Buscar

Fundamento da Educação à Distância (Técnico em Agroindústria) Atividade 4

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Nome: Fernando Cardoso Hax
a) Praticando... 1 (Professores = Professor Formador)
Com base no que você estudou nesta semana, identifique e liste os novos papéis do professor formador nesse novo cenário, influenciado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação Digital. Em seguida, compare com os papéis tradicionais que os professores assumiam antes do advento dessas tecnologias.
Orientador/mediador intelectual: o que utiliza os meios tecnológicos para auxiliar aos alunos na escolha das informações mais relevantes, além de adaptar estes elementos para as condições locais dos alunos, de forma a ajudar e ampliar o grau de compreensão do aluno, além de agregar em novas sínteses.
Orientador/mediador emocional: A EaD precisa que o professor seja capaz de motivar os alunos, além de auxiliá-los a incentivá-los em seus estudos.
Orientador/mediador gerencial e comunicacional: O professor formador é um elo de ligação entre a instituição, aluno e os demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em EaD. Por isso ele precisa constantemente planejar e orientar oo aluno através das mais variadas formas de expressão e comunicação.
Orientador ético: Trata-se de uma responsabilidade importante que incutir os valores e posturas que contribuam para o desenvolvimento de valores individuais e coletivos a partir uma perspectiva ética e construtiva.
O professor presencial tradicional tinha como sua principal função ser o transmissor do conhecimento, ou seja, o professor dominava exclusivamente o conhecimento que por sua vez estava contido em manuais e livros que o professor era capaz de acessar. Ele tinha como sua principal responsabilidade repassar o conhecimento. Nesta condição o professor era responsável por “traduzir” o conhecimento acadêmico/científico em conhecimento escolar acessível ao aluno, que somente deveria adotar a postura de receptor do saber.
b) Praticando... 2 (Tutores = Professor Mediador)
Relacione os papéis do professor mediador às habilidades que ele deve ter para desempenhar esse papel.
Exemplo:
Papel do tutor: Comentar os trabalhos realizados pelos alunos. Habilidade: facilidade para se comunicar.
	Papéis
	Habilidades
	Comentar os trabalhos realizados pelos alunos.
	Facilidade para se comunicar, competência individual e de equipe, iniciativa.
	 Corrigir as avaliações dos estudantes.
	Facilidade para se comunicar, competência individual e de equipe, iniciativa.
	 Ajudar os alunos a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações.
	Facilidade para se comunicar, conhecer a realidade de seus alunos.
	 Responder às questões sobre a instituição.
	Facilidade para se comunicar, competência individual e de equipe, iniciativa.
	 Ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos.
	Facilidade para se comunicar, conhecer a realidade de seus alunos.
	 Organizar círculos de estudo.
	Facilidade para se comunicar, iniciativa, conhecer a realidade de seus alunos.
	 Fornecer informações por telefone, fac-símile e e-mail.
	Facilidade para se comunicar, iniciativa, ter atitudes que sejam eticamente irrepreensíveis.
	 Supervisionar trabalhos práticos e projetos.
	Facilidade para se comunicar, iniciativa.
	 Atualizar informações sobre o progresso dos estudantes.
	Facilidade para se comunicar, iniciativa.
	 Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes.
	Facilidade para se comunicar, , competência individual e de equipe, iniciativa.
	 Servir de intermediário entre a instituição e os alunos.
	Facilidade para se comunicar, ter atitudes que sejam eticamente irrepreensíveis.
c) Praticando... 3 (Alunos)
Liste as habilidades e atitudes que um aluno de EAD deve ter para ter um bom desempenho em um curso a distância, relacionando para cada uma dessas habilidades um exemplo que pode ser ou foi vivenciado por você na prática.
	Habilidades e Atitudes 
	Exemplos
	Organização do tempo para estudar e adotar os métodos de estudo.
	Usar o tempo para ler o material disponibilizado como forma de aprofundar os estudos. Se não separar este tempo pode ficar difícil realizar as atividades do curso.
	Iniciativa em buscar conhecimentos além daqueles propostos pelos professores formadores e mediadores, buscando o desenvolvimento constante da habilidade de pesquisar.
	Participar de eventos como a Expoagro e Expointer, nos quais é possível participar de formações e conhecer outros produtos agroindustrializados ou mesmo variações de receitas já conhecidas (suco de butiá, queijo com vinho).
	Interagir com os demais atores da EaD (professor mediador, professor formador, coordenador e colegas de turma).
	Através da interação com os colegas e com os professores é possível tirar dúvidas e não se desestimular com as dificuldades do curso.
	Responsabilidade em atender os prazos das atividades, como forma evitar a descontinuidade dos estudos que pode resultar na perda de interesse pelo curso.
	Não deixar para a última hora de uma atividade, pois podem ocorrer problemas que impeçam a postagem (queda de luz, perda do sinal da internet).
	Ter participação ativa nos encontros presenciais e virtuais, contribuindo com o curso através de sugestões e opiniões.
	A participação nos encontros presenciais e virtuais permite que os alunos interajam entre si e com os professores, permitindo a troca de conhecimentos e saberes que enriquece o processo de ensino e aprendizagem. Dúvidas de muitos podem ser sanadas se forem compartilhadas em um fórum ao invés de uma mensagem privada.
	Ser solidário e colaborar com professor mediador, professor formador, coordenador e colegas de turma.
	A colaboração entre todos os atores permite que todos possam aprender junto. Ajudar o colega ou os professores podemos aprender mais que aprenderíamos sozinhos.
	Ser ético no uso dos meios de comunicação, e usá-los com habilidade e destreza de forma a permitir uma boa interação com os demais membros do curso.
	O ambiente virtual de aprendizagem é a sala de aula e precisamos respeitar os colegas, por isso não devemos compartilhar mensagens de cunho religioso ou cômico, pois podemos ofender nossos colegas e não devemos fugir do objetivo do curso. Para estes fins servem as redes sociais.
	Ser ético na sua postura enquanto aluno, agindo corretamente com a equipe de gestores, professores, tutores e colegas de turma de forma a evitar impedimentos ou constrangimento.
	As atividades do curso são essenciais para o desenvolvimento das habilidades almejadas. Por isso devemos ser éticos e não devemos de forma alguma cometer plágio, que além de prejudicar nossa formação e ser ilegal, irá constranger o professor mediador que deverá nos chamar a atenção ou mesmo encaminhar para que sejam tomadas medidas legais cabíveis.

Continue navegando