Buscar

santas casas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Santa Casa de Misericórdia é uma irmandade que tem como missão o tratamento e sustento a enfermos e inválidos, além de dar assistência a “expostos” - recém nascidos abandonados na instituição. 
A primeira Santa Casa do mundo foi criada em 1498 em Lisboa pela rainha esposa de D. João II originando a Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia em um período da história lembrado pelas tragédias, guerras e grandes navegações.
O surgimento das santas casas ficou marcado pela retomada de sentimentos como a fraternidade e solidariedade, prova disso é que a irmandade não precisou de uma instituição física: ela foi ao encontro de enfermos inválidos aonde quer que eles estivessem. Assim chegou a Ásia, a África, se espalhou pela Europa e pelas Américas. Nesse mesmo ano foram fundados dez filiais sendo oito em Portugal e duas na Ilha da Madeira.
No brasil as primeiras Santas Casas surgiram após o seu descobrimento precedendo a própria organização jurídica do estado brasileiro criado através da Constituição Imperial de 1824. Até esta data já haviam sido fundadas as santas casas de Santos (1543), Salvador (1549), Rio de Janeiro (1567), Vitória (1818), São Paulo (1599), João Pessoa (1602), Belém (1619), São Luís (1657), Campos (1792), Porto Alegre (1803), entre outras. Destas derivaram outras entidades similares como as Beneficiencias Portuguesas, Hospitais Filantrópicos das comunidades Judaica, Japonesa, Sírio-Libanesa ou mesmo ligadas a movimentos da igreja católica, Protestante, Evangélica, Espírita, entre outras, totalizando, até os dias atuais cerca de 2.100 estabelecimentos de saúde espalhados por todo o território do Brasil.
Uma vez criadas, passaram a se dedicar aos atendimentos aos enfermos em alguns casos em mais de uma direção no amparo a velhice, a criança, a educação, entre outros. O Brasil e alguns outros países também foram responsáveis pelas criação de alguns dos primeiros cursos de medicina e enfermagem como é o caso daquelas fundadas no Rio de Janeiro, na Bahia, São Paulo, Vitória e Porto Alegre. Atualmente elas são as responsáveis pelo maior número de residências médicas contribuindo com a formação de profissionais da medicina.
No Brasil, a atuação dessas instituições apresentou duas fases: a primeira compreendeu o período de meados do século XVIII até 1837, de natureza caritativa; a segunda, o período de 1838 a 1940, com preocupações de natureza filantrópica.
- Filantropia: tornar a ajuda útil àqueles que dela necessitam, os filantropos acreditam ser necessário mudar-lhes a natureza, dar mais conselhos do que bens. É preciso não só recolher as pessoas, mas dar-lhes orientações que promovam o reerguimento da família e, consequentemente, da sociedade.

Continue navegando