Buscar

Atps de Etica Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIDERP INTERATIVA Curso: Serviço Social Disciplina: Ética Profissional 
 Luciane Souza Gonçalves RA- 434633
 Lucimara Sabino da Cruz RA- 423431
 Maira Fátima dos Reis RA- 417177
 Solange Fernandes dos Anjos RA- 418279
Prof. ª Ma Edilene Xavier Rocha Garcia
São Gabriel do Oeste- MS
08 de Novembro de 2014
*
Introdução
 
		Neste trabalho temos como objetivo uma reflexão sobre ética e sua relação com o serviço social, diferenças entre ações morais e ações éticas e dimensões políticas, tais informações ajudam na formulação de políticas sociais e ações profissionais, e na identificação das demandas existentes na sociedade, visando encontrar respostas para o enfrentamento da questão social.
*
*
Ética e sua relação com o Serviço Social 
				A moral atua entre as relações sociais atendendo as necessidades 		práticas, por meio de normas e deveres estabelecidos, fazendo com que os 			indivíduos sigam costumes e hábitos que favorecem o controle social, ao passo que 		atende aos interesses da classe dominante.
				No entanto, isso não significa que a reprodução desses valores tenha uma 		 aceitação consciente.
				No cotidiano, a moral leva o indivíduo à alienação, a agir de acordo com 		julgamentos provisórios, e ao empobrecimento moral, sem que se perceba, tal indivíduo adere aos interesses da classe dominante, por sujeitar-se a preconceitos subentendidos. O resultado é o conservadorismo e conformismo, e involuntariamente o indivíduo atua contra os interesses de sua própria classe.
		Portanto, a ética não deve ser entendida apenas como uma ciência da moral, ela deve fazer parte da atuação do ser social consciente, direcionando suas ações à realidade, à busca de liberdade e da universalidade, ao passo que estabelece relações sociais com outros indivíduos e escolhas.
*
*
Ética e sua relação com o Serviço Social 
*
Ações Morais
		São ações que orientam o comportamento humano, baseando-se nos valores básicos de sua comunidade, ou cultura. Esses valores podem ser distintos, dando origem a diversos códigos morais, a exemplo dos índios, que não podem andar nú em área urbana, pois caracterizaria, por lei, atentado ao pudor, entretanto na sua tribo essa atitude é natural.
 Ações Éticas
		São ações teóricas sobre uma prática humana, que é o comportamento moral. Exemplo: Alguém deixa cair algo no chão sem perceber, uma pessoa vê, pega aquele objeto e devolve ao dono. Essa ação é tida como conduta ética, a pessoa agiu dessa forma por achar a atitude correta.
 
*
Ética Profissional e Serviço Social 
		Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
		A Ética profissional no serviço social é responsável por dar um direcionamento social e político, tendo em vista que não existem valores neutros, omissos, mas sim, valores relacionados a liberdade e igualdade em sociedade. 	Atualmente os profissionais devem fazer uma leitura da realidade, sendo necessário que este profissional saiba que a ética está vinculada aos direitos de cidadania, impedindo assim o abuso de um cidadão sobre o outro. 
		O assistente social que possui as informações 
 teóricas fundamentais de sua formação e a prática junto 
 com as experiências do dia a dia, é capaz de intervir nos 
 fatos da sociedade atual, podendo ser investigador das
 dificuldades que envolvem os cidadãos, exercendo
 sua função de diversas maneiras, orientando sobre 
 direitos, incentivos e promoções da transformação social, tendo sua atuação aparada na evolução dos homens. 
*
*
*
*
Exemplo: Dimensões Políticas e Ações Éticas
	Dia 5 de outubro de 2014, a oposição é majoritária. E dia 26 de outubro de 2014?
		O colunista Clovis Rossi da folha UOL chama atenção dos leitores a fase de instabilidade na disputa pela presidência, pois vemos a todo instantes a falta de comprometimento e ética por parte da maioria dos envolvidos com a política que ao invés de pensar propostas passa a maior parte do tempo atacando seus adversários e preocupados em mostrar suas falas que não combina em nada com a realidade vivida pela maior parte da população, do que de fato admitirem quem são e com quem estão de fato comprometidos, as pesquisas mostra a duvida dos eleitores que querem a mudança, mas que os mesmos temem que a mudança não seja tão boa, A dúvida é pertinente em quem de fato confiar! Pois estas escolhas 
 traz muitas consequências sejam elas boas ou ruins, em todas as repartições publicas principalmente as que são ligadas a áreas de saúde e politicas publicas como a assistência social. 
E todas estas questões deve ser pensado e analisado pois o voto é a melhor
Arma que a população tem ao seu favor como forma de garantir 
e conquistar mais direitos.
*
*
Exemplo : Ética e Vida Social
Cabrini investiga a invasão de privacidade nas redes sociais
		O "Conexão Repórter" apresentado no dia 24 de setembro de 2014, apresentou o documentário especial "Invasão de Privacidade". Em um mundo onde a internet e as redes sociais fazem parte da rotina de bilhões de seres humanos, surgem sérias consequências, sendo uma delas a exposição da intimidade das pessoas. 
		Roberto Cabrini investiga casos de cidadãos que tiveram 
 suas vidas praticamente destruídas, como a história da jovem Giana, 
 que aos 16 anos tirou a própria vida após ter uma foto nua publicada
 nas redes por um colega.  	O telespectador vai conhecer também o caso de Daniela
 (nome fictício), a garota que acusa o ex-namorado de expor fotos 
 nuas em um perfil fake no Facebook. 
		E ainda: uma mulher que teve um vídeo íntimo divulgado depois de participar de uma festa no interior de São Paulo. Como vivem hoje essas jovens e mulheres? O que os acusados têm a dizer? O drama das famílias. Afinal, como se proteger? Quais os diretos? 
 
