Buscar

Relatorio 2 de quimica experimental

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
QUÍMICA GERAL
PROF. FILIBERTO GONZÁLEZ GARCIA
COMBUSTÃO, EBULIÇÃO E DENSIDADE
EXPERIMENTO 2
TURMA T02
FABRÍCIO ALVES DE SOUZA – 2018009171
VICTOR KENJI FARIA NUNES – 2018005889
LEVI AUGUSTO CAMPOS LIMA – 2018013165
Itajubá
Março de 2018
SUMÁRIO
1.	OBJETIVO	3
2.	INTRODUÇÃO	3
3.	MATERIAIS E MÉTODOS	3
3.1.	MATERIAIS	3
3.2.	MÉTODOS	4
3.2.1.	REAÇÃO 1	4
3.2.2.	REAÇÃO 2	4
3.2.3.	REAÇÃO 3	4
3.2.4.	REAÇÃO 4	5
3.2.5.	REAÇÃO 5	5
3.2.6.	REAÇÃO 6	5
3.2.7.	REAÇÃO 7	5
3.2.8.	REAÇÃO 8	5
4.	RESULTADOS E DISCUSSÕES	6
4.1.	REAÇÃO 1	6
4.2.	REAÇÃO 2	6
4.3.	REAÇÃO 3	6
4.4.	REAÇÃO 4	7
4.5.	REAÇÃO 5	7
4.6.	REAÇÃO 6	7
5.	CONCLUSÃO	8
6.	REFERÊNCIAS	8
OBJETIVO 
Identificar diversas reações químicas
Classificar e equacionar essas reações
INTRODUÇÃO
Foram realizados diversos experimentos envolvendo diferentes tipos de reações químicas. Oxirredução, uma reação química envolvendo o ganho e a perda de elétrons simultaneamente. A espécie que perde elétrons nessa reação sofre a oxidação e é denominada agente redutor, enquanto a espécie que ganhar elétrons, portanto sofre redução, é chamada de agente oxidante. Além disso, houve também reação de dupla troca que consiste na troca das espécies dos compostos envolvidos na reação, formando novos compostos nos reagentes. Ademais, houve reação de adição na qual duas espécies se combinam para formar um novo composto e, além disso houve a reação de decomposição na qual um composto químico se transforma em duas espécies químicas distintas. Por fim, observou-se um processo de solução de reagente exotérmico e endotérmico, sendo estes processos nos quais há liberação de calor durante a reação e absorção de calor para que a reação ocorra respectivamente.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS
Bico de Bunsen;
Béquer de 100 ml;
Tubos de ensaio
 
