Buscar

Avaliando Aprendizado - Cinesioterapia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702576406)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa incorreta.
		
	
	Eixo são linhas reais ou imaginárias em torno dos quais ocorrem os movimentos.
	
	São exemplos de tratamento com exercícios fisioterapêuticos, exercícios de equilíbrio, controle neuromuscular e exercícios de estabilização da postura.
	 
	Os planos são derivados das dimensões no espaço e paralelos uns aos outros.
	
	Os programas de exercícios fisioterapêuticos elaborados por Fisioterapeutas são individualizados para as necessidades particulares de cada paciente.
	
	Exercício terapêutico é o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas.
	
	2a Questão (Ref.:201703485220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Paciente sexo masculino, 60 anos, acima do peso, foi submetido a cirurgia ortopédica, no Hospital de Traumato Ortopedia (H.T.O) devido a fratura do tornozelo E, com aplicação de um parafuso maleolar, ficou imobilizado com o gesso até consolidação da fratura (6 semanas) . Somente após 2 meses foi encaminhado para avaliação fisioterapêutica e durante a sua avaliação o fisioterapeuta observou rigidez articular. Em relação a biomecânica do movimento articular , marque a resposta certa:
		
	 
	Os movimentos acessório (artrocinemáticos) normais devem acontecer para que a amplitude total de movimento fisiológico (osteocinemático) ocorra.
	
	Quando um paciente apresenta uma hipomobilidade do ombro o primeiro movimento a ser trabalhado serão os fisiológicos (osteocinemáticos).
	
	Flexão, extensão, abdução e adução são exemplos de movimentos acessórios (artrocinemáticos).
	
	O rolamento deve acompanhar a regra do côncavo-convexo.
	
	Giro , rolamento e deslizamento são movimentos osteocinemáticos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703488972)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os conceitos de Cadeia Cinética Fechada (CCF) e Cadeia Cinética Aberta (CCA) já foram incorporados à prática dos fisioterapeutas. Abaixo estão algumas características comuns de ambos os tipos de exercícios. Correlacione o tipo de cadeia com suas respectivas características. I. CCF II. CCA ( ) Contrações musculares predominantemente concêntricas ( ) Maiores forças de compressão articular que desencadeiam menor cisalhamento ( ) Estabilização originada por meios externos ( ) Estabilização originada pela congruência da articulação Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	II / I / II / I
	 
	II / II / I / I
	 
	I / I / II / II
	 
	I / II / I / II
	 
	II / I / I / II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702897211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I - Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II - Nos exercícios passivos, preferencialmente, não deve haver contração muscular voluntária. III - Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV - Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V - Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II, IV
	
	II, III, IV
	
	II, III, V
	 
	I, II, V
	
	I, II,III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703402607)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre os movimentos osteocinemáticos e artrocinemáticos, julgue as proposições: I- Nenhum movimento artrocinemático pode ocorrer sem que algum movimento osteocinemático ocorra ao mesmo tempo, e vice-versa. II- Os movimentos artrocinemáticos são movimentos que ocorrem no interior da articulação e, eles descrevem a distensibilidade na cápsula articular permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram ao longo da amplitude de movimento sem lesar as estruturas articulares. III- São movimentos osteocinemáticos: giro, rolamento, deslizamento, tração e compressão. IV- Todo movimento osteocinemático se refere aos movimentos fisiológicos do corpo (movimento que podem ser feitos sob controle voluntário) com o movimento ocorrendo nos planos anatômicos de movimento. É correto afirmar:
		
	 
	Apenas II
	
	III e IV
	
	I e III
	 
	I, II e IV
	
	I, III, IV

Continue navegando