*
*
Exemplo: Ética Profissional
 Assistentes sociais reclamam do "sanitarismo"’ da Prefeitura do Rio de Janeiro
		A reportagem é de Antonio Carlos Ribeiro e publicada no dia 27 de janeiro de 2013, pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).
		A notícia chama atenção ao sanitarismo praticado nas ruas, onde envolvem profissionais de assistência social, agentes da guarda municipal e outros profissionais, alertando sobre a falta de respeito com os indivíduos que são retirados a força das ruas e são levados para casas de tratamento, sem levar em conta as questões sociais, emocionais e intelectuais do indivíduo e se realmente eles querem ir. Os assistentes sociais que se submeteram a essa situação dizem estar indo contra a sua ética profissional, ao forçar indivíduos a se dirigirem para os centros de tratamentos, sendo que essa atitude não surte efeito, pois os mesmos estão de novo nas ruas ou mudam de área.
		O maior temor dos assistentes sociais conscientes de que 
 devem fortalecer os direitos dessa população é, ao atuar com gestões
 administrativas que desrespeitam procedimentos básicos, venham a 
 corroborar com práticas que, além de serem comprovadamente 
 ineficientes, violam os Direitos Humanos e ferem a ética profissional.
10
*
Considerações Finais
		
		Percebe-se a importância do “ser social” direcionar suas ações tendo por objetivo os interesses de sua própria classe, ao passo que busca a liberdade e universalidade em suas relações sociais. Nas pesquisas realizadas encontramos dados sobre a atual realidade social do Brasil, para expor a situação existente colocamos casos reais que nos ajudam a ter uma visão mais clara da questão social em nosso país, o que nos permite concluir que é necessária a reformulação das políticas públicas para atender aos interesses das classes menos favorecidas, sendo fundamental para isso
a atuação do Assistente social, com o objetivo de coletar dados e analisar a real situação de tais pessoas para que tenham suas carências básicas providas.
 		O futuro que insiste em repetir o passado, principalmente em questões de injustiças sociais, conclui-se assim que não é difícil encontrar exemplos de tentativas de mudanças por meio de lutas, tanto nos tempos passados com fortes repressões, quanto atualmente onde se criminaliza os movimentos sociais e as manifestações. Tudo é e foi luta, e na busca da construção de uma nova moralidade não foi diferente, uma vez que para continuar no caminho traçado no passado é preciso o devido reconhecimentos de tais conquistas, para que seus valores não sejam esquecidos e que sirvam de exemplo e motivação para novas conquistas futuras, no sentido de transformação do presente.
*
Referências Bibliográficas
	BARROCO, Maria Lucia Silva, Fundamentos Éticos do Serviço Social. Disponível em :http://xa.yimg.com/kq/groups/15556754/1921421104/name/3_-_Fundamentos_eticos_do_Servico_Social_.pdf Acesso: 10/10/2014
	http://terceirinhococ.blogspot.com.br/2012/03/senso-moral-consciencia-moral-juizo-de_28.html 
	Acesso: 24/10/2014
 	 http://www.sbt.com.br/conexaoreporter/noticias/14900/Cabrini-investiga-a-invasao-de-privacidade-nas-redes-sociais.html#.VE654CLF94s Acesso: 27/10/14
	Foto: http://divagacoesligeiras.blogs.sapo.pt/2013/04/?page=3 Acesso: 24/10/14
	Foto: blogdoassistentesocial.spaceblog.com.br Acesso: 24/10/14
	Foto: http://passapalavra.info/2009/08/11191 Acesso: 27/10/14
	Foto: http://www.grupoa.com.br/livros/psicologia-do-desenvolvimento/moral-e-etica-ebook/9788536306285 Acesso:27/10/14
	Foto: http://empautasurdezediferenca.blogspot.com.br/2010/07/votar-e-exercer-cidadania-nao-ter.html Acesso:27/10/14
 Foto: http://grupoclint.com.br/2014/03/10/melhores-redes-sociais-para-uma-empresa-atuar/ Acesso: 27/10/14
	
*
*
Referências Bibliográficas
	http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2014/10/1527981-dia-5-a-oposicao-e-majoritaria-e-dia-26.shtml Acesso: 10/10/14
	Foto:http://www.google.com.br/search?q=imagens+de+ética+profissional+do+assistente+social&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=LuNQVLfMIMKXNtXKgNAJ&ved=0CB8QsAQ#imgdii=_ Acesso: 10/10/14
	 http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517220-assistentes-sociais-reclamam-do-qsanitarismoq-da-prefeitura Acesso: 10/10/14
	Foto: http://conceito.de/interrogacao Acesso: 03/11/14
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais