Buscar

Características Gerais dos Vírus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características Gerais dos Vírus
São partículas virais completas, estruturas simples e muito pequenas, são acelurares, sendo parasitas intracelulares obrigatório.
Possui DNA ou RNA, ele é circundado por um capsidio que seria uma capa proteica, que é composta de muitas unidades chamadas capsômeros. Junto com o ácido nucleico e o capsidio são referidos como nucleocapsidios. Alguns vírus possui um envelope externo de lipídio, que terá glicoproteínas. Os virais bacterianos pode apresentar cauda, bainha e fibras caudais.
Os capsidios podem ser poliédricos, helicoidais, em forma de bala, esféricos ou apresentar uma combinação complexa dessas formas.
As viroses emergentes são causadas por conta do aumento da população, doas atos sexuais, urbanização densamente povoadas, assim, facilitando a transmissão, perturbações no meio ambiente.
Bacteriófagos: são vírus que infectam bactérias. Existe os icosaedricos, filamentosos e complexos. Vamos ter os fagos virulentos, que faz que ocorra a lise da célula bacteriana. Primeiro ocorre a adesão (absorção), depois a penetração (injetar o seu DNA na célula), depois o processo de biossíntese onde também irá ocorrer síntese de proteínas e de acido nucleico, a quarta etapa é a montagem (os constituintes virais são organizados para produzir os virions), e a etapa final é a liberação, que é qnd a célula hospedeira se rompe e os virions são liberados. A lise é causada por uma enzima que é codificada por um gene do fago.
Tipos de vírus: Poxvirus (varíola), Polioma-papiloma (tumores e verrugas), Herpesvirus, Adenovírus (infecções respiratórias, pneumonia), Arbovirus (transmitido por vetores), Retrovirus, possui a enzima transcriptase reversa (AIDS, leucemia) 
Vírus animais: primeira etapa é a fixação (absorção), segunda etapa é a penetração, terceira é o desnudamento onde o ácido nucleico é liberado pelo capsidio, quarta etapa é a biossíntese de proteínas e de ácidos nucleicos, quinta seria a organização, que consiste em agrupar os constituintes virais para produzir virions completos, e a sexta e última é a liberação.
Os vírus possui tropismo, que seria afinidade para um local especifico para que ocorra a infecção.
Doença virais: ambiente, característica virais, hospedeiro, formas de transmissão , estado, sexo, idade, estado imune.
Qnd o vírus infecta a célula, ele tem efeitos citopaticos (alteração da célula), apoptose, resposta imunes antivirais, transformação da célula em tumores.
A transmissão e através de gotículas, aerossóis, fecal-oral, contato sexual, transfusão de sg, animal para animal, transmissão por vetores artrópodes arboviroses.
Prevenção: higiene, tratamento de agua e esgoto, vacinação, esterilização, BPMedica e Odontologicas.
Diagnósticos: interação diagnostica, exame citológico, observação de efeitos citopaticos (form. De vacúolo), cultura embrionária, ovo embrionário.
Tipos de infecções: 
Agudas: rápidas, exemplo comum: resfriado comum
Persistente: crônicas: vírus é continuamente replicado e excretado (hepatite B e C)
Latentes: forma não infecciosa com períodos intermitentes de reativação. Ativação por ações exógenas (herpevirus)

Outros materiais