
REFERENCIAS BIBOGRAFICAS
https://diversidadedrevi.wordpress.com/2012/05/10/projeto-identidade-cultural-2/
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm
http://pedagogiaaopedaletra.com/projeto-cara-e-cor-do-brasil-resgatando-nossa-identidade/
http://espaocriandoerecriandoeducacao.blogspot.com.br/2010/10/projeto-diversidade-cultural-na.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinhedo
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/escola_moderna.htm
http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/saopaulo/390_trabalho.pdf
http://www.premiovivaleitura.org.br/projetos_uploads/26112014023302.pdf
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/680_753.pdf
http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/programas/Educa%C3%A7%C3%A3o-Empreendedora-no-Ensino-M%C3%A9dio
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=510209
http://vaninemagalhaes.blogspot.com.br/2014/11/arvore-genealogica-dos-vasconcelos.html 
http://www.significados.com.br/filosofia/
https://fernandodolabela.wordpress.com/servicos-oferecidos/pedagogia-empreendedora/

Continue navegando