Buscar

Dação em pagamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dação em pagamento
Conceito 
De acordo com o art. 356 do C.C : Que diz o credor pode consentir em receber prestação diversa que lhe é devida.
No Direito das obrigacoes , ocorre a dação em pagamento (ou do latim: datio in solutum) quando o credor aceita que o devedor dê fim à relação de obrigação existente entre eles pela substituição do objeto da prestação, ou seja, o devedor realiza o pagamento na forma de algo que não estava originalmente na obrigação estabelecida, mas que extingue-a da mesma forma.
O devedor só se desonera da obrigação após entregar ao credor o que prometeu dar , ou realizar o ato a que se comprometeu,ou se abster da obrigação de não fazer. Do contrário ,a obrigação converte-se em perdas e danos . 
Em regra o credor não e obrigado a receber outra coisa , ainda que mais valiosa (art.313-CC ) 
No entanto, se aceitar a oferta de uma coisa por outra, estará caracterizada a dação em pagamento tal não ocorrera se as prestações forem de mesma espécies.
Pressupostos :
Exista uma dívida vencida, conseqüentemente uma obrigação criada previamente;
Seja firmado um acordo posterior, em que o credor concorda em receber pagamento diverso;
O pagamento diverso seja entregue (coisa) ou feito (obrigação da fazer) ao credor, extinguindo-se a obrigação;Regulado pelo artigo 356, CC.
Haja o ânimo, a vontade de solver a obrigação principal. Esta que deverá ser de ambas as partes na relação obrigacional, ou seja, credor e devedor. (animus solvendi).
Efeito Jurídico
Se o devedor oferece coisa que não lhe pertence, a lei determina o restabelecimento da antiga obrigação, tornando sem efeito a quitação. Se o credor for evicto (perda da propriedade em virtude de sentença judicial ou ato administrativo de apreensão) da coisa recebida, a obrigação primitiva será restabelecida, ficando sem efeito a quitação dada, ressalvados os direitos de terceiros de boa fé (art. 359 do CC). O devedor responde por eventual vício redibitório (defeito oculto) da coisa entregue.
Evicção da coisa dada em pagamento
Interpretação dos artigos 356 a 359 do Código Civil em relação ao tema 
ART.356 : O Credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida 
ART.357 : Determinado o preço da coisa dada em pagamento,as relações entre as partes regular-se pelas normas do contrato de compra e venda. 
ART.358: Se for titulo de credito a coisa dada em pagamento , a transferência importara a cessão 
ART.359: Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer-se-á a obrigação primitiva, ficando sem efeito a quitação dada, ressalvados os direitos de terceiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando