Buscar

Poltica Monetria e SistMetasInflao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Política Monetária e Metas de Inflação
25.1. Taxa de Inflação ótima.
►A inflação diminuiu para níveis muito baixos na maioria dos países da OCDE. Uma das questões com que se defrontam os bancos centrais é se eles deveriam tentar atingir a estabilidade de preços: a inflação zero.
►Argumentos a favor da inflação zero:
A inflação, junto com um sistema tributário indexado de forma imperfeito, leva a distorções tributárias.
Por causa da ilusão monetária, a inflação leva as pessoas e as empresas a tomar decisões incorretas.
Uma inflação maior causa maior variabilidade da inflação, criando mais incerteza e tornando mais difícil para pessoas e empresas a tomada de decisões.
Como meta, a estabilidade de preços tem uma simplicidade e uma credibilidade que uma meta de inflação positiva não tem.
►Argumentos a favor de uma inflação baixa e positiva:
A inflação positiva atual e esperada permite ao Bacen atingir taxas reais de juros negativas, uma opção que pode ser útil para combater a recessão.
Uma diminuição adicional da inflação de sua taxa atual para zero necessitaria de um aumento do desemprego por algum tempo, e esse custo de transição pode superar quaisquer benefícios vindos da inflação zero.
25.2.Formulação da Política Monetária
►Metas de crescimento de moeda.
Até a década de 90, a política monetária nos EUA e na maioria dos países da OCDE, os bancos centrais:
1. escolhiam uma meta de crescimento da moeda nominal: gM =gy (taxa de crescimento do produto)+π(taxa de inflação desejada). 
	Por exemplo, 7% = 3% + 4%;
2. No curto prazo, o Banco Central permitia desvios do crescimento da moeda nominal em relação à meta.
3. Para comunicar ao público o que desejava e pretendia fazer no curto prazo, o Bacen anunciava uma banda de variação para a taxa de crescimento da moeda nominal.
Mas, por causa da relação fraca entre inflação e crescimento da moeda nominal, M1, esse enfoque foi abandonado pela maioria dos bancos centrais. (cf. Figura 25.1, p. 509)
As inovações financeiras possibilitaram a criação de ativos financeiros muito líquidos(por exemplo, cotas de fundos de investimentos) substitutos próximos da moeda. A movimentação entre moeda e esses ativos é a principal causa dos deslocamentos da demanda por moeda: M/P=YL(i)→M/P=1/2.Y.L(i)
A presença dessas movimentações entre moeda e outros ativos líquidos levou os bancos centrais a construir os agregados monetários: M2 e M3.
A relação entre M2 e M3 e inflação não é mais estreita que M1 e a inflação, e o Bacen tem pouco controle sobre esses agregados monetários. (cf. Fig.1, p. 511)
SISTEMA DE METAS DE INFLAÇÃO
►Metas de Inflação.
Em muitos países, os bancos centrais definiram como objetivo principal atingir uma taxa de inflação baixa, tanto no curto prazo quanto no médio prazo.
O primeiro país a adotar metas de inflação foi a Nova Zelândia, em 1990, fixando uma banda de variação para as metas de inflação de 0% a 2%, mais tarde estendidas para 0% a 3%. O país seguinte foi o Canadá, em 1991, fixando uma banda de variação para as metas de inflação de 0% a 2%. Desde então, formas de metas de inflação têm sido adotadas por, entre outros, EUA, Reino Unido, Suécia, Israel, Chile, Brasil, Polônia e Hungria.
Tentar atingir uma dada meta de inflação no médio prazo é um aperfeiçoamento em relação a tentar atingir uma meta de crescimento da moeda nominal, desde que no médio prazo, o principal objetivo da política monetária é atingir uma dada taxa de inflação e uma meta de crescimento da moeda nominal pode não levar a uma taxa de inflação desejada.
Tentar atingir uma dada meta de inflação no curto prazo pareceria ser muito mais polêmico. Concentrar-se exclusivamente na inflação pareceria eliminar qualquer papel que a política monetária poderia desempenhar na redução das flutuações do produto. Mas, na realidade, esse não é o caso.
πt = πt-1 – α.(ut – un)→Curva de Phillips aceleracionista ou modificada.
π* = π* – α.(ut – un) (supondo que o Bacen possa atingir a meta de inflação π* em cada período).
0 = – α.(ut – un)→ ut = un (a meta de inflação levaria o Bacen a agir de modo a eliminar todos os desvios do produto em relação a seu nível natural)
O resultado de que metas de inflação eliminam os desvios do produto em relação ao seu nível natural é forte demais por dois motivos:
O Banco Central nem sempre pode atingir a taxa de inflação que deseja no curto prazo. Portanto, suponha que πt-1 > π*, assim não está claro se o Bacen deve tentar atingir sua meta deste ano,πt = π*, o que requer um aumento potencialmente grande do desemprego.
A relação da curva de Phillips mencionada não vale com exatidão. Em algumas situações (por exemplo, choques de oferta), a inflação aumenta mesmo quando o desemprego está na taxa natural de desemprego. Nesse caso, o Banco Central se defrontará com uma escolha mais difícil: se mantém o desemprego à taxa natural e permite que a inflação aumente ou se aumenta o desemprego acima da taxa natural para manter a inflação controlada.
	πt = πt-1 – α.(ut – un) + εt (choques de oferta, como aumento do preço do petróleo ou quebra de safras agrícolas)
Porém, o ponto geral é que a meta de inflação faz sentido no médio prazo e permite que a política monetária estabilize o produto em torno de seu nível natural no curto prazo.
Regras de Taxa de Juros de John Taylor
►Como atingir a meta de inflação?
►Regra de Taylor para o Bacen seguir na fixação da taxa de juros:
it = i* + a(πt-π*) – b(ut – un)
Em que : it →taxa nominal de juros, enquanto que i* →a meta da taxa nominal de juros; πt é a taxa de inflação atual e π* é a meta da taxa de inflação; e i*=rn(taxa real ou natural de juros de médio prazo) +π*.
	O coeficiente a deve refletir quanto o Bacen se preocupa com a inflação em relação ao desemprego. Quanto maior a, mais o Bacen aumentará a taxa de juros em resposta à inflação, mais a economia irá se desacelerar, mais o desemprego aumentará e mais rapidamente a inflação voltará à meta da taxa de inflação. Para aumentar a taxa nominal de juros mais do que proporcionalmente com a inflação, a>1.
	O coeficiente b deve refletir quanto o Bacen se preocupa com o desemprego em relação à inflação. Quanto maior b, mais o Bacen estará pronto a se desviar da meta de inflação para manter o desemprego, ut, próximo de un
Considerando-se a inflação e o desemprego atual, a regra de Taylor diz:
Se πt = π* e ut = un, então o Bacen deveria fixar it = i* . Desse modo a economia poderia permanecer na mesma trajetória: πt = π* e ut = un 	
Se a inflação fosse maior do que a meta (πt>π*) o Bacen deveria 
	↑it>i*→ ↓DA→↓Y→ ↑ut > un → ∆πt<0 (diminuição da inflação)
Se 	 ut > un→↓ it < i*→ ↑DA→↑Y→↓ut
	
	Um Bacen que seguir essa regra estabilizará a atividade e atingirá sua meta de inflação no médio prazo.
Sistema de Metas de Inflação no Brasil: Instrumentos e Implementação
►Formulação da política monetária:
No Brasil o SMI foi adotado em 1999. As metas são formuladas e anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional que é presidido pelo Ministro da Fazenda, com antecedência de 2 anos. O índice escolhido foi o IPCA calculado pelo IBGE. Desde 2005, a meta de inflação é igual 4,5% a.a e a banda de variação de -2% ou +2%.
►A Implementação da Política Monetária no Brasil
O governo delegou as decisões de política monetária e a responsabilidade pelo cumprimento das metas ao dirigentes do Bacen. Caso a meta não seja atingida, o presidente do Bacen terá que enviar uma carta ao Ministro da Fazenda justificando as razões do fracasso.
Instrumentos de política monetária usado pelo Banco Central: 
Operações de mercado aberto: o Banco Central compra e vende títulos no mercado de títulos. Quando o Bacen necessita aumentar a taxa nominal de juros (taxa de juros do mercado interbancário,a SELIC) vende títulos, reduzindo a oferta de moeda do Bacen. Por outro lado, quando o Bacen precisa reduzir a taxa nominal de juros compra títulos, aumentando a oferta de moeda do Bacen. 
Requerimentos de reservas→montante mínimo
de reservas que os bancos devem reter em proporção aos depósitos a vista.
Empréstimos aos bancos pelo Bacen: taxa de redesconto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais