Buscar

Resumo_bio_tratogastrintestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA
AIRON LUIS PEREIRA, MARIANA BRANCO BORBA E VANESSA MATTOS
Sistema Digestório - Trato Gastrointestinal
O que é?
O Trato Gastrointestinal é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar.
 Seu comprimento varia de 10 metros a 12 metros.
Constituído pelas seguintes estruturas principais: a cavidade bucal (boca), o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o reto.
Funções:
Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais. 
Transformação mecânica e química dos alimentos ingeridos em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. 
Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino. 
Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastrointestinal e substâncias secretadas na luz do intestino. 
Órgãos digestórios acessórios:
Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. 
Os outros órgãos digestórios acessórios nunca entram em contato direto com o alimento, apenas produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrointestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.

Continue navegando