 
 10%
 
MÉTODOS
 REAÇÃO 1
Colocou-se um pedaço de palha de aço − – dentro de um tubo de ensaio contendo solução de sulfato de cobre − . Após agitar o tubo de ensaio observou-se uma reação química ocorrendo devido a mudança de aspectos qualitativos.
REAÇÃO 2
Nesse experimento, colocou-se um pedaço de cobre sólido −− dentro de um tubo de ensaio contendo solução de nitrato de prata − . Após agitar o tubo para que a reação acontecesse mais rápido, observou também uma reação química devido a mudança de aspectos qualitativos das espécies químicas envolvidas.
REAÇÃO 3
No terceiro experimento, foram adicionadas duas soluções em um tubo de ensaio, sendo elas brometo de potássio e cloreto de sódio, e respectivamente. Após a agitação do tubo de ensaio a princípio não houve reação química visto que não se pode observar mudanças perceptíveis na mistura dessas espécies químicas.
REAÇÃO 4
Nesse experimento, foram adicionadas no tubo de ensaio duas soluções, e 10%. Após agitar o tubo de ensaio observou-se o acontecimento de reação química devido a mudanças ocorrendo no tubo.
REAÇÃO 5
O quinto experimento foi dividido em duas partes. Primeiramente, colocou-se um pedaço de magnésio sólido − – sobre o bico de Bunsen onde havia fogo oxidante de coloração azul. Após isso, o objeto que recebeu calor mudou de aspecto visual e essa espécie química foi colocada dentro de um tubo de ensaio contendo água líquida e adicionou-se então fenolftaleína e observou-se que a coloração da mistura ficou rosa.
REAÇÃO 6
No sexto experimento, colocou-se carbonato de cálcio sólido, , dentro de um tubo de ensaio contendo solução de ácido clorídrico, , 1M. Após isso, observou-se uma reação química devido a formação de um gás e a borbulha da solução.
REAÇÃO 7
No penúltimo experimento, foram adicionados em um tubo de ensaio hidróxido de sódio sólido, , com água líquida.
REAÇÃO 8
Já no último experimento, foi adicionada água líquida em um tubo de ensaio contendo cloreto de potássio sólido, . Em seguida observou-se uma reação química devido há mudança de característica na temperatura do tubo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
REAÇÃO 1
Nessa reação notou-se que houve uma mudança de cor na palha de aço, pois ela começou a apresentar coloração avermelhada. Além disso, a coloração de cor azul da solução de sulfato de cobre foi enfraquecendo até ficar transparente, logo conclui-se que o cobre do composto depositou-se na superfície da palha de aço. Visto isso, pode-se afirmar que houve uma reação de oxirredução na qual a palha de aço sofreu oxidação e a solução de sulfato de cobre sofreu redução. A reação química balanceada desse processo por ser descrita da seguinte maneira:
 → + 
REAÇÃO 2
Nesse experimento, observou-se que o pedaço de cobre sólido começou a apresentar uma coloração brilhante prateada, e além disso a solução de cor transparente tornou-se azul. Dessa maneira é possível concluir que o cobre sofreu oxidação, e passou para a solução de nitrato caracterizando-a de cor azul, ademais a prata sofreu redução e se depositou na superfície do pedaço de cobre sólido. Essa reação de oxirredução balanceada pode ser descrita da seguinte maneira:
+ → + 
REAÇÃO 3
Nessa reação, segundo a teoria, ocorre uma reação de dupla troca, ou seja, a troca de íons, entretanto como todas as espécies são solúveis não é possível visualizar nenhuma mudança aparente. Essa reação balanceada pode ser descrita da seguinte maneira:
+ + 
REAÇÃO 4
Essa reação também como a anterior foi de dupla troca, porém como uma das espécies não era solúvel em água foi possível notar que houve reação química através da formação de um precipitado de hidróxido de ferro (III) e a mudança de coloração da solução de amarelo para marrom. A equação balanceada dessa reação pode ser descrita da seguinte maneira:
+ → + 
REAÇÃO 5
Primeiramente, ocorreu uma reação de adição entre e ao fornecer calor suficiente para a reação por meio de fogo oxidante de alta temperatura. Após esse fornecimento de calor o magnésio emitiu luz característica e foi formado óxido de magnésio, . Essa reação pode ser descrita por meio da seguinte equação balanceada: 
 + → 
Em seguida, após adicionar fenolftaleína ao tudo de ensaio que continha água líquida e óxido de magnésio, a coloração da solução ficou rosa o que indica que o óxido de magnésio tem caráter básico.
REAÇÃO 6
Na sexta reação, observou-se que a mistura começou a borbulhar, o que indicava que estava sendo liberado gás daquela reação. Esse gás formado era dióxido de carbono proveniente do íon carbonato. A equação que representa essa reação pode ser descrita da seguinte maneira:
 + → + + 
REAÇÃO 7
Nessa reação, pôde-se nota um aquecimento do tubo de ensaio quando se dissociou hidróxido de sódio em água, logo conclui-se que se tratava de uma reação exotérmica, pois houve liberação de calor da reação. Essa reação pode ser descrita através da seguinte equação:
 → + ΔH < 0
REAÇÃO 8
Na última reação, pôde-se notar um resfriamento no tubo de ensaio quando se dissociou cloreto de cálcio em água, portanto conclui-se que se tratava de uma reação endotérmica, pois houve absorção de calor pela reação. Essa reação pode ser descrita através da seguinte equação:
 → + ΔH > 0
CONCLUSÃO
Todas as reações ocorreram conforme o esperado descrito na teoria do livro Química a ciência central. Portanto, obteve-se um resultado satisfatório em todos os experimentos.
REFERÊNCIAS
Brown, T. L. et al. Química a ciência central: 13 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

Continue navegando