Buscar

Pratica 1 de mecanica dos solos

Prévia do material em texto

Mecânica dos solos
RELATÓRIO DE PRÁTICA DE LABORATÓRIO - DATA: 22 /08 /2017
PRÁTICA 1 – Análise tátil-visual do solo
Alunos: Fabiane Graziele, Gileno Brito, Priscila Paula, Sabrina Andrade
INTRODUÇÃO 
É de extrema importância para a construção civil que tenhamos conhecimento do tipo de solo e de todas as características possíveis do mesmo para que tenhamos toda segurança para começar a obra, podendo prever todo seu comportamento mecânico e hidráulico. Sabemos também que são necessários estudos específicos do solo para a construção, mas com o estudo tátil visual já se pode prever muitas características do solo.
OBJETIVO DA PRÁTICA 
O objetivo desta pratica é fazer o teste tátil-visual das três amostras de solo apresentadas, para que tenhamos conhecimento das características de cada solo e para que possamos compara-las.
DESENVOLVIMENTO
Foram disponibilizadas amostras de solo siltoso, arenoso e argiloso para que possamos analisa-las. O material utilizado para essa analise foram amostras dos três tipos de solo, béquer e água. 
O primeiro contato que tivemos com as amostras foi o contato visual, no mesmo podemos perceber que a diferença de cor e o tamanho dos grãos de cada amostra. Denominamos então as amostras de laranja, vermelha e rosa.
O segundo contato foi o tátil, onde esfregando as amostras na mão percebemos que a amostra rosa era a mais fina, depois a laranja e por último a vermelha. 
Após sujar a mão com cada amostra, colocamos a mão na água corrente para determinamos o tempo em que cada amostra demoraria para sair completamente da mão. Percebemos então que a amostra laranja saiu com mais facilidade, depois a rosa e por último a vermelha. 
No teste de resistência a seco, apertamos o torrão de cada amostra contra nossos dedos e percebemos que a laranja não possui resistência, a laranja possui media resistência e a vermelha possui uma maior resistência.
No próximo teste, adicionamos água à pequenas quantidades de amostra e fomos moldando-as formando uma bolinha, percebemos então que a amostra vermelha tem grande facilidade em ser moldada, depois amostra rosa e por último a amostra laranja. 
No teste de dispersão da água, colocamos uma quantidade de amostra em cada béquer e observamos que a amostra laranja teve o tempo de deposição menor, logo depois a amostra rosa e em seguida a amostra vermelha.
Com o teste de colocarmos as três amostras que foram moldadas no início da prática dentro de um béquer ao mesmo tempo, observamos que a amostra que se desintegrou primeiro foi a laranja, depois a rosa e por ultimo a vermelha.
RESULTADO
Com essa análise descobrimos que:
- A amostra vermelha é do solo argiloso, pela sua textura, plasticidade e resistência.
- A amostra rosa é do solo siltoso, por sua textura, por ser difícil para se agregar e também por ter menos plasticidade.
- A amostra laranja é do solo arenoso, por sua textura, por não ter coesão, um exemplo é ele ter se desintegrar com mais facilidade no último experimento. 
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a cor natural, a textura e o comportamento físico de cada solo são características importantes para distingui-los, e a importância dessa prática para que tenhamos conhecimentos dessas características para que em futuras obras possamos tomar precauções ao trabalhar em cada solo. 
O solo arenoso não é muito propicio para a construção civil, por ter baixa coesão é mais suscetível a erosões. O solo siltoso também não tem muita coesão e plasticidade, então é mais difícil de trabalhar. Já o solo argiloso é um solo propicio para construção civil, por ser plástico, ter uma boa permeabilidade e coesão. 
REFERÊNCIA 
CUSTÓDIO, Gisele; CRUZ, Luana; MOTA, Verônica; BENÍCIO, Cristiano. Apostila Mecânica dos Solos. Instituto Politécnico UNA, 2017.

Continue navegando