Buscar

Slides 4 periodo

Prévia do material em texto

A importância da Ludicidade na Educação infantil
Fabiana Monteiro Cezar
Hildelena Pereira da Costa
Jéssica de Sousa
Mírian Batista Rodrigues Aguiar
Cada criança é um ser   único, com anseios, experiências e dificuldades diferentes. Portanto nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma eficácia.
Para que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente, o professor deve utilizar-se dos mais variados mecanismos de ensino, entre eles as atividades lúdicas. Tais atividades devem estimular o interesse, a criatividade, a interação, a capacidade de observar, experimentar, inventar e relacionar conteúdos e conceitos. O lúdico é tão importante para o desenvolvimento da criança, que merece atenção por parte de todos os educadores. 
As relações cognitivas e afetivas a partir da ludicidade, promovem o amadurecimento emocional, o desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade da criança, garantindo assim que suas potencialidades e afetividades se harmonizem. Brincando a criança aprende a conviver, a esperar por sua vez, aceitar regras, independente do resultado, e a lidar com frustrações sem deixar que isso interfira na sua vida. Além disso a criança desenvolve sua linguagem, pensamentos, atenção, concentração, conseguindo, assim uma participação satisfatória da criança na construção do seu conhecimento. 
Através de livros de literatura infantil ela conhece diversos personagens, possibilitando e ampliando sua compreensão sobre as diferentes formas de se relacionarem com o mundo ao seu redor, identificando seu papel na sociedade na qual está inserida. Ela experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, assumindo múltiplos papéis, estimulando também a memória e sensações emocionais. 
Desenvolve a linguagem interior e exterior, e constroem seus próprios mundos para poder compreender o mundo adulto.
Brincando a criança aprende a conviver, a esperar por sua vez, aceitar regras, independente do resultado, e a lidar com frustrações sem deixar que isso interfira na sua vida. Por meio dos jogos e brincadeiras pode-se desenvolver o seu aprendizado dentro da sala de aula. O lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral do aluno, trazendo muitos benefícios, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão e comprometimento com o aprender.
Como exemplo podemos tomar a seguinte atividade:
Continue a História...
Esta atividade contribui para o desenvolvimento em produção de textual, e também para estimular a criatividade do aluno
Em uma caixa, colocamos diversos objetos (como lápis, boneca, brinquedos, frutas artificiais). O professor começa retirando um objeto da caixa, e inicia a história onde o objeto que pegou faça parte dessa história. Depois entrega a caixa a para outra criança que deverá retirar outro objeto e continuar a história já iniciada. Assim sucessivamente até que todos participem. A última criança terá a responsabilidade de criar um final para a história. Essa atividade pode ser realizada oralmente ou você pode escrevê-la conforme cada criança vai falando.
A ludicidade é uma necessidade humana, e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Outro ponto importante nessas atividades é que o professor deve se procurar sugerir, estimular e explicar, sem impor a sua forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação. E também, espaço para a realização das atividades, deve ser um ambiente agradável, e que as crianças possam se sentirem descontraídas e confiantes.
O professor exerce um papel imprescindível na formação da identidade e autonomia de seus alunos, à partir do momento em que o professor leva ao aluno através de suas práticas pedagógicas, informações e conhecimentos que transmite, a possibilidade dele pensar, problematizar a situação, e então construir sua própria opinião, sendo então um indivíduo critico, criativo, e autônomo!
Fim

Continue navegando